Fugas - Motores

X-Trail e Juke reforçam aposta da Nissan nos crossover

Por Carla B. Ribeiro

Um Juke totalmente revisto e uma nova geração do X-Trail formam uma nova aposta da Nissan para se colocar na dianteira do segmento dos crossover.

Depois da nova geração do Qashqai, lançada em Dezembro, chega a vez de o seu mano menor, o Juke, receber uma revitalização tanto de visual como ao nível das motorizações. Já o X-Trail apresenta-se numa nova geração que, avança a marca, se mostra preparada para recuperar os amantes do modelo assim como conquistar os adeptos do Qashqai +2 que sai de cena. O X-Trail, que chega a partir de Agosto com preços desde 33.800€, surge assim mais vocacionado para o asfalto ao mesmo tempo que se mostra ainda mais funcional em todo-o-terreno.

Tendo abandonado as linhas quadradas que o caracterizavam, a equipa de design inspirou-se no Qashqai para chegar a um veículo de 4643mm de comprimento. Ou seja, o novo X-Trail está mais comprido, mais largo e baixo, revelando uma distância entre eixos superior (76mm) face ao modelo da geração anterior, o que se traduz num incremento do espaço no habitáculo. Já a distância ao solo foi mantida: 210mm.

Não obstante o facto de estar maior, a Nissan conseguiu reduzir o peso em 90kg, sobretudo devido ao uso de aço de resistência ultra-elevada. E esta sua maior leveza traduz-se em maior eficiência no que diz respeito a emissões de poluentes.

Sendo comercializado apenas com o bloco diesel de 1.6 litros e 130cv, o X-Trail reclama emissões de 129 g/km no caso das versões 4x2 e caixa de velocidades manual. A caixa automática XTronic sobe a fasquia para os 135 g/km e as versões de tracção integral são responsáveis pela emissão de 139 g/km. Números que mostram um decréscimo de 18% face ao antigo X-Trail e que se traduzem numa menor carga fiscal e, consequentemente, num melhor posicionamento de preço.

No exterior, além das linhas mais fluidas, sobressai o jogo de luzes: à frente, há novos faróis LED incluídos nos pára-choques e, na traseira, as grandes ópticas do X-Trail apresentam o familiar formato em boomerang. Já pelo habitáculo é visível o facto de se ter conseguido mais espaço, que beneficia sobretudo quem segue atrás (se se optar por montar a terceira fila com dois bancos, é de notar o esforço no sentido de dar campo de visão a todos os passageiros), assim como a preocupação com a ergonomia e com os detalhes. O redesenhado painel de instrumentos inclui o Visor de Assistência à Condução Avançada, um ecrã táctil a cores de 5’’ que concentra a informação de todos os sistemas de segurança. Aliás, ao nível da segurança, o X-Trail passa a incluir o sistema de Escudo de Protecção Nissan que reúne Sistema Anti Colisão Frontal, Alerta de Fadiga do Condutor, Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Aviso de Mudança Involuntária de Faixa, Aviso de Ângulo Morto, Detecção de Objecto em Movimento (MOD – Moving Object Detection) e Regulador Automático de Máximos.

No que diz respeito ao equipamento, o X-Trail será comercializado a partir da versão-base Acenta (33.800€) para os modelos 4x2, que inclui jantes em liga leve de 17”, tecto panorâmico e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, ar condicionado automático Dual Zone, sensores de chuva e de luz, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e Nissan Chassis Control. A versão 360, disponível também para os 4x2 desde 35.800€, soma as jantes em liga leve de 19”, barras de tejadilho, tecto de abrir panorâmico, Escudo de Protecção Inteligente, câmara de visão 360º e Novo NissanConnect (ecrã táctil de 7” com navegação 3D e acesso a Apps via smartphone). Já a topo de gama Tekna, desde 37.800€, oferece faróis Bi-LED, bancos em pele eléctricos e aquecidos e estacionamento automático. Aos valores apresentados, há que somar 2000€ para equipar o carro com caixa automática.

Já a versão de 4x4, disponível apenas com caixa manual, só se comercializa com o equipamento Tekna: 40.800€.

Note-se que todos os modelos 4x2 com caixa manual já foram homologados como classe 1 nas portagens desde que com Via Verde. A Nissan está ainda em processo de obter as mesmas condições para os 4x2 com caixa automática; o 4x4 será classe 2.

Juke personalizado

Depois de um bem-sucedido lançamento há três anos – em Portugal, o pequeno SUV vendeu cinco mil unidades –, o Juke reinventa-se para se mostrar cada vez mais desportivo, surgindo com um novo desenho. Por exemplo, à frente, os faróis superiores foram redesenhados em boomerang e a grelha em V foi revista com o objectivo de imprimir mais poder ao carro. Na parte de trás, onde as lâmpadas repetem o formato boomerang, o pára-choques foi melhorado para se mostrar mais agressivo. Ainda no exterior, há uma nova palete de cores, com três novas tonalidades (amarelo metalizado, azul metalizado e vermelho).

Mas mais importante: a Nissan desenvolveu um programa em que é possível personalizar cada Juke mediante a aquisição de três distintos pacotes: personalização do exterior (200€), do interior (de série a partir do nível N-TEC) e das jantes (500€). Estes novos pacotes de personalização permitem inserções de cores garridas – entre vermelho, branco, preto e amarelo brilhante – na consola central, nos acabamentos da porta, nos aros das saídas de ar, nas costuras da alavanca de velocidades, no volante, nos bancos e na cobertura de pele sobre o conjunto do painel de instrumentos. As opções de configuração podem ser ainda aplicadas às protecções dos espelhos retrovisores, aos acabamentos do farol e do pára-choques traseiro e às jantes de 18’’.

Ao nível das motorizações, o Juke passa a incluir o 1.2 DIG-T e o motor a gasolina turbocomprimido 1.6 DIG-T, mantendo-se os 1.6 de 94cv, 1.6 CVT com 117cv e o 1.5 dCi de 110cv. O motor a gasolina de injecção directa turbocomprimido 1.2 DIG-T chega para substituir o bloco 1.6 de 117 cv com caixa manual, oferecendo 115cv e um binário de 190 Nm. O consumo médio é estimado nos 5,6 l

100 km e as emissões nos 129g/km de CO2. Já o 1.6 DIG-T debita 190cv, podendo ser acoplado a uma caixa manual de seis velocidades ou a uma transmissão XTronic de sete relações que chega associada a um sistema de tracção às quatro rodas.

O equipamento de série em todos os modelos inclui lâmpadas de presença diurnas de LED e sistema de monitorização da pressão dos pneus. O nível de equipamento Visia, apenas disponível para o 1.6i 94cv, custa 18.200€. Os modelos Acenta (1.2 DIG-T 115cv MT desde 19.700€ e 1.5 dCi 110cv desde 22.120€) são melhorados com luzes de nevoeiro dianteiras, jantes de 17’’, ar condicionado automático e conectividade Bluetooth.

O pacote N-TEC (a partir de 20.700€ para o 1.2 DIG-T 115cv MT; 21.900€ para o 1.6i 117cv CVT; e 23.120€ para o 1.5 dCi 110cv) junta interior personalizável, Nissan Connect 2.0 e câmara de visão traseira.

Os modelos Tekna, entre os 22.100€ do 1.2 DIG-T 115cv MT e os 28.300€ do 1.6 DIG-T 190cv 4WD CVT, recebem monitor de vídeo 360º e Escudo de Protecção, com Aviso de ângulo morto, Aviso de mudança involuntária de faixa e Detecção de objectos em movimento, tendo entre os opcionais tecto de abrir em vidro, faróis Xénon e jantes de liga leve de 18’’.

--%>