Fugas - Motores

X-Trail e Juke reforçam aposta da Nissan nos crossover

Por Carla B. Ribeiro

Um Juke totalmente revisto e uma nova geração do X-Trail formam uma nova aposta da Nissan para se colocar na dianteira do segmento dos crossover.

Depois da nova geração do Qashqai, lançada em Dezembro, chega a vez de o seu mano menor, o Juke, receber uma revitalização tanto de visual como ao nível das motorizações. Já o X-Trail apresenta-se numa nova geração que, avança a marca, se mostra preparada para recuperar os amantes do modelo assim como conquistar os adeptos do Qashqai +2 que sai de cena. O X-Trail, que chega a partir de Agosto com preços desde 33.800€, surge assim mais vocacionado para o asfalto ao mesmo tempo que se mostra ainda mais funcional em todo-o-terreno.

Tendo abandonado as linhas quadradas que o caracterizavam, a equipa de design inspirou-se no Qashqai para chegar a um veículo de 4643mm de comprimento. Ou seja, o novo X-Trail está mais comprido, mais largo e baixo, revelando uma distância entre eixos superior (76mm) face ao modelo da geração anterior, o que se traduz num incremento do espaço no habitáculo. Já a distância ao solo foi mantida: 210mm.

Não obstante o facto de estar maior, a Nissan conseguiu reduzir o peso em 90kg, sobretudo devido ao uso de aço de resistência ultra-elevada. E esta sua maior leveza traduz-se em maior eficiência no que diz respeito a emissões de poluentes.

Sendo comercializado apenas com o bloco diesel de 1.6 litros e 130cv, o X-Trail reclama emissões de 129 g/km no caso das versões 4x2 e caixa de velocidades manual. A caixa automática XTronic sobe a fasquia para os 135 g/km e as versões de tracção integral são responsáveis pela emissão de 139 g/km. Números que mostram um decréscimo de 18% face ao antigo X-Trail e que se traduzem numa menor carga fiscal e, consequentemente, num melhor posicionamento de preço.

No exterior, além das linhas mais fluidas, sobressai o jogo de luzes: à frente, há novos faróis LED incluídos nos pára-choques e, na traseira, as grandes ópticas do X-Trail apresentam o familiar formato em boomerang. Já pelo habitáculo é visível o facto de se ter conseguido mais espaço, que beneficia sobretudo quem segue atrás (se se optar por montar a terceira fila com dois bancos, é de notar o esforço no sentido de dar campo de visão a todos os passageiros), assim como a preocupação com a ergonomia e com os detalhes. O redesenhado painel de instrumentos inclui o Visor de Assistência à Condução Avançada, um ecrã táctil a cores de 5’’ que concentra a informação de todos os sistemas de segurança. Aliás, ao nível da segurança, o X-Trail passa a incluir o sistema de Escudo de Protecção Nissan que reúne Sistema Anti Colisão Frontal, Alerta de Fadiga do Condutor, Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Aviso de Mudança Involuntária de Faixa, Aviso de Ângulo Morto, Detecção de Objecto em Movimento (MOD – Moving Object Detection) e Regulador Automático de Máximos.

No que diz respeito ao equipamento, o X-Trail será comercializado a partir da versão-base Acenta (33.800€) para os modelos 4x2, que inclui jantes em liga leve de 17”, tecto panorâmico e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, ar condicionado automático Dual Zone, sensores de chuva e de luz, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e Nissan Chassis Control. A versão 360, disponível também para os 4x2 desde 35.800€, soma as jantes em liga leve de 19”, barras de tejadilho, tecto de abrir panorâmico, Escudo de Protecção Inteligente, câmara de visão 360º e Novo NissanConnect (ecrã táctil de 7” com navegação 3D e acesso a Apps via smartphone). Já a topo de gama Tekna, desde 37.800€, oferece faróis Bi-LED, bancos em pele eléctricos e aquecidos e estacionamento automático. Aos valores apresentados, há que somar 2000€ para equipar o carro com caixa automática.

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