Fugas - Motores

Tourneo Courier, o pequeno monovolume derivado de comercial

Por João Palma

A Ford estreia-se no restrito segmento dos pequenos monovolumes derivados de comerciais ligeiros. O Courier é o menor modelo da gama Tourneo, destacando-se pela versatilidade, funcionalidade e economia de consumos.

Os portugueses torcem o nariz a veículos de passageiros derivados de comerciais, cujas vendas são residuais, devido ao seu visual. Por isso, o Tourneo Courier, disponível em Junho, é uma aposta de risco da Ford, mais a mais quando mesmo dentro da própria marca o Courier enfrenta a séria concorrência do B-Max. Mas, à excepção do design, o novo monovolume da Ford ganha ao B-Max em espaço interior, versatilidade e preço.

O menor modelo da gama Tourneo (inclui, além do Courier, o Custom, o Connect e o Grand Tourneo), uma estreia da Ford no subsegmento dos pequenos MPV, terá dois níveis de equipamento, Trend e Titanium, e duas motorizações, 1.0 Ecoboost de 100cv a gasolina (desde 17.350€) e 1.6 TDCI de 95cv a gasóleo (a partir de 19.750€), ambas com consumos e emissões reduzidos. Oferecendo o nível Trend, ao contrário do B-Max, só disponível no nível Titanium, o Tourneo pode ser adquirido por menos cerca de 2000€ (gasolina) ou 3000€ (diesel) face ao B-Max.

Medindo 4157mm de comprimento, 2060mm de largura e 1723mm de altura, o Tourneo Courier “cresce” por dentro. Com amplo espaço para a cabeça e pernas dos seus cinco ocupantes, tem uma mala cuja capacidade pode ir dos 395 aos 1656 litros (até ao tecto, com bancos traseiros rebatidos), estando apto a transportar objectos até 1,6m de comprimento. As portas traseiras deslizantes facilitam o acesso à segunda fila de bancos e são muito práticas quando se tem que estacionar o veículo em espaços apertados. A chapeleira amovível também pode servir para dividir a mala em dois compartimentos, podendo suportar o peso dos objectos colocados sobre ela.

No interior, realce para a qualidade dos materiais, acabamentos e instrumentação, ao nível de qualquer outro veículo de passageiros da Ford, incluindo (de série ou opcional) câmara de visão traseira e sistemas de infoentretenimento como o Ford Sync (com comandos por voz), APP link, sistema de navegação e a novidade My Ford Dock, sistema de conexão e colocação de um smartphone na consola central.

Compartilhando a mecânica, motorizações e plataforma do Ford B-Max, é económico nos consumos e tem um comportamento adequado no que se refere a performances. Realce para as suas boas dirigibilidade e brecagem, com um diâmetro de viragem de 10,5m entre passeios e 10,9m entre paredes.

Em termos de segurança, embora não tenha sido ainda avaliado pelo Euro NCAP, o monovolume está bem equipado, com destaque para o airbag de joelhos do condutor, limitador de velocidade ajustável, auxílio ao arranque em subida, chamada automática de emergência e uma carcaça rígida. De referir que o seu irmão maior na gama, o Tourneo Connect, obteve em 2013 o máximo de 5 estrelas.

Nos dois níveis de equipamento, o Trend, o de entrada, inclui ainda faróis de nevoeiro, rádio/CD com conexões USB, Bluetooth e Base MyFord, retrovisores eléctricos e aquecidos, rede de carga na mala, etc. O Titanium, por mais 1400€, adiciona, entre outras coisas, jantes de liga leve de 16’’, vidros escurecidos, barras no tejadilho, sensores de luz e de estacionamento, ar condicionado e o tabuleiro da bagageira ajustável.

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