Fugas - Motores

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Um adulto por dentro que quer parecer jovem

Por Carla B. Ribeiro

Mesmo com ventos revolucionários, há coisas que não mudam na Mercedes. E o facto de o classe C ser um carro maduro é uma delas. Mas agora, mantendo os seus traços de adulto, passeia-se de forma cada vez mais jovial.

Entra-se no habitáculo e imediatamente surge o peso da idade. Este não é um carro para meninos. É carro para gente grande que já não tem corpo para se sentar quase no chão nem paciência para fazer viagens sacrificando as costas. Tudo à volta do condutor remete para conforto e, como não podia deixar de ser numa marca premium, para a qualidade dos materiais usados e para os retoques que invocam o luxo aqui e ali.

Mas com um bónus: antes de entrar no carro há algo de traquinas que sobressai no nosso espírito. Talvez inspirados pelo apelo estético de um carro que cortou com o seu enfadonho desenho e decidiu inspirar-se no mais aguerrido classe S, algo ainda mais evidente com a linha de design Avantgarde que coloca o emblema da marca de maiores dimensões no centro da grelha.

Com 4686mm de comprimento, 1810mm de largura e 1442mm de altura, o classe C está mais comprido, mais largo e mais baixo que o antecessor, dados que lhe conferem um aspecto mais dinâmico – a que não são alheias as linhas fluidas e cadentes do tejadilho logo a partir do pilar B – ao mesmo tempo que possibilitam uma maior exploração do espaço interior (a distância entre eixos, por exemplo, aumentou 80mm).

Por isso, mesmo tendo em conta o curto vidro traseiro que, em conjunto com uma chapeleira levantada, dificulta a visibilidade, as viagens conseguem ser tranquilas para quatro passageiros. Sentar três pessoas no banco traseiro é possível, mas sacrifica o conforto de toda a gente, nomeadamente do condutor que tem a missão de ver o que se passa lá atrás ainda mais atravancada.

Mas passe-se ao que mais interessa e accione-se a ignição de um bloco de 2143cc que disponibiliza 170cv e um binário máximo de 400 Nm logo às 1400 rotações e até às 2800rpm. Primeira observação a registar é que o motor, mesmo sendo diesel e já se estando à espera de algum ruído de fundo, não está entre os mais silenciosos do mercado. O arranque é suave e a caixa, no caso, uma manual de seis velocidades, é bastante intuitiva dispensando indicações de mudanças de velocidades. A Mercedes diz que o carro acelera dos 0 aos 100 km/h em 7,7s, mas andámos longe dessa marca e o que mais sobressai é o seu peso (1550kg em vazio), o que não se pode pôr propriamente na lista dos contras. Esse mesmo peso que se sente transmite segurança, assim como deixa antever a robustez com que o veículo se apresenta.

Aliás, no capítulo da segurança é de frisar que a Mercedes continua a mostrar a sua preocupação. De série, estão incluídos airbag de joelho, protecção para peões, adaptive brake com função Hold, sistema electrónico de estabilidade (ESP) ou avisador de desgaste das pastilhas. Também de série é incluída a função Agility Select que possibilita a escolha de quatro modos de condução: Eco, Comfort, Sport, Sport + e Individual (para uma configuração personalizada dos diversos parâmetros).

Em pequenas voltas observou-se que a função Eco tem desempenhos com boa nota: o carro já é muito poupado, mas em modo Eco é visível a alteração nas médias de consumo (nota máxima para o sistema de Start

Stop, de paragem e arranque automáticos do motor). No entanto, a alteração para os modos desportivos não confere ao carro um dinamismo imediato – é necessário percorrer uma certa distância até que se comecem a sentir as diferenças.

Estando bem equipado de série, o classe C comete a falha de muitas marcas premium: colocar itens como opcionais que em carros desta gama deveriam vir de série. Casos do sistema de estacionamento activo (731,71€), cujos sensores, refira-se, são demasiado discretos, e de um sistema de navegação (pelo qual demos falta. Câmara (500€) nem vê-la e para incluir assistente de ângulo morto, no caso muito útil dada a sua configuração, há que desembolsar 600€.

BARÓMETRO

+ Consumos, segurança, qualidade de materiais
- Equipamento, acabamentos, performances dinâmicas

Pouco dinâmico
A Mercedes equipou este classe C 220 BlueTEC com a tecnologia que permite alterar o perfil do carro mediante as necessidades do condutor. Mas, se é verdade que o modo ecológico permite uma poupança considerável, quando se alteram os parâmetros para um comportamento mais desportivo a resposta dinâmica não é a que se espera e a tonelada e meia de carro não se deixa de fazer sentir. Isto apesar de a Mercedes colocar os 7,7 segundos como o tempo necessário para o carro ir dos 0 aos 100 km/h.

Tudo arrumado
Não obstante as linhas caídas de coupé que o caracterizam, o classe C consegue ser um verdadeiro burro de carga. Não tanto pelo espaço oferecido – a mala acomoda 480 litros –, mas pelo desenho da mala que permite uma fácil e despachada arrumação. Porém, é a abrir a mala que alguns pontos negativos se evidenciam. Nomeadamente os acabamentos de pintura amarrotados no interior ou os ganchos de abertura que denunciam o uso de um plástico de pouca qualidade. Não havia necessidade.

Poupado? Muito!
Não é preciso fazer muitos quilómetros, nem sequer sair da cidade, para observar a grande qualidade deste classe C: é um carro muito poupado. A marca aponta para um consumo médio entre os 4,0 e os 4,2 l/100km e a verdade é que não se andou muito longe disso. Pela auto-estrada não se chegou a marcar uma média de cinco litros e pela malha urbana, mesmo em contínuo pára-arranca não se ultrapassou uma média de 5,5 l/100km. O que para um carro com 1550kg em vazio não deixa de ser impressionante.

Visibilidade? Pouca!
Não há bela sem senão. E o tal recorte que confere a esta berlina um ar elegante também é responsável por um vidro traseiro demasiado curto para proporcionar uma boa visibilidade traseira – sobretudo quando os lugares de trás são ocupados por adultos. Outro detalhe é o facto de o pilar C ser tão fechado e a chapeleira ser tão levantada que uma olhadela repentina dá aso a pensar-se que temos um veículo em ângulo morto. E, por isso, a alguns sustos.

FICHA TÉCNICA

Mecânica
Cilindrada: 2143cc
Potência: 170cv às 3000-4200 rpm
Binário: 400 Nm entre 1400 e 2800rpm
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 16
Alimentação: Injecção directa por conduta comum. Turbo de geometria variável. Intercooler
Tracção: Traseira
Caixa: Manual de seis relações
Suspensão: Paralelogramo deformável com molas helicoidais, à frente e atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 11,2 entre paredes
Travões: Discos ventilados, à frente; discos, atrás

Dimensões
Comprimento: 4686mm
Largura: 1810mm
Altura: 1442mm
Distância entre eixos: 2840mm
Peso: 1550kg
Pneus: 205/60 R16
Capac. depósito: 66 litros
Capac. mala: 480 litros

Prestações
Veloc. máxima: 234 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 7,7s
Consumo misto: 4,0-4,2 litros/100 km
Emissões CO2: 103 g/km (Euro 6)

Preço: 51.148,25€ (com 4536,58€ de opcionais)

* Dados do construtor

EQUIPAMENTO

Segurança
ABS: Sim
Controlo electrónico de estabilidade: Sim
Controlo de tracção: Não
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cabeça: Sim, à frente e atrás
Airbag de joelhos para o condutor: Sim
Alerta de cansaço: Sim
Auxílio ao arranque em subida: Sim
Aviso da pressão dos pneus: Não
Sistema de fixação Isofix para cadeiras de crianças: Sim
Aviso de colocação do cinto de segurança: Sim
Avisador de desgaste das pastilhas: Sim
Assistente de ângulo morto: Não

Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim (à frente e atrás)
Vidros escurecidos: Não
Vidros térmicos: Sim
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Espelhos retrovisores com regulação eléctrica e rebatíveis electricamente: Opcão (Pack Espelhos: 447,15€)
Volante regulável: Sim, em altura e profundidade
Volante multifunções: Sim
Volante em pele: Sim
Comandos de rádio e telefone no volante: Sim
Conexão Bluetooth e porta USB: Sim
Ar condicionado: Sim, automático
Bancos dianteiros ajustáveis: Opção (Pack Bancos conforto: 203,25€)
Bancos traseiros rebatíveis: Não
Estofos e bancos em pele aquecidos: Opção (Pack Bancos conforto: 203,25€)
Travão de estacionamento eléctrico: Sim
Função Start/Stop: Sim
Cruise Control: Opção (Tempomat: 284,55€)
Computador de bordo: Sim
Alarme: Não
Navegação por GPS: Não
Sensores de chuva: Sim
Sensores de estacionamento: Opção (Sistema de estacionamento activo: 731,71€)
Faróis de nevoeiro: Não
Luzes de dia: Sim
Faróis de halogéneo: Sim
Assistente de luzes de máximos: Não
Câmara de apoio ao estacionamento: Não

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