Não há carros perfeitos, mas em alguns casos é muito difícil descobrir falhas. O novo Kia Carens é um desses casos. Com um preço de referência para veículos com dimensões e potência similares, bem equipado de série e com um habitáculo muito bem aproveitado, este monovolume de sete lugares apresenta fortes argumentos para se impor no seu subsegmento e não só: face ao seu “primo” Sportage, que recebeu um uplift, apresenta inegáveis vantagens em termos de preço, potência e funcionalidade.
É claro que o veículo que conduzimos era novo (zero quilómetros) e os eventuais defeitos só aparecem com o uso, mas o motor diesel 1.7 CRDi, aqui na sua versão mais potente, 136cv, tem provas dadas noutros modelos da Kia e a garantia de sete anos, comum a todos os modelos da marca, também serve para dissipar receios.
Esta terceira geração do Carens, que já está à venda, foi apresentada em simultâneo com o renovado Sportage, o modelo mais vendido da Kia. Mas o Carens exibe argumentos que o tornam uma alternativa muito forte face não só a modelos da concorrência como ao próprio Sportage. Sendo ambos crossovers, o Sportage tem maior altura ao solo e, com tracção 4x2, algumas aptidões para todo-o-terreno de baixa/média dificuldade (com tracção integral, as aptidões sobem, mas o preço também), podendo ser esteticamente mais apelativo (mas isso é discutível). Já o Carens, apesar de ser um pouco mais comprido que o Sportage (4525mm para 4440mm), parece menor, é mais funcional, tem mais espaço interior e lotação (respectivamente, 7 e 5 lugares). E, com peso quase idêntico, traz a versão de 136cv do motor 1.7 CRDi face aos 115cv da variante do mesmo propulsor que equipa o Sportage. A somar a tudo isto, beneficiando do desconto de 3000€ da campanha de lançamento (até final de Junho, mas provavelmente prolongada até ao fim do Verão), o Carens custa menos 2500€ do que o Sportage com o mesmo nível de equipamento (28.842€).
O Kia Carens, que é classe 1 nas portagens, está disponível em Portugal apenas com uma motorização e um único nível de equipamento TX, com poucas opções (navegação, tecto panorâmico e caixa automática de seis relações). Esta é uma política de preços transparente, não sendo o comprador surpreendido com equipamento opcional que deveria ser de série, com o consequente aumento do custo real de aquisição.
Honesto é também o comportamento do motor, que não é muito guloso. Mesmo no modo de condução Sport (os outros dois são o Comfort e o Normal), os arranques e recuperações não são brilhantes, mas quando sobem as rotações há potência suficiente para enfrentar subidas mais acentuadas sem ser necessário recorrer muito à bem escalonada caixa manual de seis velocidades. Por mais 3000€, pode-se optar por uma caixa automática de seis relações, que origina performances inferiores às conseguidas com a caixa manual.
Boa estabilidade, suspensão confortável, posição de condução alta, nível de ruído reduzido e boa visibilidade (ajudada pela câmara de visão traseira) fazem deste monovolume um veículo não só adequado para transportar famílias em viagens longas, mas também com atributos para a condução em cidade, para o que contribui o sistema Start/Stop de série.
Outra nota de honestidade da parte da MCK Motors, importador e representante da marca em Portugal, é o facto de o Carens, tal como todos os outros veículos da Kia, trazer uma roda sobresselente com a mesma medida das outras. “Fazemos questão de todos os nossos carros trazerem roda sobresselente e não um kit de reparação que não serve para quase nada e penaliza o conforto e segurança dos utentes”, explica um responsável do importador.
No que se refere à segurança, o Kia Carens, em testes de 2013 do Euro NCAP, obteve o máximo de 5 estrelas, com 94% na protecção dos ocupantes, 76% nas crianças, 64% nos peões e 81% nos dispositivos auxiliares de segurança.
Kia Sportage
Em simultâneo com a 3.ª geração do Kia Carens que tivemos depois oportunidade de conduzir, a MCK Motors apresentou ainda a versão 2014 do Kia Sportage, que foi alvo de uma ligeira renovação, que incidiu na grelha, ópticas e pára-choques redesenhados, bem como numa nova antena em barbatana de tubarão. Por dentro, há melhorias nos materiais e acabamentos.
Mantêm-se os motores 1.6 GDI de 135cv a gasolina (desde 21.822€), 1.7 CRDi de 115cv (a partir de 26.842€) e 2.0 CRDi de 184cv (35.292€), ambos a gasóleo. Com o 2.0 CRDi, o Sportage pode ter tracção integral (44.892€). Todos estes preços incluem um desconto promocional de 3500€.
BARÓMETRO
+ Relação qualidade/preço, equipamento de série, funcionalidade
- Falta de sensores de estacionamento à frente, falta de vivacidade no arranque e nas recuperações
DETALHES
Um pouco molengão
O Kia Carens traz como única proposta a versão mais potente (136cv) do já conhecido bloco 1.7 CRDi do construtor coreano. Este propulsor, acoplado a uma bem escalonada caixa manual de seis velocidades, de fácil manuseamento, revela-se adequado para deslocar os 1500kg deste monovolume. Denota alguma falta de vivacidade nos arranques e recuperações, mas revela potência suficiente para não requerer muito trabalho de caixa face a subidas mais acentuadas e não é especialmente voraz: conseguimos uma média de 7 l/100km em percurso misto num veículo com zero quilómetros, pelo que, com mais rodagem, não espantará que as médias reais baixem para valores a rondar os 6 l/100km.
Bem equipado de série
Com um único nível de equipamento e tendo como opções apenas a pintura metalizada, o sistema de navegação e o tecto panorâmico, o Carens vem bem equipado de série, com praticamente tudo do que se necessita em termos de conforto e vida a bordo. Sem esquecer a segurança, capítulo no qual obteve as 5 estrelas do Euro NCAP. O seu preço é real, ao contrário dos de muitos veículos de marcas premium, que, a pretexto de uma atenção aos gostos individuais dos seus clientes, os obrigam a pagar como opção equipamentos úteis como esta câmara de visão traseira, que no Carens está incluída no preço-base.
Espaço aproveitado
Mais estreito, mais baixo e mais curto que o da anterior geração, o novo Carens beneficia do aumento da distância entre eixos e de um bom aproveitamento do espaço interior. Tendo apenas 4,5m de comprimento, até parece que cresce por dentro. É claro que não há milagres: com sete ocupantes, o espaço da mala reduz-se a uns ínfimos 103 litros. Mas cinco pessoas sentam-se confortavelmente no interior e a mala apresenta uma razoável capacidade: 492 litros com um fundo plano, uma boa configuração e úteis ganchos para fixar pequenos volumes. Além disso, o facto de os bancos da 2.ª fila deslizarem longitudinalmente e serem rebatíveis individualmente proporciona ainda muitas soluções de arrumação interior.
Legislação irracional
As jantes de 18’’até são bonitas e contribuem para melhorar o visual. Só que isso paga-se nos consumos e emissões. Em Espanha o Carens tem jantes de 16’’, em Portugal tem de 18’’. E não é só por razões estéticas: segundo a absurda legislação portuguesa, para o veículo ser considerado um monovolume e pagar classe 1 nas portagens tem de ter jantes de 18’’. Num país normal é o peso dos veículos que determina a sua classificação. De louvar o facto de, tal como em todos os outros modelos da Kia, o importador MCK Motors oferecer a roda sobresselente com a mesma medida dos outros pneus, em vez do imprestável kit de reparação de pneus.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 1685cc
Potência: 136cv às 4000rpm
Binário: 330 Nm às 1750-2500rpm
Cilindros: 4
Válvulas: 16
Alimentação: Gasóleo, com sistema de injecção directa por rampa comum. Turbo de
geometria variável e intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual de 6 velocidades
Suspensão: à frente, independente tipo Mcpherson com molas helicoidais,
amortecedores a gás e barra estabilizadora; atrás, multilink com molas helicoidais e
amortecedores a gás.
Direcção: Pinhão e cremalheira, eléctrica assistida
Diâmetro de viragem: 11,0 metros entre paredes
Travões: Discos ventilados (300mm) à frente; discos sólidos (284mm) atrás
Dimensões
Comprimento: 4525mm
Largura: 1805mm
Altura: 1610mm
Distância entre eixos: 2750mm
Peso: 1516kg
Pneus: 225/45 R18 (roda suplementar da mesma dimensão)
Capac. depósito: 58 litros
Capac. mala: 103 litros (com as 3 filas de bancos); 492 litros (com a 3.ª fila de bancos rebatidos); 1650 litros (com 2.ª e 3.ª fila de bancos rebatidos)
Prestações
Veloc. máx.: 191 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 10,4s
Cons. misto: 5,0 litros/100 km
Emissões CO2: 132 g/km
Preço: 26.582€ (inclui desconto promocional de 3000€)
* Dados do construtor
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim
Controlo electrónico de estabilidade: Sim
Controlo de tracção: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Auxílio ao arranque em subida: Sim
Aviso da pressão dos pneus: Não
Sistema de fixação Isofix para cadeiras de crianças: Sim
Aviso de colocação do cinto de segurança: Sim
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim
Vidros escurecidos: Sim
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Direcção assistida: Sim
Espelhos retrovisores com regulação e rebatíveis electricamente: Sim
Volante regulável: Sim, em altura e profundidade
Volante multifunções: Sim
Volante e alavanca de velocidades em pele: Sim
Comandos de rádio e telefone no volante: Sim
Rádio/CD com MP3: Sim
Bluetooth e USB: Sim
Ar condicionado: Sim, automático bizona
Bancos dianteiros ajustáveis em altura: Sim, do condutor
Bancos traseiros rebatíveis: Sim
Estofos e bancos em pele: Não, em tecido
Reg./limitador de vel.: Sim
Travão de estac. eléctrico: Sim
Função Start/Stop: Sim
Computador de bordo: Sim
Jantes em liga leve: Sim, 18’’
Alarme: Sim
Navegação por GPS: Não (opção, 1200€)
Sensores de luz e chuva: Sim
Sensores de estacionamento dianteiros: Não
Sensores de estacionamento traseiros: Sim
Câmara de visão traseira: Sim
Luzes de dia: Sim, em LED
Faróis de xénon: Não
Tecto panorâmico: Não (opção, 950€)