Fugas - Motores

BMW aposta na diversidade com o X4 e o série 4 Gran Coupé

Por João Palma

A BMW alarga a sua já vasta gama de veículos premium com dois novos modelos derivados do série 3: o estradista série 4 Gran Coupé e o SUV X4. Ambos estão disponíveis com um amplo leque de motorizações, tracções e transmissões.

Num momento em que a BMW comemora dez anos de existência em Portugal, a marca adiciona à sua já vasta gama dois novos veículos do segmento D (médio). Um é o X4, um misto de SUV/coupé que é uma réplica menor do X6 — ou, visto de outro ângulo, uma versão mais dinâmica e estilizada do X3. O outro, o série 4 Gran Coupé que, com o mesmo comprimento e largura do série 4 Coupé, oferece cinco portas e cinco lugares. Ambos partilham a plataforma do série 3 e estarão disponíveis em Julho.

A generalidade das marcas premium invoca o argumento de individualização dos veículos que comercializam para justificar uma discutível política de equipamento opcional que deveria ser de série. Porém, há que reconhecer coerência à BMW quando disponibiliza o SUV X4 e o série 4 Gran Coupé, modelos derivados do série 3 com especificações e um leque de motorizações que tornam cada veículo vendido quase um exemplar único.

O BMW X6 surgiu em 2008 a partir do SUV X5, que tinha sido lançado dois anos antes e inaugurou, segundo a marca alemã, um novo conceito: SAC ? Sports Activity Coupé, reunindo as características de um coupé com as de um SUV. Dado o sucesso da fórmula, com 250.000 X6 vendidos em todo o mundo desde 2008, a BMW decidiu replicar a receita, agora em ponto mais pequeno, criando o SUV/coupé X4 a partir do mais clássico X3. Em geral, para uma motorização idêntica, o X4 custa mais cerca de 4000€ que o X3. No entanto, para além do visual mais sofisticado e desportivo (que pode ser acentuado com o Pack Desportivo M opcional), o X4 vem mais bem equipado de série que o X3, pelo que a diferença real se reduz a cerca de 1000€.

Visto de frente, o X4 é semelhante ao X3, porém, de lado, é um X6 com menos 21cm de comprimento. Com 4671mm de comprimento, 1881mm de largura e 1624mm de altura é 1,4cm mais comprido e 3,6cm mais baixo que o X3. Ao contrário do X6 (quatro lugares), pode alojar cinco ocupantes, embora o lugar do meio atrás seja algo reduzido. Já nos outros dois bancos traseiros podem sentar-se pessoas altas sem tocar com a cabeça no tecto.

A oferta de motorizações é ampla (três blocos a gasolina e quatro a gasóleo) e todas as versões têm tracção integral. À excepção do xDrive 20d, que pode trazer uma caixa manual de seis velocidades, as outras vêm com a caixa automática Steptronic de oito relações. Os preços começam nos 57.550€ do X4 xDrive 20i Auto (184cv) a gasolina.

O outro modelo apresentado em simultâneo com o X4 foi o série 4 Gran Coupé, um estradista desportivo com o mesmo comprimento (4638mm) e largura (1825mm) do série 4 Coupé, mas 12mm mais alto (1389mm). Com praticamente as mesmas performances e consumos do série 4 Coupé, a versão Gran Coupé ganha em espaço interior e habitabilidade, podendo transportar até cinco pessoas (embora o lugar traseiro ao meio seja algo estreito) e oferecendo uma mala com capacidade para 480 litros. O mano menor tem apenas quatro lugares e a bagagem fica lotada com 445 litros. Além disso, as suas cinco portas, que incluem um portão traseiro de grandes dimensões, facilitam o acesso das pessoas ao habitáculo e a introdução da bagagem. E se no caso do X4 o número de versões disponíveis já é grande, que dizer desta berlina com trejeitos de coupé que tem 21?

Três motorizações a gasolina, que se desdobram em 12 variantes, e quatro a gasóleo com nove declinações (com caixa manual de seis velocidades, caixa automática de oito relações, tracção traseira ou integral), a que se adicionam quatro linhas de equipamento (Modern, Sport, Luxury e Individual), bem como uma extensa lista de opcionais que torna possível satisfazer os gostos individuais de cada cliente. Por tudo isto, o que será difícil será encontrar dois veículos iguais. O mais acessível dos série 4 Gran Coupé é o diesel 418d de 143cv, com tracção traseira e caixa manual de seis velocidades, cujo preço-base é de 43.950€.

Embora ainda não tenham sido submetidos aos testes de segurança do Euro NCAP, por serem modelos recentes, face ao seu equipamento de série não será de admirar que ambos obtenham boas classificações, à semelhança dos veículos de que derivam, X3 e série 3, que conseguiram o máximo de cinco estrelas.

 

 

FICHA TÉCNICA X4

Motorizações      Ac. 0-100km/h    Veloc. Máx.         Cons. Médio        Emis. CO2           Preço

Gasolina

xDrive 20i Aut. (184cv)     8,1s        212 km/h              7,2 l/100km         168g/km               57.550€

xDrive 28i Aut. (245cv)     6,4s        232 km/h              7,3 l/100km         169g/km               62.550€

xDrive 35i Aut.    (306cv)  5,5s        247 km/h              8,3 l/100km         193g/km               77.100€*

Gasóleo

xDrive 20d (190cv)            8,0s        212 km/h              5,4 l/100km         143g/km               57.950€*

xDrive 20d Aut. (190cv)   8,0s        212 km/h              5,2 l/100km         138g/km               59.606€*

xDrive 30d Aut. (258cv)   5,8s        234 km/h              5,9 l/100km         156g/km               77.750€*

xDrive 35d Aut. (313cv)   5,2s        247 km/h              6,0 l/100km         157g/km               81.400€*

 

FICHA TÉCNICA Série 4 Gran Coupé

Motorizações      Ac. 0-100km/h    Veloc. Máx.         Cons. Médio        Emis. CO2           Preço

Gasolina

420i (184cv)                        7,5s        236 km/h              6,4 l/100km         149g/km               44.500€

420i Aut.(184cv)                 7,6s        236 km/h              6,1 l/100km         142g/km               48.100€

420i xDrive (184cv)           7,6s        233 km/h              6,9 l/100km         161g/km               46.375€

420i xDrive Aut.(184cv)   7,9s        231 km/h              6,4 l/100km         149g/km               49.694€

428i (245cv)                        6,1s        250 km/h              6,6 l/100km         154g/km               49.700€

428i Aut.(245cv)                 6,0s        250 km/h              6,3 l/100km         147g/km               53.100€

428i xDrive (245cv)           5,8s        250 km/h              6,8 l/100km         159g/km               51.557€

428i xDrive Aut.(245cv)   6,0s        250 km/h              6,7 l/100km         157g/km               55.220€

435i (306cv)                        5,5s        250 km/h              8,1 l/100km         189g/km               65.100€

435i Aut.( 306cv)               5,2s        250 km/h              7,5 l/100km         174g/km               65.418€

435i xDrive (306cv)           5,3s        250 km/h              8,3 l/100km         194g/km               69.200€

435i xDrive Aut.(306cv)   5,0s        250 km/h              7,8 l/100km         181g/km               69.689€

Gasóleo

418d (143cv)                       9,2s        213 km/h              4,5 l/100km         119g/km               43.950€

418d Auto (143cv)             9,1s        213 km/h              4,5 l/100km         119g/km               46.175€

420d (184cv)                       7,7s        236 km/h              4,7 l/100km         124g/km               46.200€

420d Aut.(184cv)               7,5s        231 km/h              4,6 l/100km         121g/km               47.971€

420d xDrive (184cv)          7,7s        234 km/h              4,9 l/100km         129g/km               50.200€

420d xDrive Aut.(184cv)  7,5s        229 km/h              4,8 l/100km         127g/km               52.122€

430d Aut.(258cv)               5,6s        250 km/h              5,1 l/100km         134g/km               66.100€

430d xDrive Aut.(258cv)  5,3s        250 km/h              5,3 l/100km         140g/km               70.100€

435d xDrive Aut.(313cv)  4,8s        250 km/h              5,6 l/100km         146g/km               72.600€

 

--%>