Fugas - Motores

BMW aposta na diversidade com o X4 e o série 4 Gran Coupé

Por João Palma

A BMW alarga a sua já vasta gama de veículos premium com dois novos modelos derivados do série 3: o estradista série 4 Gran Coupé e o SUV X4. Ambos estão disponíveis com um amplo leque de motorizações, tracções e transmissões.

Num momento em que a BMW comemora dez anos de existência em Portugal, a marca adiciona à sua já vasta gama dois novos veículos do segmento D (médio). Um é o X4, um misto de SUV/coupé que é uma réplica menor do X6 — ou, visto de outro ângulo, uma versão mais dinâmica e estilizada do X3. O outro, o série 4 Gran Coupé que, com o mesmo comprimento e largura do série 4 Coupé, oferece cinco portas e cinco lugares. Ambos partilham a plataforma do série 3 e estarão disponíveis em Julho.

A generalidade das marcas premium invoca o argumento de individualização dos veículos que comercializam para justificar uma discutível política de equipamento opcional que deveria ser de série. Porém, há que reconhecer coerência à BMW quando disponibiliza o SUV X4 e o série 4 Gran Coupé, modelos derivados do série 3 com especificações e um leque de motorizações que tornam cada veículo vendido quase um exemplar único.

O BMW X6 surgiu em 2008 a partir do SUV X5, que tinha sido lançado dois anos antes e inaugurou, segundo a marca alemã, um novo conceito: SAC ? Sports Activity Coupé, reunindo as características de um coupé com as de um SUV. Dado o sucesso da fórmula, com 250.000 X6 vendidos em todo o mundo desde 2008, a BMW decidiu replicar a receita, agora em ponto mais pequeno, criando o SUV/coupé X4 a partir do mais clássico X3. Em geral, para uma motorização idêntica, o X4 custa mais cerca de 4000€ que o X3. No entanto, para além do visual mais sofisticado e desportivo (que pode ser acentuado com o Pack Desportivo M opcional), o X4 vem mais bem equipado de série que o X3, pelo que a diferença real se reduz a cerca de 1000€.

Visto de frente, o X4 é semelhante ao X3, porém, de lado, é um X6 com menos 21cm de comprimento. Com 4671mm de comprimento, 1881mm de largura e 1624mm de altura é 1,4cm mais comprido e 3,6cm mais baixo que o X3. Ao contrário do X6 (quatro lugares), pode alojar cinco ocupantes, embora o lugar do meio atrás seja algo reduzido. Já nos outros dois bancos traseiros podem sentar-se pessoas altas sem tocar com a cabeça no tecto.

A oferta de motorizações é ampla (três blocos a gasolina e quatro a gasóleo) e todas as versões têm tracção integral. À excepção do xDrive 20d, que pode trazer uma caixa manual de seis velocidades, as outras vêm com a caixa automática Steptronic de oito relações. Os preços começam nos 57.550€ do X4 xDrive 20i Auto (184cv) a gasolina.

O outro modelo apresentado em simultâneo com o X4 foi o série 4 Gran Coupé, um estradista desportivo com o mesmo comprimento (4638mm) e largura (1825mm) do série 4 Coupé, mas 12mm mais alto (1389mm). Com praticamente as mesmas performances e consumos do série 4 Coupé, a versão Gran Coupé ganha em espaço interior e habitabilidade, podendo transportar até cinco pessoas (embora o lugar traseiro ao meio seja algo estreito) e oferecendo uma mala com capacidade para 480 litros. O mano menor tem apenas quatro lugares e a bagagem fica lotada com 445 litros. Além disso, as suas cinco portas, que incluem um portão traseiro de grandes dimensões, facilitam o acesso das pessoas ao habitáculo e a introdução da bagagem. E se no caso do X4 o número de versões disponíveis já é grande, que dizer desta berlina com trejeitos de coupé que tem 21?

--%>