A Michelin acaba de lançar a terceira geração dos seus pneus Latitude Sport para uso 100% em estrada, destinados aos novos SUV de altas performances, cujo comportamento se assemelha cada vez mais ao de berlinas desportivas. O Latitude Sport 3 já foi escolhido para equipar de origem veículos de prestigiadas marcas, como Mercedes, Volvo, Porsche, BMW, Audi ou Land-Rover, e também está disponível no mercado de substituição, com o mesmo preço dos Latitude Sport 2, Diamaris e Tour HP que substitui.
Os pneus são os únicos elementos de um veículo em contacto com o solo, pelo que têm de satisfazer as exigências que lhe são colocadas tanto pelo veículo e pelo modo de condução como pelas da superfície em que rolam (piso regular ou irregular, mais ou menos aderente, seco ou molhado, etc.). Os SUV de última geração, apesar das suas dimensões, formas menos aerodinâmicas, peso e centros de gravidade mais alto, proporcionam performances de elevado nível, com estabilidade, agilidade e conforto, equiparáveis aos das berlinas desportivas tradicionais. Por outro lado, apesar de terem aptidões mais ou menos pronunciadas para circular fora de estrada, essa utilização é residual, se não nula. Até porque é muito provável que o proprietário de um SUV de luxo não tenha vontade de sujar o seu carro de lama.
Os novos pneus Michelin Latitude Sport 3 vão ao encontro das exigências dos condutores desses SUV, que pretendem altas performances desportivas conjugadas com segurança e estabilidade. E ainda, para além da emoção na condução, que o conjunto de jantes e pneus retire o melhor partido das qualidades dinâmicas do veículo, ao mesmo tempo que contribua para o seu visual desportivo.
Outros aspectos importantes são a durabilidade, a poupança de combustível derivada de uma menor resistência ao rolamento e o conforto na condução. O Latitude Sport 3, face à geração anterior, é superior em todas essas vertentes, destacando-se ainda uma redução de 2,70 metros na travagem em molhado, o que lhe permite obter a classificação máxima, A, nesse parâmetro. Isto foi conseguido por um composto inovador da banda de rodagem, que tem 10% mais de desenho, o que permite uma melhor evacuação da água. Para além de proporcionar melhor comportamento tanto em seco como em molhado, o novo composto de borracha, formado por elastómeros de última geração com incorporação de sílica, permite reduzir o aquecimento do pneu com redução no consumo de carburante e garante-lhe uma vida útil mais longa.
Outras características do novo pneu passam pelos sulcos centrais contínuos, que asseguram uma grande transferência de binário nas fases de travagem e aceleração, bem como melhor precisão na condução, ou por uma carcaça de lona dupla para maior robustez. Já as lamelas de passo variável, que limitam as deformações da banda de rodagem, diminuem a resistência ao rolamento, com a consequente redução adicional nos consumos. Por fim, realce-se o conforto de condução e o muito baixo nível de ruído de rolamento destes novos pneus.