Uma nova geração, uma mesma missão: conquistar e segurar a liderança entre os SUV (Sport Utility Vehicle) crossover do segmento C. Mas com uma dificuldade acrescida: enquanto no lançamento da primeira geração, em 2007, o Qasqhai estava isolado num subsegmento que o próprio popularizou (o estreante foi o Murano), vendendo em todo o mundo dois milhões de unidades, agora tem de se digladiar com uma série de feras dispostas a fazer-lhe frente e a lutar por um lugar no pódio das vendas.
Não é, por isso, de admirar que a Nissan, além de ter revisto um dos seus mais bem-sucedidos modelos, quer por fora quer por dentro, não o tenha transformado num outro carro. Um Qasqhai continua a ser um Qasqhai e, mesmo com toda a modernização do seu visual, não há qualquer dúvida na sua identificação. Mas isso não basta e, para conseguir fazer frente à dura concorrência, houve que limpar sob o tapete. Por isso, o novo Qasqhai faz- -se valer de outros atributos, como a eficiência dos propulsores. É o caso do ensaiado 1.5 dCi de 110cv, trabalhado pela casa nipónica no sentido de o tornar uma referência entre os seus pares. E parece não ter andado longe disso quando observados os números: o Qasqhai menos potente da gama diesel reclama um consumo de 3,8 l/100km em circuito misto e uma emissão de somente 99 g/km de CO2 (refira-se, no entanto, que para já limita-se a cumprir a norma Euro V em vigor). Estas melhorias não são alheias ao facto de este Qashqai usar a nova plataforma CMF da Aliança Renault-Nissan nem ao de todos os novos modelos trazerem de série o sistema Start/Stop de paragem e arranque automáticos do motor. Também a contribuir para a redução de consumos está o Sistema Activo de Fecho de Grelha, que corta o fluxo de ar a velocidades superiores a 30 km/h. No que diz respeito aos consumos, aliás, não nos foi difícil observar que o Qasqhai é poupado: sem qualquer preocupação aritmética, foram percorridos quilómetros em todo o tipo de traçado e a média poucas vezes saiu da casa dos quatro litros. Isso, somado ao seu preço-base (o 1.5 dCi de 110cv comercializa-se desde 26.100 euros), torna o Qasqhai um carro acessível. Até porque, logo no nível de entrada Visia, é possível encontrar um conjunto razoável de equipamento, entre o qual o cruise control, assistente de arranque em subida, Bluetooth, bancos dianteiros com suporte dorsal, ar condicionado e Chassis Control (controlo activo da trajectória, nomeadamente em curva, e do habitáculo, para maior conforto em pisos irregulares).
Porém, havendo disponibilidade financeira, são de equacionar os níveis de equipamento superiores, nos quais já se pode encontrar de série o Escudo de Protecção Inteligente (a partir do nível N-Tec), que engloba aviso de mudança involuntária de faixa, identificador de sinais de trânsito, regulador automático das luzes de máximos e sistema anticolisão frontal.Seja em que nível for, é notória a aposta do construtor automóvel em tornar o Qasqhai um produto com um gostinho premium. Isso observa-se nos materiais seleccionados, que superam em qualidade os exibidos na primeira geração, e no conforto geral proporcionado — quer ao condutor, quer a qualquer um dos restantes quatro passageiros (isso mesmo: no banco traseiro sentam-se mesmo três).
Um conforto que vai para lá do do corpo. Há que apontar, com justiça, o conforto auditivo, graças ao silêncio com que o bloco nos brinda, assim como a forma cómoda como a direcção se faz sentir, sobretudo em estrada aberta. Já em cidade, a condução não é tão simpática, embora se tenha mostrado à altura das várias situações do trânsito urbano.
Equilibrado
Quando se escolhe o 1.5 dci para equipar o Qasqhai pode-se ter a certeza de que não se está a escolher o bloco mais robusto nem o mais despachado. Mas, tendo em conta as suas exigências face aos seus desempenhos, poder-se-á estar perante a motorização mais equilibrada. É que os seus 110cv podem não chegar para fazer nenhum brilharete — acelera dos 0 aos 100km/h em 11,9 segundos, por exemplo — mas mostra alguma diligência nas recuperações. E quando chega a altura de observar os consumos é com satisfação que frequentemente se observa a fasquia a ficar-se pela casa dos quatro litros (a marca aponta os 3,8 l/100km para a média em circuito misto).
Arrumadinho
Com diversos e distintos compartimentos — quer nas portas, quer espalhados um pouco por todo habitáculo, onde arrumar toda a tralha —, a nova geração do Qasqhai mostra-se muito arrumada, sendo difícil não encontrar poiso para o que quer que seja. A começar logo pela chave, com um sítio que parece ter sido concebido para si. Mas a arrumação é ainda mais notória se se tirar partido da divisória central dos bancos dianteiros, na qual, além de se poder deixar o telemóvel ou outro aparelho em carga devidamente ocultado, se consegue enfiar um bloco de notas, uma garrafa de água ou mesmo um livro.
Espaçoso
É verdade que a mala cresceu nesta geração para os 439 litros. Também é de referir o esforço da Nissan no sentido de tornar o seu acesso mais fácil com o aumento da abertura do portão traseiro ou de dar mais uso ao espaço no porta-bagagem com a criação, por exemplo, de um piso duplo (que pode servir também para guardar a chapeleira, mas sob o qual se pode encontrar o famigerado kit de reparação de pneus; sobressalente apenas como opcional). Mas não é por uma razão nem pela outra que é fácil de comprovar que o Qasqhai está mais espaçoso. Para tal, basta entrar no habitáculo e verificar o à-vontade com que se “arrumam” pernas, cabeças, troncos.
Assistido e Seguro
Tem sido uma das cartas fortes jogadas pela Nissan: a introdução de apoios à condução que não só facilitam a vida a quem segue aos comandos, como se revelam uma preciosa ajuda na segurança passiva ou activa. Por isso, não terá sido à toa que o Euro NCAP, o organismo independente que avalia a segurança dos veículos automóveis comercializados na Europa, atribuiu cinco estrelas à nova geração do Qasqhai: com 88% na segurança dos ocupantes adultos, 83% na dos ocupantes crianças, 69% na dos transeuntes e 79% da dos dispositivos auxiliares.
FICHA TÉCNICA*
Mecânica
Cilindrada: 1461cc
Potência: 110cv às 4000 rpm
Binário: 260Nm às 1750-2500 rpm
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 2 por cilindro
Combustível: Gasóleo
Alimentação: Injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável. Intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual, 6 velocidades
Suspensão: Tipo McPherson, à frente; eixo de torção, com molas helicoidais, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 10,72m, entre passeios
Travões: Discos ventilados à frente e discos sólidos atrás
Dimensões
Comprimento: 4380mm
Largura: 1806mm
Altura: 1590mm
Peso: 1385kg
Pneus: 215/65 R16, 215/60 R17, 225/45 R19
Capac. depósito: 55 litros
Capac. mala: 439 litros (1513, com bancos traseiros rebatidos)
Prestações
Velocidade máxima: 182 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 11,9s
Consumo médio: 3,8 litros/100 km
Emissões de CO2: 99 g/km
Preço
Preço: 26.100€ (versão ensaiada N-TEC, 29.300€)
* Dados do construtor
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim
Controlo electrónico de estabilidade: Sim
Controlo de tracção: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Auxílio arranque em subida: Sim
Sistema de fixação Isofix para cadeiras de crianças: Sim, atrás
Aviso da pressão dos pneus: Sim
Aviso de colocação do cinto de segurança: Sim
Escudo de Protecção Inteligente - Safety Pack: Sim (com aviso de mudança de faixa involuntária, identificador de sinais de trânsito, regulador automático das luzes de máximos e sistema anticolisão frontal)
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim (à frente e atrás)
Vidros escurecidos: Sim
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Chave inteligente: Sim
Direcção assistida: Sim
Espelhos retrovisores com regulação e rebatíveis electricamente: Sim
Volante regulável: Sim, em altura e profundidade
Volante multifunções: Sim
Volante e alavanca de velocidades em pele: Sim
Comandos de rádio e telefone no volante: Sim
Rádio/CD com MP3: Sim
Bluetooth e USB: Sim
Ar condicionado: Sim, automático bizona
Bancos dianteiros ajustáveis em altura: Sim, do condutor
Bancos dianteiros com apoio lombar: Sim, do condutor
Bancos traseiros rebatíveis: Sim
Estofos e bancos em pele: Não
Reg./limitador de vel.: Sim
Cruise control: Sim
Travão de estac. eléctrico: Sim
Função Start/Stop: Sim
Computador de bordo: Sim
Jantes em liga leve: Sim, 17’’
Alarme: Sim
Navegação por GPS: Não (opção, 1200€)
Sensores de luz e chuva: Sim
Sensores de estac.dianteiros: Não
Sensores de estacionamento traseiros: Sim
Câmara de visão traseira: Sim
Faróis de nevoeiro: Sim
Luzes de dia: Sim, em LED
Tecto panorâmico: Sim