Fugas - Motores

Continuação: página 2 de 2

O primeiro de três mosqueteiros

No capítulo da segurança, face à anterior geração, as melhorias são nítidas: o novo Aygo tem de série controlo de estabilidade e de tracção com assistência à travagem de emergência, auxílio ao arranque em subida e seis airbags (frontais, laterais à frente e de cortina).

Seguindo uma filosofia mais comum em marcas premium, a Toyota apostou na individualização, com vários níveis de equipamento e, no nível X-Play, várias combinações de cores, bem como a possibilidade de escolha de vários componentes, tanto no interior como no exterior, que podem ser facilmente mudados, mesmo após vários anos de propriedade do carro.

Os níveis de equipamento começam no muito espartano X, que não dispõe de rádio (só pré-instalação), ar condicionado ou fecho centralizado, até aos níveis superiores X-Cite (13.370€, 3p), X-Clusiv (13.430€, 3p) e X-Wave (este com tecto de abrir eléctrico, 14.445€, 3p). Os três níveis de topo têm uma lista de equipamento e cores bem definidas, ao contrário do intermédio, X-Play (11.625€), com subníveis X-Play AC (mais ar condicionado, 12.405€) e X-Play Plus (adiciona ao X-Play AC faróis de nevoeiro frontais, 12.975€), muito individualizáveis.

De referir ainda o sistema multimédia X-Touch, de série nos X-Cite, X-Clusiv e X-Wave e opcional nos X-Play AC e Plus (290€), com conectividade e função mirror link do visor de um smartphone no ecrã táctil a cores de 7’’, que, nas suas várias funcionalidades, inclui câmara de visão traseira e, em opção, sistema de navegação por meio de uma Navi Box ligada ao sistema multimédia através de um compartimento específico no porta-luvas.

FICHA TÉCNICA

Motor: 998cc, 3 cil., 12 válv.
Potência: 69cv
Binário: 95 Nm às 4300 rpm
Transmissão: Caixa manual ou caixa pilotada com 5 relações
Veloc. máxima: 160 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 14,2/15,5s*
Consumo médio (100 km): 4,1/4,2 litros
Emissões de CO2: 95/97 g/km
Preço: Desde 10.555€

* Dados para caixa manual/caixa manual pilotada

--%>