Fugas - Motores

Quatro rodas com espírito de duas

Por Carla B. Ribeiro

É um CLA, mas qualquer comparação com a berlina é mera coincidência. O Mercedes CLA 45 AMG chega com um bloco de 2.0 com 360cv de potência e um binário de 450 Nm disponível logo a partir das 2250rpm. E na versão Edition1 mostra ainda mais as garras de fora.

Não haja enganos: é um carro com tudo aquilo a que tem direito. Mas se se der atenção apenas à sua musicalidade — é barulho, mas para alguns é quase música para os ouvidos — mais parece que do virar da esquina vai surgir uma potente duas rodas. A tal ponto que, embora ninguém passe por ele sem pelo menos deitar o olho, qualquer motociclista pareceu fazer questão de comparar o som do seu escape com o deste Mercedes CLA 45 AMG durante os dias que nos deixámos conduzir pela garra deste.

Com o mesmo bloco de 2.0 litros do CLA regular, o 45 AMG traz tracção às quatro rodas 4Matic, oferece uma potência equivalente a 360cv e um torque de 450 Nm disponível entre as 2250rpm e as 5000rpm, o que se verifica facilmente pela sua elasticidade. O resultado é um carro de rápida resposta — a marca diz que acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,6 segundos — e que dificilmente passa despercebido.

O maior defeito deste carro poderá ser a frustração de não poder esticar a sua potência a outros patamares como acontece em países como o caso da Alemanha, onde em alguns troços de auto-estrada não existe limite de velocidade. Também em circuito urbano a sensação é de que se tem de estar constantemente a refrear todos os cavalos que procuram rédea solta.

De referir a muito eficiente caixa automática de dupla embraiagem e sete velocidades, que transmite uma segurança enorme mesmo em momentos mais aflitivos. Além disso, em curvas sinuosas, a caixa parece estar servida por um bom par de olhos, tal a maneira intuitiva como se comporta. Isto torna-se ainda mais evidente se seleccionado o modo Sport.

No entanto, para a cidade ou mesmo para a auto-estrada, o modo Controlled Efficiency poderá ser a melhor opção. No primeiro caso, pela poupança que permite — só quando este está seleccionado é que o irrepreensível sistema de paragem e arranque automáticos do motor funciona; no segundo, pelo maior conforto de condução, algo que se pretende numa viagem que nos obriga a estar mais tempo sentados ao volante.

Claro que nestas coisas não há bela sem senão. E os consumos anunciados pela marca dificilmente serão cumpridos: a Mercedes anuncia 7,1 l/100 km, mas é raro conseguir-se uma marcha que marque menos de dez litros a cada cem quilómetros.

Ao nível do equipamento, o Mercedes CLA 45 AMG chega muito completo de série, a partir de 65.450€: inclui airbags para os joelhos do condutor, frontais dianteiros, de cabeça dianteiros e traseiros e laterais também dianteiros e traseiros.

Ainda no capítulo da segurança, traz sistema de alerta de colisão, luzes de travão adaptativas, Sistema AMG de Travões de Alto Rendimento, além de Adaptive Brake com função Hold, ABS, ESP, avisador de desgaste das pastilhas e aviso da pressão dos pneus.

A contribuir para o conforto da vida a bordo, sensor de chuva no pára-brisas, sistema de lavagem dos faróis, vidros eléctricos com função conforto, volante multifunções, vidros térmicos e indicador de temperatura exterior, entre outros.

No caso da viatura ensaiada, o valor dos vários extras atirava o preço do carro para os 86.760€, incluindo assistente de ângulo morto, sistema de estacionamento activo, suspensão Performance AMG, COMAND Online, Ar Condicionado Automático Confort, sistema de som Harman/Kardon, espelhos exteriores em carbono, escapes desportivos AMG, além do pacote Edition1 45AMG que inclui um spoiler traseiro, jantes de 19 polegadas além de uma série de pormenores estéticos a vermelho, tanto no exterior como nos interiores, que conferem ao carro um ar ainda mais agressivo.

--%>