Fugas - Motores

  • Enric Vives-Rubio
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O enorme familiar também pode ser um potente diesel

Por Carla B. Ribeiro

Assentando na nova plataforma, o Grand C4 Picasso é a solução para quem tem que, ora transportar mais que cinco passageiros, ora arrumar muita carga. E, com o bloco diesel 2.0 de 150cv, apresenta-se com respostas eficientes, mas também mais penalizadoras nos consumos.

Se é verdade que o C4 Picasso já é um verdadeiro familiar, apostando nos lugares traseiros individuais que permitem que se afirme como um cinco lugares e não apenas como um 4+1, o Grand C4 Picasso eleva essa condição a outro patamar: aqui não cabem apenas cinco passageiros. No Grand C4 Picasso é possível acomodar até sete pessoas.

Refira-se, no entanto, que na terceira fila de bancos, que se rebate ao nível do fundo da bagageira, o ideal é viajarem crianças. Não tanto pelo espaço disponível para as pernas, uma vez que é possível deslizar os bancos da segunda fila para a frente, mas pelo espaço para a cabeça e, sobretudo, pelo acesso. Não que seja difícil ou moroso: os bancos da segunda fila que dão acesso à terceira facilmente se deslocam, cedendo passagem, e o espaço para entrar não está entre os mais pequenos. No entanto, essa ginástica será sempre mais fácil para uma criança do que para um adulto. Note-se que, com os sete lugares montados, a capacidade da mala, na qual facilmente se arruma a chapeleira, é de apenas 170 litros.

E caso não haja necessidade de ter os sete bancos? Então, além de se manter a mesma possibilidade de acomodar cinco pessoas na segunda fila sem atropelamentos, a mala cresce para uns impressionantes 645 litros, que, mediante a posição dos bancos da segunda fila, podem crescer para 700 litros — espaço ultrapassado por pouquíssimos monovolumes com dimensões semelhantes (é o caso da Opel Zafira Tourer com 710 litros). Além da dimensão do espaço, é de referir que o piso da mala, ao ser liso, facilita a arrumação. Outro ponto a sublinhar é a existência de pequenas bolsas que servem para colocar objectos mais pequenos.

O Grand C4 Picasso também assenta na nova plataforma EMP2 (Efficient Modular Platform 2), estreada na berlina, que alterou toda a imagem do Picasso. Neste caso, dada a pequena dimensão da sua frente, torna-se quase difícil de adivinhar o comprimento total de quase 4,6m. Mas, mais importante, a revisão das dimensões tornou este comprido veículo mais baixo, algo que se nota na estabilidade não comprometendo em demasia o conforto (embora haja muitos buracos e ressaltos que não passam despercebidos). Ainda assim, em dias de ventos fortes, como os que apanhámos, não deixa de dar a ideia de que a qualquer altura pode começar a “bailar”.

No capítulo do design, à semelhança do que aconteceu com o seu irmão menor, o Grand C4 Picasso viu renovado todo o seu olhar luminoso, que passou a ser delineado por finas luzes diurnas em LED que se prolongam pela carroçaria; os faróis surgem imediatamente abaixo daquelas e as luzes de nevoeiro rematam a nova “assinatura luminosa”.

Com o bloco diesel de 2.0 litros, alimentado pela potência de 150cv e servido por um binário de 370 Nm às 2000rpm, o Grand C4 Picasso mostra-se um carro ágil e revela respostas rápidas potenciadas pela caixa automática de seis relações. E, ao contrário do que aconteceu com a caixa pilotada, esta, não sendo perfeita, desempenha bem as suas funções. Além do mais, o bloco poderá ser o mais indicado para “puxar” cerca de 1500 quilos. Ainda assim, há a registar que o motor não está entre os mais silenciosos, bastando compará-lo ao 1.6 de 115cv.

Também na altura de abastecer, a potência extra exige mais alimento. Por isso, ao contrário do observado com a berlina, em que os nossos consumos estiveram a par com os anunciados, com este monovolume ficámos longe dos 4,7 litros que constam entre a ficha técnica do carro. Além dos consumos mais altos aos anunciados, há outro obstáculo de peso: o preço deste carro. A versão ensaiada, excluindo opcionais (sistema HI-FI JBL, sistema Multimédia Plug&Play, tejadilho panorâmico em vidro, Pack Park Assist 360º Pack Couro “Claudia”), estava equipada com o nível Exclusive e tem um preço de 41.580€. Numa tentativa de suavizar o valor, a Citroën tem feito várias campanhas promocionais. Actualmente, está em vigor um apoio à retoma no valor de mil euros para viaturas com mais de dez anos ou de 500€ para carros com idade inferior. Ainda em caso de financiamento com o Banque PSA, há uma redução de 500€ no valor da viatura.

BARÓMETRO
+ Espaço, conforto, info-entretenimento e conexões, qualidade geral, resposta do bloco.
- Preço, demasiada confusão no tablier, consumos.

Espaço para todos
Com a inclusão de dois lugares extra, que podem ser arrumados de forma a capacitar a mala com um volume mínimo de 645 litros, o Citroën Grand C4 Picasso é o verdadeiro amigo das famílias numerosas ou de quem tenha que transportar regularmente mais que cinco passageiros. Refira-se que os dois lugares da terceira fila são fáceis de montar e, muitíssimo importante, de fácil e rápido acesso. Espaço, aliás, é coisa que não falta a este Picasso. Os lugares dianteiros podem, inclusive, ser caracterizados pelo espaço de que dispõem a toda a volta, ao ponto de se parecer que se está quase que a flutuar – uma sensação que assenta sobretudo num pára-brisas panorâmico que faz parte do “ADN” do renovado modelo. Quanto aos arrumos, o Citroën Grand C4 Picasso oferece vários espaços de distintas capacidades e formas.

Demasiada informação
Com dois grandes ecrãs, um localizado junto ao vidro do pára-brisas e outro na consola central, por vezes o difícil é saber que visor consultar e para quê. Até que por fim se compreende que, aos comandos deste carro, sofre-se de excesso de informação. O facto pode ser perturbador e ser responsável por se tirar os olhos demasiadas vezes da estrada. O C4 Picasso só terá a ganhar se, numa futura revisão, se estudar uma maneira de limpar o painel e agilizar as plataformas de info-entretenimento.

Um falso pequeno
Se se olhar apenas para a frente do Citroën Grand C4 Picasso, a ideia poderá ser de se ter pela frente um carro de pequenas dimensões ao nível do comprimento. Algo que impressiona quando os olhos fogem até à traseira. Afinal, o carro mede 4597mm. Com a nova plataforma — a EMP2 (Efficient Modular Platform 2) que a Citroën estreou precisamente com o C4 Picasso —, a Citroën “encolheu” o capot, aumentando consequentemente o espaço no habitáculo. O único “defeito” é que, mesmo com os braços compridos, parece que tudo está demasiado longe do condutor.

O mais potente diesel
O bloco 2.0 BlueHDi é o mais potente dos diesel que servem o Grand C4 Picasso e também o mais caro – tanto ao nível de preço de venda ao público como de sustentar. O consumo anunciado, com jantes de 18’’, é de 4,6 litros por cada cem quilómetros percorridos por distintos traçados. No entanto, ao longo das voltas dadas, o número apontado como média de consumo misto nunca foi cumprido. É de referir ainda que, não obstante o facto de se notar uma diferença para melhor no desempenho da caixa acoplada a este motor, uma automática de seis marchas, o 2.0 litros é mais ruidoso que o 1.6 de 115cv.

FICHA TÉCNICA

Mecânica
Cilindrada: 1997cc
Potência: 150cv às 4000 rpm
Binário: 370 Nm às 2000 rpm
Cilindros: 4
Válvulas: 16
Alimentação: Gasóleo, com sistema de injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável e válvula ar-ar
Tracção: Dianteira
Caixa: Automática de 6 relações
Suspensão: à frente, Pseudo Mcpherson; atrás, travessa deformável
Direcção: Pinhão e cremalheira, eléctrica assistida
Diâmetro de viragem entre passeios/paredes: 11,0/11,4 metros
Travões: Discos ventilados à frente; discos sólidos atrás

Dimensões
Comprimento: 4597mm
Largura: 2117mm
Altura: 1634mm
Distância entre eixos: 2840mm
Peso: 1505kg
Pneus: 225 / 45 R 18
Capac. depósito: 55 litros
Capac. mala: 645/700 litros (170 litros com três filas de bancos)

Prestações
Veloc. máx.: 210 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 10,4s
Cons. misto: 4,6 litros/100 km
Emissões CO2: 120 g/km
Preço: 41.580€ (viatura ensaiada, com extras 45.750€)
* Dados do construtor

EQUIPAMENTO

Segurança
ABS: Sim
Controlo electrónico de estabilidade: Sim
Controlo de tracção: Sim, inteligente
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Auxílio ao arranque em subida: Sim
Auxílio à travagem de emergência: Sim
Aviso da pressão dos pneus: Não
Sistema de fixação Isofix para cadeiras de crianças: Sim
Aviso de colocação do cinto de segurança: Sim, com segurança activa

Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim
Vidros escurecidos: Sim, atrás
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Arranque mãos-livres: Sim
Direcção assistida: Sim
Espelhos retrovisores com regulação eléctrica: Sim
Volante regulável: Sim
Volante multifunções: Sim
Volante em pele: Sim
Comandos de rádio e telefone no volante: Sim
Rádio/CD com MP3: Sim
Bluetooth e USB: Sim
Ar condicionado: Sim, automático
Bancos dianteiros ajustáveis em altura: Sim
Bancos dianteiros com função massagem: Sim
Bancos traseiros amovíveis: Sim
Estofos e bancos em pele: Opção (1500€)
Reg./limitador de vel.: Sim
Travão de estac. eléctrico: Sim
Função Start/Stop: Sim
Computador de bordo: Sim
Jantes em liga leve: Sim, 18’’
Navegação por GPS: Sim
Sensores de luz e chuva: Sim
Assistência ao estacionamento: Sim
Sensores de estac.dianteiros: Sim
Sensores de estacionamento traseiros: Sim
Câmara de visão traseira: Sim
Visão 360º: Opção (700€)
Faróis de nevoeiro: Sim, com função cornering
Luzes de dia: Sim, em LED
Portão traseiro eléctrico: Sim
Tecto panorâmico: Opção, 720€

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