Fugas - Motores

  • Enric Vives-Rubio
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O enorme familiar também pode ser um potente diesel

Por Carla B. Ribeiro

Assentando na nova plataforma, o Grand C4 Picasso é a solução para quem tem que, ora transportar mais que cinco passageiros, ora arrumar muita carga. E, com o bloco diesel 2.0 de 150cv, apresenta-se com respostas eficientes, mas também mais penalizadoras nos consumos.

Se é verdade que o C4 Picasso já é um verdadeiro familiar, apostando nos lugares traseiros individuais que permitem que se afirme como um cinco lugares e não apenas como um 4+1, o Grand C4 Picasso eleva essa condição a outro patamar: aqui não cabem apenas cinco passageiros. No Grand C4 Picasso é possível acomodar até sete pessoas.

Refira-se, no entanto, que na terceira fila de bancos, que se rebate ao nível do fundo da bagageira, o ideal é viajarem crianças. Não tanto pelo espaço disponível para as pernas, uma vez que é possível deslizar os bancos da segunda fila para a frente, mas pelo espaço para a cabeça e, sobretudo, pelo acesso. Não que seja difícil ou moroso: os bancos da segunda fila que dão acesso à terceira facilmente se deslocam, cedendo passagem, e o espaço para entrar não está entre os mais pequenos. No entanto, essa ginástica será sempre mais fácil para uma criança do que para um adulto. Note-se que, com os sete lugares montados, a capacidade da mala, na qual facilmente se arruma a chapeleira, é de apenas 170 litros.

E caso não haja necessidade de ter os sete bancos? Então, além de se manter a mesma possibilidade de acomodar cinco pessoas na segunda fila sem atropelamentos, a mala cresce para uns impressionantes 645 litros, que, mediante a posição dos bancos da segunda fila, podem crescer para 700 litros — espaço ultrapassado por pouquíssimos monovolumes com dimensões semelhantes (é o caso da Opel Zafira Tourer com 710 litros). Além da dimensão do espaço, é de referir que o piso da mala, ao ser liso, facilita a arrumação. Outro ponto a sublinhar é a existência de pequenas bolsas que servem para colocar objectos mais pequenos.

O Grand C4 Picasso também assenta na nova plataforma EMP2 (Efficient Modular Platform 2), estreada na berlina, que alterou toda a imagem do Picasso. Neste caso, dada a pequena dimensão da sua frente, torna-se quase difícil de adivinhar o comprimento total de quase 4,6m. Mas, mais importante, a revisão das dimensões tornou este comprido veículo mais baixo, algo que se nota na estabilidade não comprometendo em demasia o conforto (embora haja muitos buracos e ressaltos que não passam despercebidos). Ainda assim, em dias de ventos fortes, como os que apanhámos, não deixa de dar a ideia de que a qualquer altura pode começar a “bailar”.

No capítulo do design, à semelhança do que aconteceu com o seu irmão menor, o Grand C4 Picasso viu renovado todo o seu olhar luminoso, que passou a ser delineado por finas luzes diurnas em LED que se prolongam pela carroçaria; os faróis surgem imediatamente abaixo daquelas e as luzes de nevoeiro rematam a nova “assinatura luminosa”.

Com o bloco diesel de 2.0 litros, alimentado pela potência de 150cv e servido por um binário de 370 Nm às 2000rpm, o Grand C4 Picasso mostra-se um carro ágil e revela respostas rápidas potenciadas pela caixa automática de seis relações. E, ao contrário do que aconteceu com a caixa pilotada, esta, não sendo perfeita, desempenha bem as suas funções. Além do mais, o bloco poderá ser o mais indicado para “puxar” cerca de 1500 quilos. Ainda assim, há a registar que o motor não está entre os mais silenciosos, bastando compará-lo ao 1.6 de 115cv.

Também na altura de abastecer, a potência extra exige mais alimento. Por isso, ao contrário do observado com a berlina, em que os nossos consumos estiveram a par com os anunciados, com este monovolume ficámos longe dos 4,7 litros que constam entre a ficha técnica do carro. Além dos consumos mais altos aos anunciados, há outro obstáculo de peso: o preço deste carro. A versão ensaiada, excluindo opcionais (sistema HI-FI JBL, sistema Multimédia Plug&Play, tejadilho panorâmico em vidro, Pack Park Assist 360º Pack Couro “Claudia”), estava equipada com o nível Exclusive e tem um preço de 41.580€. Numa tentativa de suavizar o valor, a Citroën tem feito várias campanhas promocionais. Actualmente, está em vigor um apoio à retoma no valor de mil euros para viaturas com mais de dez anos ou de 500€ para carros com idade inferior. Ainda em caso de financiamento com o Banque PSA, há uma redução de 500€ no valor da viatura.

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