Fugas - Motores

  • Enric Vives-Rubio
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Um descapotável premium movido a 150 camelos

Por João Palma

Este Audi A3 Cabriolet é premium e tem preço a condizer. Com quatro lugares reais, o modelo que conduzimos trazia um motor diesel 2.0 TDI, cujos 150cv estavam lá para o que fosse preciso. Mas com consumos de fazer inveja a muitos citadinos.

O Audi A3 Cabriolet é o mais caro dos descapotáveis de capota de lona similares do grupo Volkswagen, como o Beetle Cabrio ou o Golf Cabrio. Não será uma surpresa: a Audi é uma marca premium. A versão que conduzimos, com o motor diesel 2.0 TDI de 150cv e caixa manual de seis velocidades, com um preço-base de 46.000€, somados os extras que o equipavam, custava 53.900€. Surpreendente foi, sim, a média de consumos que fizemos no modo Efficiency, mas sem grandes preocupações de economizar: 5,3 l/100km.

Num veículo com as características e motorização deste descapotável, não seriam de espantar médias de consumo na ordem dos sete ou mesmo oito litros. Só que este A3 Cabrio revelou-se poupadinho como um camelo no deserto. Mais: num troço de cerca de 30km de estrada percorrido nos dois sentidos, num deles, em que fizemos bastantes ultrapassagens, a média foi de 5,3 l/100km. E à volta, sem muito trânsito, a 90-100 km/h, o consumo baixou para 4,4 l/100km! É certo que a poupança de combustível não constitui o motivo principal para quem adquire um veículo deste tipo, mas é sempre bom juntar o útil ao agradável.

Isto sem que o motor, acoplado a uma bem escalonada caixa manual de seis velocidades, deixe de responder bem e rapidamente às solicitações de condução: os 150 cavalos, ou melhor, os 150 camelos estão lá para o que for preciso. E nem sequer é necessário recorrer ao mais desportivo modo de condução Dynamic. Mesmo no economizador Efficiency o carro responde bem. Estes são dois dos cinco modos de condução disponíveis, sendo os restantes, Comfort, Auto (o veículo adapta-se ao estilo de condução) e Individual (o condutor escolhe os parâmetros que prefere).

Outros pontos positivos são a excelente estabilidade tanto em recta como particularmente em curva; a facilidade de condução, incluindo a capacidade de regulação de banco e volante para obter uma posição ideal, seja qual for o estilo e o tamanho do condutor; e a existência de quatro lugares reais (embora com espaço para os joelhos reduzido para quem se senta atrás). Também a capota acústica é um opcional que, por 295€, vale a pena considerar: com a capota de lona levantada, esquecemo-nos que não estamos num veículo com tejadilho rígido. A capota acciona-se em 18 segundos, mesmo em andamento a velocidades até 50 km/h.

Já num veículo que custa 46.000€ não faz muito sentido termos de pagar à parte opcionais como regulador/limitador de velocidade, comandos no volante ou uns rudimentares sensores de estacionamento traseiros (só com sinal acústico, sem sequer indicação gráfica no painel de instrumentos), itens de série em carrinhos muito mais baratos. Tudo somado, o equipamento opcional do A3 Cabriolet que conduzimos orçava em 8700€ — uma política de preços comum nas marcas premium, em que o cliente tem sempre que despender uns milhares de euros extra sobre o preço-base para ter um veículo com um mínimo de condições.

No que se refere ao design, tanto exterior como interior, a nota é muito positiva: a um visual apelativo e dinâmico corresponde um interior sóbrio e elegante, onde sobressai a qualidade dos materiais e acabamentos. A instrumentação é muito completa, mas a consulta e operação das funções do veículo e dos sistemas de áudio, telefone e navegação no ecrã central a cores, através de uma roda selectora e botões circundantes no centro da consola, não é tão simples como o desejável.

Positivo é o facto de, sob o fundo da mala com 275 a 320 litros de capacidade, existir uma roda sobresselente de emergência. Aliás, no espaço circundante da roda é possível guardar alguns pequenos objectos, o que sempre dá jeito quando a mala, como é o caso, não é muito grande.

BARÓMETRO
+ Design, qualidade dos materiais e acabamentos, resposta do motor e da caixa, consumos, quatro lugares reais
- Cruise control e sensores de estacionamento traseiro como opcionais

150 camelos
Sendo o A3 Cabriolet um descapotável com capota de lona, com mais de 1500kg e um motor diesel de 150cv, é surpreendente a média de 5,3 l/100km que obtivemos em cerca de 500km de condução por percursos variados. É verdade que, praticamente durante todo o tempo, usámos o modo de condução economizador Efficiency, mas também pisámos no acelerador sem grandes preocupações. É caso para dizer que, em vez de uma tropa de 150 sequiosos cavalos, o motor continha uma cáfila de 150 sóbrios camelos.

Podia ser mais simples
Os comandos na consola central que regulam o sistema de navegação e infoentretenimento Audi Multi Media Interface (MMI Navegação) não são dos mais fáceis de manusear. Para além da roda selectora central, que tem menos funções que sistemas semelhantes de outras marcas, existem vários botões colocados em seu redor para aceder e accionar muitas das funções do sistema MMI. Isso, se não for feito pelo pendura, obriga o condutor a tirar os olhos da estrada com todos os perigos e inconvenientes daí decorrentes.

Quatro lugares reais
O habitáculo de muitos descapotáveis apresenta uma configuração 2+2, isto é, dois lugares reais e confortáveis à frente e dois bancos traseiros onde só cabem anões sem pernas — isto é, só servem como espaço extra para transportar bagagem. Não é o caso deste A3 Cabriolet: o espaço atrás é algo reduzido e requer certa ginástica para que se possam sentar quatro pessoas dentro do carro. Porém, com jeitinho (mas sem muito conforto) cabem todos. Se o condutor for grande, atrás deve ir quem for mais pequeno e para que alguém caiba atrás do pendura este deve sentar-se o mais à frente possível.

Posição de condução
O volante, bem como o banco do condutor reguláveis em altura e profundidade, são atributos relativamente comuns na maioria dos veículos, mas também é normal que haja sempre quem se sinta mais confortável no posto de condução que outros. Porém, neste descapotável, independentemente do tamanho do condutor e do modo como ele se prefere sentar atrás do volante, é sempre possível encontrar a regulação certa para cada pessoa.

FICHA TÉCNICA*

Motor
Cilindrada: 1968cc
Potência: 150cv 3500-4000 rpm
Binário: 340 Nm 1750-3000 rpm
Cilindros: 4 cilindros em linha
Válvulas: 4 por cilindro
Combustível: Gasóleo
Alimentação: Injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável. Intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual de 6 velocidades
Suspensão: Tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora à frente; atrás, travessa deformável com molas helicoidais e barra estabilizadora
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica variável
Diâmetro viragem paredes: 10,8m
Travões: Discos ventilados à frente e discos sólidos atrás

Dimensões
Comprimento: 4421mm
Largura: 1793mm
Altura: 1409mm
Distância entre eixos: 2595mm
Peso: 1535 kg
Pneus: 225/40 R18 92Y. Roda sobresselente de emergência
Capac. depósito: 50 litros
Capac. mala: 320 litros (275 litros com a capota guardada na mala)

Prestações
Velocidade máxima: 224 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 9,8s
Consumo misto: 4,2 litros/100 km
Emiss.de CO2: 110 g/km (Euro 6)

Preço: 46.060€ (viatura ensaiada, 53.900€)
* Dados do construtor

EQUIPAMENTO

Segurança
ABS: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cortina: Não
Airbag de joelhos: Sim (condutor)
Aviso de cintos de segur.: Sim
Con. elect. de estab. (ESP): Sim
Controlo de tracção: Sim
Audi Drive Select: Sim (235€)
Assist. travagem emergência: Sim
Assist. arranque em subida: Sim
Função Start/Stop: Sim
Indicador pressão pneus: Sim
Travão de estac. eléctrico: Sim

Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim
Vidros escurecidos: Sim
Deflector cortaventos: Sim (375€)
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Retrovisores rebatíveis electricamente: Não
AC Auto bizona: Sim (645€)
Abertura depósito interior: Não
Abertura mala no interior: Sim,
Bancos em pele: Sim, opção em couro e alcantara, 1085€
Fixações Isofix: Sim
Jantes liga leve: Sim, 18’’ (875€)
Apoio de braços amovível à frente: Sim
Rádio/CD com MP3: Sim
Conexão Bluetooth: Sim, opção incluída no pacote MMI navegação, 1005€
Conexões iPod/iPhone: Sim, com pacote MMI navegação
Comandos no volante: Sim
Volante em pele: Sim
Volante regulável: Sim, em altura e profundidade
Botão de ignição Start/Stop: Sim
Computador de bordo: Sim
Alarme: Não
Navegação por GPS: Sim, opção incluída no pacote MMI navegação
Reg./lim. velocidade: Sim (320€)
Sensores de luz e de chuva: Sim
Sensores de estacionamento traseiros: Sim, opção 470€
Câmara de estac. traseiro: Não
Faróis de nevoeiro dianteiros: Sim
Faróis de xénon: Sim (1135€)
Capota acústica: Sim (295€)
Capota em lona com accionamento eléctrico: Sim

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