Fugas - Motores

Continuação: página 2 de 2

Nova face da Volvo estreia-se com a segunda geração do SUV premium

Inspirado no Concept XC Coupé, o XC90 tem um design que o fabricante define como rugged luxury — robustez luxuosa. E, na verdade, a descrição adapta-se ao carro, com um visual exterior de solidez, luxo e até uma certa agressividade que lhe é conferida pela grande grelha frontal, onde sobressai ao centro o novo emblema de grandes dimensões da Volvo e as luzes diurnas de LED em forma de martelo deitado — o martelo de Thor, deus da mitologia nórdica.

No interior, destaque para a qualidade dos materiais e a perfeição dos acabamentos. Com muito poucos botões, quase todos os sistemas de infoentretenimento, interconectividade, navegação e funcionalidades do veículo são accionados por meio de um enorme ecrã táctil (do tamanho de um tablet) ao centro do tablier, de uma forma extremamente simples e intuitiva, graças ao deslizar dos dedos (que até podem estar cobertos por uma luva). E, claro, para que o condutor não retire os olhos da estrada, existe um head-up display a cores. Em opção (de série na First Edition) é proposto um sistema de som Bowers & Wilkins, massagem nos bancos, abertura da mala com um movimento do pé debaixo da traseira do carro e muito mais.

A Volvo, que sempre foi um líder no que toca à segurança e cujo objectivo é que a partir de 2020 ninguém possa morrer ou ficar ferido num novo Volvo (Vision 2020), classifica o XC90 como o seu veículo mais seguro de sempre. A designação IntelliSafe abrange todos os sistemas de segurança activa e passiva do carro. Segundo o fabricante, “está concebido para tornar a condução mais simples e agradável e menos desgastante”. “O condutor pode distrair-se, mas o sistema não.”

Para além dos dispositivos de segurança já existentes noutros veículos da Volvo, o XC90 estreia novos sistemas de protecção à saída involuntária da estrada, de travagem automática nos cruzamentos ou na mudança de faixa face a outros carros em rota de colisão, bem como uma versão melhorada do sistema City Safety de prevenção de colisões com outro veículo, pedestre ou ciclista a circular à frente do carro, seja de dia ou de noite, com aviso e auxílio na travagem, e que inclui o Queue Assist, que trava e acelera automaticamente o veículo em situações de engarrafamento.

--%>