Fugas - Motores

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    Twingo: Ficha técnica

Renault Twingo, do passado fica o nome e o emblema

Por João Palma

O novo Renault Twingo representa uma revolução face às gerações precedentes. Desenvolvido em conjunto com o novo Smart, só manteve o nome e o emblema, sendo um carro inédito que até tem tracção traseira, algo invulgar num citadino.

Com lançamento previsto para dia 1 de Novembro, a terceira geração do Renault Twingo é o primeiro produto do trabalho conjunto da Renault e da Daimler a ser comercializado, seguindo-se a breve trecho os novos Smart Fortwo e Forfour, que partilham chassis e mecânica (motores e transmissões) com o carro francês. O novo Twingo, com cinco portas e quatro lugares, terá tracção traseira, dois motores 1.0 tricilíndricos a gasolina (70cv atmosférico e 90cv turbo) e preços a partir de 11.950€.

Renault Twingo e Smart Forfour serão produzidos na mesma fábrica de Novo Mesto, Eslovénia. O Fortwo, que utiliza a mesma plataforma mas encurtada, será fabricado em França, na unidade de produção do Smart em Hambach. Todos os carros têm tracção traseira, o que, não sendo uma estreia no segmento dos citadinos (por exemplo, houve Fiat 500 e 600 com tracção traseira no século XX), não deixa de ser inusitado.

A tracção traseira, com uma repartição de massas de 45% à frente e 55% atrás, para além de proporcionar uma maior facilidade na descrição de curvas, associada à colocação do motor na traseira sob o fundo da mala, permite, segundo a Renault, um muito menor diâmetro de viragem (8,65m entre passeios), trunfo fundamental num veículo mais vocacionado para a condução urbana, bem como melhor aproveitamento do espaço interior. Com efeito, apesar de o novo Twingo ser um centímetro mais curto e menos largo e oito mais alto que o seu antecessor (respectivamente, 3590mm, 1650mm e 1550mm), tem uma distância entre eixos muito maior (2490mm em vez de 2370mm) e as rodas colocadas mais à face da carroçaria. Isso proporciona um habitáculo mais espaçoso, com uma posição de condução elevada para maior visibilidade e, não havendo túnel de transmissão devido ao motor e a tracção serem atrás, um fundo plano nos lugares traseiros. A mala tem uma capacidade de 219 litros até 980 litros com os bancos rebatidos, incluindo o do pendura (o que permite transportar objectos até 2,31m de comprimento). Existem ainda mais 52 litros espalhados por diversos espaços de arrumação no habitáculo, alguns destes podendo ser removidos, permitindo modulá-los em função da sua utilização (sistema Flexicase).

No que se refere à segurança, a estrutura desse citadino foi concebida para resistir a colisões de grande intensidade, preservando o habitáculo. O capot, o pára-choques dianteiro e os guarda-lamas estão concebidos para minimizar os efeitos de embates contra peões. Airbags frontais e laterais, encostos de cabeça com função antichicote, fixações Isofix em 3 lugares, controlo de estabilidade, ABS com assistência à travagem de emergência, limitador de velocidade, auxílio ao arranque em subida e sistema de controlo de pressão de pneus são alguns dos elementos do equipamento de série.

O motor atmosférico tricilíndrico 1.0 a gasolina com 70cv cumpre a norma de emissões Euro 5 sem sistema Start/Stop e a norma Euro 6 com a função de paragem e arranque automáticos do motor. O propulsor turbo 1.0 tricilíndrico de 90cv obedece à norma Euro 6. Segundo o construtor, quaisquer destes propulsores têm baixos consumos e emissões. Todos vêm acoplados a uma caixa manual de cinco velocidades.

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