A quinta geração do Mondeo, o veículo do segmento D da Ford, estará disponível em Janeiro de 2015, e uma das coisas que mais se destaca é a vontade da Ford em andar a par e passo com a vertiginosa evolução dos sistemas de segurança aplicados nos automóveis. O novo familiar médio apresenta, em estreia europeia, cintos de segurança insufláveis para os dois passageiros que se sentam atrás nos lados (não para quem viaja ao meio).
O equipamento que chega agora à Europa é algo que a marca já usa em veículos no mercado norte-americano e que impede, em caso de impactos violentos, fracturas múltiplas das costelas. Acresce que, devido a serem almofadados, estes cintos (opcionais por 200€) proporcionam conforto acrescido em viagens longas. A isto somam-se airbags frontais, laterais, de cortina e de joelhos para o condutor.
Outros dispositivos de segurança são a detecção de peões, o cruise control adaptativo, o sistema de travagem activa em cidade, avisos de mudança involuntária de faixa e de aproximação de veículos em ângulo morto e a iluminação adaptativa em LED (1100€), que interage com a condução, aumentando ou reduzindo a luminosidade, adequando o foco de luzes e até accionando os travões em situações de detecção de obstáculos.
O novo Mondeo estará disponível nas carroçarias sedan de quatro portas, berlina de cinco portas e carrinha, com dois níveis de equipamento, Trend e Titanium, e três motores a gasóleo com potências entre os 115cv e os 180cv. Haverá ainda uma versão híbrida gasolina/eléctrica com 187cv. No lançamento, para além das motorizações diesel e híbrida gasolina/eléctrica, há mais três propulsores a gasolina (1.5 de 160cv e 2.0 de 203cv e 240cv) só por encomenda.
Apesar de chegar apenas em Janeiro, já se aceitam encomendas e os preços começam nos 30.930€ da berlina Mondeo 1.6 TDCi de 115cv Trend. Para as carrinhas há que desembolsar cerca de mais 1200€. No entanto, há uma versão especial a pensar nas frotas: o motor diesel 1.6 de 115cv e nível de equipamento Titanium a um preço abaixo da barreira fiscal dos 25.000€.
Para Abril de 2015 são esperadas mais novidades: uma versão com o motor a gasolina 1.0 Ecoboost de 125cv, a substituição do motor diesel 1.6 TDCi pelo mais eficiente 1.5 TDCi de 120cv e surgirá um motor diesel biturbo com 210cv e 450 Nm de binário. Na mesma data, estarão disponíveis a tracção integral para os 2.0 TDCi de 150cv e 180cv, bem como uma caixa automática de dupla embraiagem.
Tendo por base a nova plataforma também usada no S-Max, o Mondeo é um carro grande: na berlina de cinco portas tem 4871mm de comprimento (4867mm na carrinha e no híbrido), 1901mm de largura e 1482mm de altura (1501mm na carrinha e no híbrido). Isso reflecte-se no espaço interior para os cinco ocupantes e na mala: 541 litros no cinco portas (1437 litros com a 2.ª fila de bancos rebatida) e 500 litros na carrinha (1605 litros com apenas dois lugares). Já o híbrido, com 383 l, fica a perder.
No exterior, o Mondeo tem linhas que lembram um coupé, com um visual dinâmico e elegante, para o que contribuem os faróis em LED. Já por dentro, face à geração anterior, nota-se uma melhoria nos materiais utilizados e nos acabamentos e uma simplificação da instrumentação. Os bancos são muito confortáveis e envolventes. Em opção, os dianteiros podem ter massagem.