Depois da apresentação internacional, que decorreu em Düsseldorf, na Alemanha, em finais de Julho, foi agora a vez de ser apresentado à comunicação social portuguesa o Yaris, o utilitário da Toyota que sofreu um grande facelift. E o palco escolhido para um modelo profundamente renovado não podia ser mais adequado — a Renova, uma empresa 100% portuguesa que se destaca por estar na vanguarda da produção de produtos de papel inovadores, como é o caso do mundialmente famoso papel higiénico preto.
As pré-vendas do Yaris renovado já se iniciaram. Esta actualização do modelo de 2011 é mais vasta que muitas novas gerações de outros veículos, sendo o fruto de 576.000 horas de investigação e mais de um milhar de novas peças, num investimento de 85 milhões de euros.
Curiosamente, onde é menos visível o facelift é precisamente no visual, que agora é idêntico para todas as versões, incluindo a híbrida, com a estrutura da frente em “x” (tal como o novo Aygo) com a grande grelha inferior separada da parte superior por uma cercadura. Mas na igualdade há diferenças, com três opções de ópticas dianteiras e duas traseiras e seis jantes.
O espaço interior e o volume da mala mantêm-se, mas os materiais e acabamentos estão melhores e com novo design e novas cores do tablier, consola e bancos. Destaque para a nova versão do sistema de info-entretenimento Toyota Touch 2 com câmara de visão traseira e mirror link, isto é, conexão com um smartphone, e utilização de todas as funções deste, incluindo navegação por GPS, a partir do ecrã táctil de 7’’ do sistema. O Toyota Touch 2 é de série a partir do nível intermédio de equipamento, Comfort.
As motorizações disponíveis são quatro: 1.0 VVT-i tricilíndrico com 69cv e 1.33 Dual VVT-i de 4 cilindros com 99cv a gasolina, 1.4 D-4D com 90cv a gasóleo e 1.5 VVT-i híbrido gasolina/eléctrico com 100cv. Todas foram objecto de melhoramentos para as tornar mais eficientes e reduzir consumos e emissões, com destaque para o 1.0 VVT-i de 69cv e para o híbrido 1.5 VVT-i de 100cv.
O 1.0 tem uma caixa manual de cinco velocidades, os 1.33 a gasolina e 1.4 a gasóleo vêm com uma caixa manual de seis velocidades e o híbrido com uma caixa automática de variação contínua que também está disponível em opção para o 1.33 a gasolina.
A versão híbrida tem vindo a aumentar a sua percentagem face às outras motorizações e a Toyota continua a apostar fortemente nela. Assim, no nível Comfort, o preço da variante híbrida é o mesmo da diesel: 18.690€. Outro ponto onde se registam progressos é ao nível de ruído e vibrações, graças a materiais isolantes mais espessos e melhoria na aerodinâmica.
O Yaris pode ter três níveis de equipamento: Active, Comfort (com três packs opcionais, Sport, Techno e Style) e Sport (packs opcionais: Luxury, Plus e Techno).
O nível de entrada, Active, inclui retrovisores eléctricos, vidros eléctricos à frente, rádio/CD com conexão USB Aux-in e indicador de pressão dos pneus. O Comfort, o nível que a Toyota prevê vir a constituir o grosso das vendas, adiciona, entre outras coisas, ar condicionado manual, Toyota Touch 2 com câmara de visão traseira e Bluetooth.