A Lexus é a marca de luxo do grupo Toyota, mas ao invés do que sucede no mercado norte-americano, onde já desfruta de um estatuto similar ao de outros emblemas de prestígio, na Europa tarda em afirmar-se.
Talvez porque, dentro de uma filosofia “verde”, aposta nas motorizações híbridas gasolina/eléctricas menos poluentes que o gasóleo predominante nos segmentos premium em que os seus veículos se inserem. O seu modelo mais recente é o SUV híbrido Lexus NX 300h, posto agora à venda em Portugal.
Este é o 6.º modelo híbrido gasolina/eléctrico da Lexus, sendo o RX 400h, lançado em 2005, o primeiro SUV híbrido do mundo. A aposta nas motorizações híbridas gasolina/eléctricas é apanágio do grupo Toyota, que, até ao presente, entre Toyota e Lexus, já vendeu mais de sete milhões de veículos desse tipo.
Segundo a marca, os híbridos são económicos nos consumos, requerem menos manutenção, têm menor desgaste de pneus, não têm embraiagem, turbos ou bombas de alta pressão e são menos poluentes.
O Lexus NX 300h, lançado no ano em que a marca de veículos de luxo do grupo Toyota completa 25 anos de existência, é um SUV premium de dimensão média (4630mm de comprimento, 1845mm de largura e 1645mm de altura) com capacidade para transportar cinco pessoas e 555 litros de mala (1600 litros com os bancos traseiros rebatidos).
Muito baseado no protótipo LF-NX, revelado em 2013 nos salões automóveis de Tóquio e Frankfurt, este veículo de linhas elegantes e desportivas, que pode ter tracção dianteira ou integral, é movido por um conjunto de um motor 2.5 de 4 cilindros a gasolina com 155cv e um eléctrico com 143cv, que originam uma potência total combinada de 197cv.
A este conjunto dianteiro soma-se, no caso da versão 4x4, um motor eléctrico traseiro com 68cv e 139 Nm de binário. O NX 300h tem uma nova transmissão híbrida automática de variação contínua e uma bateria mais compacta. Mesmo na variante 4x4, o NX 300h apresenta, segundo a marca, emissões e consumos reduzidos.
Este é um SUV especialmente vocacionado para o asfalto, embora, graças aos seus 185mm de altura ao solo,17,2º de ângulo de entrada e 24,5º de ângulo de saída, também possa circular fora de estrada em trilhos de baixa/média dificuldade, em especial quando dotado de tracção integral.
No entanto, face às suas características e ao regime fiscal português, será a versão com tracção dianteira que a Lexus conta vender mais (60% a 70% da previsão de 45 unidades até ao final de 2104 e de 100 veículos em 2015). Para além da diferença de preço entre tracção dianteira e 4x4, a favor da variante 4x2 joga o facto de esta, com Via Verde, ser classe 1 nas portagens. Aliás, graças ao seu preço competitivo (a partir dos 46.950€) face a outros SUV de luxo similares, a Lexus prevê que o NX 300h venha a constituir 30% do total das suas vendas.
Por dentro, ressalta a qualidade dos materiais e acabamentos deste veículo recheado de tecnologia, que pode ter três níveis de equipamento: na versão 4x2, Business, Executive e Executive+ (a Lexus prevê que estes dois últimos, com preços desde os 51.450€, venham a ser os mais vendidos); e com tracção integral, Executive, Executive+ e F Sport.
Mesmo na versão de entrada, este SUV vem bem equipado de série. Aliás, ao contrário da política praticada por outras marcas premium (em que o preço-base só cobre praticamente as rodas, os bancos, o volante e o motor), há vários níveis de equipamento e uma lista reduzida de opcionais, pelo que o custo final — não sendo agravado por equipamento opcional que, na verdade, é essencial — não difere muito do preço-base.
Consoante os níveis de equipamento, o Lexus NX 300h pode ter 8 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelhos do condutor), Monitor da Pressão dos Pneus, sistemas de Segurança de Pré-Colisão, Cruise Control Adaptativo desde os 0 km/h, Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem, Luzes Automáticas de Máximos, Monitor de Ângulo Morto, Câmaras de Visão a 360º, Alerta de Trânsito em Marcha-Atrás e faróis em LED com iluminação em curva.
No que toca aos sistemas de infoentretenimento e ao conforto e vida a bordo, refira-se um ecrã TFT de 4,2’’ a cores no painel de instrumentos, um ecrã central de 7’’ (rádio, sistema de navegação, informações sobre o veículo, etc.) controlado por botão rotativo na consola, um tabuleiro na consola central que recarrega o telemóvel aí colocado, head-up display (projecção de informação do computador de bordo e sistema de navegação no pára-brisas) e sistemas áudio Pioneer ou Mark Levinson.
Ficha Técnica*
Motor de combustão: 4 cil., 16v, 2494cc, gasolina
Potência : 197cv às 5700 rpm
Binário máximo: 210 Nm às 4200-4400 rpm
Motor eléctrico dianteiro
Potência: 143cv
Binário máximo: 270 Nm
Motor eléctrico traseiro (só na versão 4x4)
Potência: 68cv
Binário máximo: 139 Nm
Bateria: Hidretos metálicos de níquel
Sistema Hybrid Sinergy Drive
Potência total combinada: 197cv
Veloc. Máxima: 180 km/h
Aceleração 0/100 km/h: 9,3s
Consumo médio 5,1 l/100 km/5,2 l/100km**
Emissões de CO2: 117 g/km/121 g/km**
Preço: Desde 46.950€/ 53.700**
* Dados do construtor
** Tracção dianteira, nível de equipamento Business/Tracção integral, nível de equipamento Executive