Fugas - Motores

Um luxuoso SUV híbrido

Por João Palma

O visual não engana — é um elegante SUV premium. Porém, ao contrário do grosso dos concorrentes, não é um diesel, mas, na tradição da Lexus, um híbrido gasolina/eléctrico com boas performances, emissões e consumos reduzidos.

A Lexus é a marca de luxo do grupo Toyota, mas ao invés do que sucede no mercado norte-americano, onde já desfruta de um estatuto similar ao de outros emblemas de prestígio, na Europa tarda em afirmar-se.

Talvez porque, dentro de uma filosofia “verde”, aposta nas motorizações híbridas gasolina/eléctricas menos poluentes que o gasóleo predominante nos segmentos premium em que os seus veículos se inserem. O seu modelo mais recente é o SUV híbrido Lexus NX 300h, posto agora à venda em Portugal.

Este é o 6.º modelo híbrido gasolina/eléctrico da Lexus, sendo o RX 400h, lançado em 2005, o primeiro SUV híbrido do mundo. A aposta nas motorizações híbridas gasolina/eléctricas é apanágio do grupo Toyota, que, até ao presente, entre Toyota e Lexus, já vendeu mais de sete milhões de veículos desse tipo.

Segundo a marca, os híbridos são económicos nos consumos, requerem menos manutenção, têm menor desgaste de pneus, não têm embraiagem, turbos ou bombas de alta pressão e são menos poluentes.

O Lexus NX 300h, lançado no ano em que a marca de veículos de luxo do grupo Toyota completa 25 anos de existência, é um SUV premium de dimensão média (4630mm de comprimento, 1845mm de largura e 1645mm de altura) com capacidade para transportar cinco pessoas e 555 litros de mala (1600 litros com os bancos traseiros rebatidos).

Muito baseado no protótipo LF-NX, revelado em 2013 nos salões automóveis de Tóquio e Frankfurt, este veículo de linhas elegantes e desportivas, que pode ter tracção dianteira ou integral, é movido por um conjunto de um motor 2.5 de 4 cilindros a gasolina com 155cv e um eléctrico com 143cv, que originam uma potência total combinada de 197cv.

A este conjunto dianteiro soma-se, no caso da versão 4x4, um motor eléctrico traseiro com 68cv e 139 Nm de binário. O NX 300h tem uma nova transmissão híbrida automática de variação contínua e uma bateria mais compacta. Mesmo na variante 4x4, o NX 300h apresenta, segundo a marca, emissões e consumos reduzidos.

Este é um SUV especialmente vocacionado para o asfalto, embora, graças aos seus 185mm de altura ao solo,17,2º de ângulo de entrada e 24,5º de ângulo de saída, também possa circular fora de estrada em trilhos de baixa/média dificuldade, em especial quando dotado de tracção integral.

No entanto, face às suas características e ao regime fiscal português, será a versão com tracção dianteira que a Lexus conta vender mais (60% a 70% da previsão de 45 unidades até ao final de 2104 e de 100 veículos em 2015). Para além da diferença de preço entre tracção dianteira e 4x4, a favor da variante 4x2 joga o facto de esta, com Via Verde, ser classe 1 nas portagens. Aliás, graças ao seu preço competitivo (a partir dos 46.950€) face a outros SUV de luxo similares, a Lexus prevê que o NX 300h venha a constituir 30% do total das suas vendas.

Por dentro, ressalta a qualidade dos materiais e acabamentos deste veículo recheado de tecnologia, que pode ter três níveis de equipamento: na versão 4x2, Business, Executive e Executive+ (a Lexus prevê que estes dois últimos, com preços desde os 51.450€, venham a ser os mais vendidos); e com tracção integral, Executive, Executive+ e F Sport.

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