Fugas - Motores

Novo Corsa: Mudar pouco por fora e muito por dentro

Por João Palma

Mark Adams, o responsável pelo design da Opel, pensou revolucionar o visual do novo Corsa com base no Insignia, mas as reacções do público levaram-no a arrepiar caminho. Mas se mudou pouco por fora, o Corsa mudou muito por dentro.

De início, Mark Adams, o vice-presidente para o design da Opel/Vauxhall e o “pai” estilístico do Insignia, pensou inspirar-se neste e criar um visual totalmente novo para a quinta geração do Corsa, com lançamento previsto em Portugal para o princípio de 2015 (já se aceitam pré-encomendas).

Mas consultas a utilizadores fizeram-no mudar de opinião. Estes preferiam uma evolução na continuidade e, curiosamente, apontaram como aspecto a melhorar a dificuldade de desembaciamento do pára-brisas.

Como o cliente tem (quase) sempre razão, a Opel introduziu vidros térmicos com melhor sistema de desembaciamento na nova geração do seu utilitário e, mantendo as mesmas dimensões do Corsa IV (comprimento 4021mm, largura 1944mm e altura1479/1481mm, 3portas/5portas), deu alguns toques no design exterior, com ópticas em forma de asa por cima da grelha frontal, vincos no capot, linhas que se prolongam de frente para trás e os farolins traseiros sobressaídos, pelo que o novo Corsa parece mais largo e mais baixo que o actual.

É, porém, por dentro que se verificam as grandes mudanças neste utilitário de cinco lugares e três ou cinco portas. Com base na mesma plataforma do Corsa IV, tem um chassis novo com subchassis mais rígido, centro de gravidade 5mm mais baixo, suspensões dianteira e traseira reformuladas e nova direcção. Assim, oferece mais conforto, é mais estável em recta, curva melhor e responde com maior precisão às manobras de direcção. A direcção assistida com modo City facilita as manobras na cidade.

A gama dos motores a gasolina e gasóleo é nova ou renovada. Todos cumprem a norma de emissões Euro 6 e, à excepção do 1.2 atmosférico a gasolina, têm sistema Start/Stop de paragem e arranque automático do motor, para reduzir consumos e emissões. Destaque para o novo propulsor tricilíndrico 1.0 turbo nas variantes de 90cv e 115cv, estreado no Adam e que se distingue pelas suas performances e baixo nível de ruído (inferior a um motor de 4 cilindros).

É na versão de 115cv do 1.0 e no 1.3 turbodiesel de 95cv, que foi totalmente revisto para melhorar consumos e emissões, que a Opel aposta a maioria das fichas. Em termos de transmissões, os 1.2 a gasolina e 1.3 a gasóleo utilizam uma caixa manual de cinco velocidades; os 1.0 tricilíndricos vêm acoplados à nova caixa manual de seis velocidades. O motor 1.4 atmosférico a gasolina de quatro cilindros e 90cv vem, no lançamento, com uma caixa automática de conversor de par de seis relações que lhe aumenta os consumos e emissões e reduz as performances.

Para Março de 2015, está prevista uma nova caixa manual robotizada Easytronic de cinco relações para o 1.4, que, segundo a Opel, trará significativa melhoria em todas as vertentes, com resposta mais rápida, não apresentando os inconvenientes deste tipo de transmissões (aquela espécie de soluço/solavanco definido como efeito de “poço” nas passagens de caixa).

Por dentro, a habitabilidade do Corsa V é similar à do Corsa IV, mantendo-se os 280/285 litros de capacidade da mala (3/5 portas, 750/710 litros com os bancos traseiros rebatidos). Os materiais e acabamentos têm melhor qualidade e aqui, sim, houve uma revolução no design e na instrumentação, que adopta muitos dispositivos incluídos no Adam, nomeadamente o sistema de infoentretenimento Intellilink da Opel com ecrã táctil de 7’’, com conectividade a smartphones, importando as funções deste, incluindo a aplicação BringGo (navegação por GPS) e comandos de voz.

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