Fugas - Motores

Seat Leon

Seat Leon

Quinze gamas disputam o título de Carro do Ano e vinte modelos as classes

Por Carla B. Ribeiro

É a 31.ª edição do Carro do Ano/Troféu Essilor Volante de Cristal.

Para suceder ao Seat Leon, estão na corrida, por ordem alfabética, Audi TT Coupé, Citroën C4 Cactus, Hyundai i10, Honda Civic Tourer, Kia Carens, Nissan e-NV200 (Evalia), Nissan Juke, Nissan Qashqai, Nissam X-Trail, Opel Adam Rocks, Peugeot 308 SW, Renault Twingo, Seat Leon X-perience, Volkswagen Passat e Volkswagen e-up.

Além do título de Carro do Ano, elege-se ainda o melhor entre as classes. No Citadino do Ano concorrem Hyundai i10 Style, Nissan Juke 1.5 DCi Tekna, Opel Adam Rocks 1.0 Turbo, Opel Meriva Tourer 1.4 Turbo Flexfluel e Renault Twingo Energy Tce 90 S&S Sport.

Para Familiar do Ano, contam-se o Citroën C4 Cactus 1.6 Blue HDI e o Nissan Qashqai 1.5 Dci 110 Cv N-Tec.

Os concorrentes para Carrinha do Ano são Honda Civic Tourer Lifestyle 1.6, Peugeot 308 SW Allure 1.6 e.HDI 115cv e Volkswagen Passat Variant 2.0 TDI 150cv.

Kia Carens 1.7 CRDi TX, 7 Lugares, 136cv, Nissan X-Trail 1.6 DCi 360 4x2 Xtronic, Opel Mokka 1.4 Turbo Executive Flex Fluel e Seat Leon X-Perience 1.6tdi CR 110cv 4Drive compõem a lista que disputa a categoria Crossover do Ano.

Para emoções mais fortes, o Desportivo do Ano decide-se num duelo entre Audi TT Coupé 2.0 TDI 184cv e o Seat Leon SC Cupra 280 DSG.

Para Executivo do Ano estão inscritos Opel Insignia 1.4 Turbo Selection Flexfuel e Volkswagen Passat 2.0 TDI 150cv e, por fim, na classe Ecológico do Ano marcam presença Nissan e-NV200 (Evalia) Combi Confort e Volkswagen e-Up 82 Cv.

Esta 31.ª edição do Carro do Ano/Troféu Essilor Volante de Cristal é uma iniciativa organizada pelo jornal Expresso e pela SIC Notícias, conta com a avaliação de uma vintena de jornalistas da área automóvel em representação dos respectivos órgãos de comunicação social, PÚBLICO incluído, e visa premiar o modelo que represente, simultaneamente, um avanço tecnológico significativo no âmbito do mercado automóvel nacional e o melhor compromisso para o automobilista português. Entre os itens a avaliar estão “qualidades dinâmicas, segurança, ecologia, consumos, conforto, preço, equipamento”.

Após os ensaios dinâmicos, o júri seleccionará seis finalistas em Janeiro e só um mês depois, em data a anunciar, serão conhecidos os vencedores.

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