Um automóvel maduro, com elevados padrões de qualidade, que inspira total confiança. É assim que se apresenta o novíssimo Volkswagen Passat da oitava geração, vestido com as melhores tecnologias do grupo e dotado de um ar sóbrio mas cativante.
Ao olhá-lo e, principalmente, ao conduzi-lo, o Passat transmite uma química sedutora que não é difícil de explicar. Isto porque estamos perante uma nova interpretação do carro de maior sucesso da marca.
Tanto na versão Limousine (três volumes), como na Variant (carrinha), está presente um desenho emocional que transmite linhas de força e lhe confere um cunho desportivo. O novo Passat pretende assumir o segredo da temporalidade dos modelos Volkswagen, com um visual que se mantém coerente, mas que deixa perceber um nítido avanço tecnológico.
Lançado, recentemente, no Salão de Paris, o Volkswagen Passat aposta forte em três vertentes fundamentais: tecnologia, qualidade e design, enquanto trunfos de um carro global que tem a responsabilidade de lisonjear a sua clientela muito diversificada.
Aparência sólida e desportiva, habitáculo que facilita a vida a bordo e mais espaço interior, em especial nos lugares traseiros, promovem uma coligação perfeita com a dinâmica notável demonstrada por um veículo de grandes dimensões como o Passat, tanto na versão Limousine como Variant.
Isto mesmo foi comprovado nas impertinentes estradas da Sardenha, onde a Volkswagen exibiu o novo modelo equipado com o vigoroso diesel 2.0 TDI biturbo, com 240cv e caixa DSG de sete velocidades, além da tração integral, o que lhe confere um comportamento irrepreensível.
Se este muito bem equipado Passat (Highline) enfeitiça quem o conduz, é a motorização diesel de 2.0 litros, com uma potência de 150cv, que reúne maior consenso, mostrando-se muito eficiente, económica e pouco poluente. Para o mundo apreciar, o Passat mostrou também as capacidades do seu surpreendente “coração” a gasolina, um 1.4 TSI, com 150cv, versão que não estará disponível em Portugal.
A SIVA, importador nacional da Volkswagen, aposta nas motorizações diesel de 2.0 litros, com 150 ou 240cv, disponíveis já em Novembro, com caixa manual de seis velocidades ou automática DSG, enquanto aguarda ansiosamente por um revigorado bloco TDI de 1.6 litros, agora com um turbo de maiores dimensões que lhe confere uma potência de 120cv.
Esta versão deverá estar disponível para o mercado luso nos primeiros dias de 2015, com preços um pouco acima dos 32.000€. E, se Janeiro marca a chegada do motor 1.6 TDI, com 106 g/km de emissões CO2, contra os também baixos 108 g/km do 2.0 TDI de 150cv, o mês de Março fará chegar um outro bloco de 2.0 litros com 190cv. Já para Setembro de 2015, é esperada a versão GTE (híbrida Plug-in) com uma potência de 218 cv.
Está-se, assim, perante uma vasta gama de motores diesel, tão ao gosto do mercado nacional, para animar um bem concebido Passat com preços provocantes, ainda mais, ao comparar a diferença entre um TDI de 1.6 litros com 120cv, pouco acima dos 32.000 euros, e um 2.0 TDI com 150cv, por 34.715 euros, no nível Trendline. Agarrando na tabela de preços, resta referir que o superdiesel e superequipado biturbo de 240cv está disponível por 51.900 euros, na versão Variant, em média, 1500€ mais cara que a Limousine.
Quanto à caixa de velocidades DSG, que equipa o Variant 2.0 TDI com 150cv, custa, em média, mais 2000 euros que a caixa manual de seis velocidades. E se, segundo a Volkswagen, este é o melhor Passat de sempre, convém também sublinhar o exercício feito pelo importador, que consegue comercializar o seu best-seller com preços abaixo da geração anterior (menos 1000 a 5000 euros), preparando-se, assim, para enfrentar um segmento de mercado muito competitivo, ainda mais quando oferece cinco anos de garantia para todas as versões.
Ao olhar para o novo Volkswagen Passat, fica a sensação que o modelo é mais pesado que o da geração anterior, mas, na verdade, é mais leve (- 85 kg) e, essencialmente, mais elegante. O design vigoroso confere-lhe uma aparência mais larga e sólida. E, embora seja ligeiramente mais baixo que o modelo anterior, há mais espaço em altura para todos os passageiros.
Com uma montra de tecnologias como nunca existiu num Volkswagen, o Passat exibe os mais recentes sistemas de segurança. Aperfeiçoando algumas tecnologias já aplicadas e inovando em novos campos, é de destacar a função de travagem de emergência em cidade, com reconhecimento de peões, ou a assistência em manobras de reboque.
Este é também o primeiro carro da marca equipado com ecrã Active Info Display e Head Up Display, sendo possível oferecer dois tipos de painel de instrumentos, um novo digital ou o consagrado analógico.
Além disso, promete a marca, beneficiando de uma conectividade muito evoluída, o Passat é um automóvel que informa, comunica e, até, diverte.
Desde 1973 (primeira geração), o Passat conseguiu vender 22 milhões de unidades em todo o mundo, das quais cerca de 65 mil em Portugal.
Nesta oitava geração, o Passat pretende continuar a dar motivos de orgulho à marca que conseguiu optimizar o conforto, a segurança e a dinâmica, com um chassis de soluções muito convincentes, a estreia de uma eficaz direcção assistida progressiva e, essencialmente, motores muito mais eficientes.