Fugas - Motores

Volkswagen Passat pronto para seduzir à oitava geração

Por António Xavier

Com uma aparência tranquila mas cativante, o novo Volkswagen Passat exibe atributos que o tornam um dos modelos mais apetecíveis da marca. Design moderado, qualidade de construção e uma montra de tecnologia fazem garantir um novo fôlego.

Um automóvel maduro, com elevados padrões de qualidade, que inspira total confiança. É assim que se apresenta o novíssimo Volkswagen Passat da oitava geração, vestido com as melhores tecnologias do grupo e dotado de um ar sóbrio mas cativante.

Ao olhá-lo e, principalmente, ao conduzi-lo, o Passat transmite uma química sedutora que não é difícil de explicar. Isto porque estamos perante uma nova interpretação do carro de maior sucesso da marca.

Tanto na versão Limousine (três volumes), como na Variant (carrinha), está presente um desenho emocional que transmite linhas de força e lhe confere um cunho desportivo. O novo Passat pretende assumir o segredo da temporalidade dos modelos Volkswagen, com um visual que se mantém coerente, mas que deixa perceber um nítido avanço tecnológico.

Lançado, recentemente, no Salão de Paris, o Volkswagen Passat aposta forte em três vertentes fundamentais: tecnologia, qualidade e design, enquanto trunfos de um carro global que tem a responsabilidade de lisonjear a sua clientela muito diversificada.

Aparência sólida e desportiva, habitáculo que facilita a vida a bordo e mais espaço interior, em especial nos lugares traseiros, promovem uma coligação perfeita com a dinâmica notável demonstrada por um veículo de grandes dimensões como o Passat, tanto na versão Limousine como Variant.

Isto mesmo foi comprovado nas impertinentes estradas da Sardenha, onde a Volkswagen exibiu o novo modelo equipado com o vigoroso diesel 2.0 TDI biturbo, com 240cv e caixa DSG de sete velocidades, além da tração integral, o que lhe confere um comportamento irrepreensível.

Se este muito bem equipado Passat (Highline) enfeitiça quem o conduz, é a motorização diesel de 2.0 litros, com uma potência de 150cv, que reúne maior consenso, mostrando-se muito eficiente, económica e pouco poluente. Para o mundo apreciar, o Passat mostrou também as capacidades do seu surpreendente “coração” a gasolina, um 1.4 TSI, com 150cv, versão que não estará disponível em Portugal.

A SIVA, importador nacional da Volkswagen, aposta nas motorizações diesel de 2.0 litros, com 150 ou 240cv, disponíveis já em Novembro, com caixa manual de seis velocidades ou automática DSG, enquanto aguarda ansiosamente por um revigorado bloco TDI de 1.6 litros, agora com um turbo de maiores dimensões que lhe confere uma potência de 120cv.

Esta versão deverá estar disponível para o mercado luso nos primeiros dias de 2015, com preços um pouco acima dos 32.000€. E, se Janeiro marca a chegada do motor 1.6 TDI, com 106 g/km de emissões CO2, contra os também baixos 108 g/km do 2.0 TDI de 150cv, o mês de Março fará chegar um outro bloco de 2.0 litros com 190cv. Já para Setembro de 2015, é esperada a versão GTE (híbrida Plug-in) com uma potência de 218 cv.

Está-se, assim, perante uma vasta gama de motores diesel, tão ao gosto do mercado nacional, para animar um bem concebido Passat com preços provocantes, ainda mais, ao comparar a diferença entre um TDI de 1.6 litros com 120cv, pouco acima dos 32.000 euros, e um 2.0 TDI com 150cv, por 34.715 euros, no nível Trendline. Agarrando na tabela de preços, resta referir que o superdiesel e superequipado biturbo de 240cv está disponível por 51.900 euros, na versão Variant, em média, 1500€ mais cara que a Limousine.

--%>