Nos anos 40 do século passado, por ocasião de um salão automóvel de Paris, jantavam os donos da Alfa Romeo num restaurante parisiense quando o proprietário deste, um príncipe russo, se abeirou deles e disse: “Tantos Romeus e nenhuma Julieta!” A observação não caiu em saco roto e deu origem à criação do primeiro Giulietta, em 1954. Sessenta anos depois, a “neta” mantém o espírito e a beleza da sua antecessora, num romance que, ao contrário do original shakespeariano, tem tido uma história feliz.
O lançamento do Giulietta marcou um ponto de viragem na história da Alfa Romeo. Naqueles anos 50 do século XX, de boom económico e recuperação industrial, com o lançamento do Giulietta, a Alfa Romeo passou de um fabrico diário de 20 carros para 200: pela primeira vez, possuir um Alfa Romeo tornou-se acessível.
E foi para celebrar esta longa história de amor entre o (Alfa) Romeo e a Giulietta, que a marca italiana, com base na 3.ª geração do Giulietta de 2010, decidiu criar uma versão especial comemorativa do icónico Giulietta Sprint de 1954, disponível já este mês em Portugal.
É verdade que a vida da Alfa Romeo não está isenta de escolhos ao longo da sua existência. Até se dizia que os Alfa Romeo eram os carros das duas alegrias: quando se compravam e quando se vendiam. Porém, a história recente contradiz essa imagem negativa que se criou: veículos como o Alfa Romeo MiTo são exemplos de conjugação de elegância de linhas com fiabilidade mecânica e a terceira geração do Giulietta não foge à regra.
O Alfa Romeo Giulietta Sprint, versão de 2014, construído sobre uma nova plataforma e tendo uma nova suspensão, pretende emular o espírito e o ADN do modelo original, conjugando leveza e eficiência com uma elegância de linhas no melhor estilo italiano. Coincidindo com o lançamento do Giulietta Sprint, é introduzido um novo motor a gasolina 1.4 TB MultiAir de 150cv e na restante gama de propulsores verificam-se algumas melhorias, nomeadamente na versão mais potente do 2.0 JTDm a gasóleo, que passa a oferecer 175cv em vez dos anteriores 170cv.
São várias as motorizações possíveis do Giulietta Sprint: 5 a gasolina, 3 a gasóleo e 1 GPL/gasolina. No entanto, em Portugal, face ao regime fiscal e à especificidade do mercado, só estão disponíveis as duas variantes de 150cv e 175cv do bloco 2.0 JTDm a gasóleo, ambas, segundo a marca, com reduzidos consumos e emissões e boas performances.
Com o novo motor 1.4 TB MultiAir de 150cv a gasolina, este veículo custaria praticamente o mesmo que a versão com o 2.0 JTDm de 150cv diesel. E por falar em preços, os do Giulietta Sprint são bastante concorrenciais: 28.500€ para o JTDm de 150cv com caixa manual de 6 velocidades e 32.500€ para a variante com 175cv e caixa TCT automática de dupla embraiagem e 6 relações.
Com dimensões compactas (4351mm de comprimento, 1465mm de altura e 1798mm de largura), o novo Giulietta Sprint tem um visual dinâmico e elegante, na boa tradição italiana: ao emblema distintivo desta versão somam-se a grelha frontal, retrovisores, puxadores das portas e aros dos faróis de nevoeiro em antracite, as jantes específicas de 17’’, o difusor traseiro e as grandes saídas de escape.