A segurança em primeiro lugar. Parece ser essa a filosofia de muitos fabricantes automóveis e a Seat não é excepção. Até porque, mesmo na sua versão mais aguerrida, o Leon não deixa de se enquadrar no segmento dos familiares, tendo conseguido conquistar as cinco estrelas Euro NCAP, com 94% na protecção de adultos, 92% na protecção das crianças, 70% na dos peões e 71% nos dispositivos auxiliares de segurança.
No caso do novo Cupra, destaque para o Controlo Adaptativo da Suspensão (DCC) e o novo diferencial autoblocante do eixo dianteiro, assim como para a inclusão dos sistemas de Cruise Control Adaptativo, mantendo a distância pré-definida do veículo precedente desde que se circule entre 30 e 160km/h, e de Front Assist, entre 30 e 210 km/h, incluindo ainda a função de travagem de emergência em cidade, útil sobretudo no pára-arranca urbano e disponível entre os 5 e os 30km/h.
Mas quem optar por um Cupra estará mais interessado no apimentar da condução. E neste ponto não há nada que desiluda. Servido por uma caixa automática DSG de seis relações, acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos, resposta ainda mais evidente quando se selecciona o modo de condução Cupra.
Note-se, contudo, que é rápido a acelerar mas extremamente eficiente a travar. De tal maneira que, numa primeira abordagem, até dá direito a um sustozinho. Depressa se percebe que o jogo de pés com este Cupra é essencial. É que o pedal do acelerador parece exigir um pé pesado, mas o de travão exige leveza e cuidado.
Este modo de condução será mais apropriado para quando se entra em estrada de montanha ou mesmo em auto-estrada, desde que a viagem não seja muito longa. É que o bichinho da condução consegue acalmar o cansaço.
Já em circuitos urbanos é completamente desnecessária a condução agressiva, sendo mais proveitoso escolher uma condução mais amena. Até porque, ao contrário do que acontece em muitos carros de veia desportiva, este Cupra sabe como se anda devagar, indo de um animal de garras afiadas a um gatinho ronronante à distância de um botão
E é nessas alturas que se percebe que, não obstante o facto de sob o capot se esconder a potência de 280cv e de se ter ao dispor um binário máximo de 350 Nm, constante entre as 1750 e as 5300rpm, está-se também perante um verdadeiro familiar que pensa no conforto do condutor mas também dos restantes ocupantes (idealmente apenas dois atrás; o lugar do meio servirá apenas para uma necessidade ocasional) – mais ainda na versão de cinco portas. Também a mala é amiga das famílias: há 380 litros para ocupar (1210 litros, com os bancos traseiros rebatidos).
Ainda na cidade há outra benesse a ter em conta ao selecionar-se um modo de condução mais suave. É que a diferença em termos de economia é notória. A Seat informa, na sua ficha técnica, que o Cupra gasta uma média de 6,6 litros a cada cem quilómetros, mas não é nada difícil elevar a fasquia para os dois dígitos quando em modo Cupra.
Seja numa condução vibrante, seja a apalpar caminho, o Cupra não passa despercebido e distingue-se facilmente do seu irmão Leon pela grelha dianteira exclusiva, em favo mel, e pela saída de escape trapezoidal. Pormenores que acentuam a largura do carro e que são rematados pelo jogo de luzes entre os faróis Full LED e as luzes LED traseiras.