Isto associado a uma nova suspensão, ao assistente de ventos laterais e a uma nova direcção, confere ao fortwo estabilidade e segurança na condução, com melhoria considerável do seu comportamento, anteriormente algo instável em pisos irregulares e com vento, e um diâmetro de viragem imbatível.
Por dentro, com uso de materiais duros e de tecido, mas acabamentos cuidados e bom gosto no design, é notório o espaço adicional para os dois ocupantes no caso do fortwo.
Em termos de segurança, para além da célula de segurança tridion que protege os ocupantes de ambos os smart (com a carroçaria em plástico mais leve e mais resistente a pequenos toques), referência para os airbags frontais, laterais e de joelhos para o condutor, a assistência à travagem de emergência, o regulador/limitador de velocidade, o auxílio ao arranque em subida, a monitorização da pressão dos pneus e, em opção, as funções de aviso de colisão frontal e de saída involuntária da faixa de rodagem — em suma, um microcarro que se porta como os maiores no capítulo de segurança (a marca até exibe um vídeo de um teste de colisão frontal entre um fortwo e um Mercedes classe S a 50 km/h cada veículo em que os bonecos no fortwo não apresentam danos visíveis).
Ambos os modelos, para além de uma extensa lista de opcionais e 40 combinações de cores possíveis, podem ter três linhas de equipamento, passion, prime e proxy, além de uma edition 1 especial no lançamento.