Fugas - Motores

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Funcionalidade checa com tecnologia alemã

Por João Palma

Os veículos da Skoda, com mecânica e tecnologia do grupo Volkswagen a que a marca pertence, são dos mais espaçosos nos seus segmentos e trazem soluções simples para facilitar a vida de quem os usa. Tudo a preços muito competitivos.

Ainda há quem ache que a Skoda é uma marca low-cost do grupo Volkswagen, mas são cada vez menos e não podiam estar mais errados. Esta terceira geração do Fabia, o utilitário da Skoda, com um design muito elegante e juvenil — um visual que o aproxima de veículos premium —, acabamentos cuidados, motores económicos com boas performances e bem equipado, corporiza o ADN da marca. Com lançamento previsto para Janeiro de 2015, ainda não tem preços definidos, mas será decerto concorrencial.

O novo Skoda Fabia substituirá a segunda geração, que foi actualizada em 2010. No lançamento só estará disponível a carroçaria de cinco portas. Para o segundo semestre de 2015, está prevista a carrinha e uma versão economizadora Greenline, com o motor 1.4 TDI diesel na variante de 75cv, que, segundo a Skoda, consumirá 3,1 l/100km e emitirá 81 g/km de CO2.

Ainda assim, as motorizações disponíveis no lançamento, novas no Fabia mas já existentes noutros veículos do grupo Volkswagen, já se distinguem pelos baixos consumos e emissões e cumprem a norma de emissões Euro 6: os propulsores a gasolina anunciam todos médias de consumo inferiores a 5,0 l/100km e os a gasóleo abaixo dos 4,0 l/100km.

Os menos potentes são as variantes de 60cv e 75cv do 1.0 MPi tricilíndrico de injecção indirecta a gasolina; a estes somam-se duas versões do 1.2 TSI quadricilíndrico de injecção directa com 90cv e 110cv. A gasóleo, o 1.4 TDI tricilíndrico pode ter duas potências, 90cv e 110cv, a que se somará mais tarde a versão Greenline com 75cv. No que se refere a transmissões, há de série uma caixa manual de cinco velocidades ou, no caso do 1.2 TSI de 110cv, de seis velocidades. Em opção, os 1.2 TSI de 110cv e 1.4 TDI de 90cv podem vir acoplados à já conhecida e eficiente caixa de dupla embraiagem e 7 relações.

O novo Skoda Fabia, com 3992mm de comprimento, 1732mm de largura e 1467mm de altura, é 90mm mais largo, 31mm mais baixo e 8mm mais curto que o modelo que substitui. Tal como no Volkswagen Polo, há utilização de muitos elementos da plataforma MQB montados numa evolução da plataforma anterior (mas com posicionamento dos motores diferente, o que proporciona mais espaço interior). Novos motores, caixas de velocidades e direcção electromecânica, materiais mais rígidos e mais leves na carroçaria e um novo chassis permitem tornar o Fabia mais ágil e desportivo, com estabilidade acrescida.

Para essa estabilidade contribui o bloqueio electrónico do diferencial XDS+ integrado no controlo de estabilidade, de série em toda a gama. Com a segurança passiva melhorada graças a uma carroçaria mais leve e mais robusta, o Fabia traz de série seis airbags, o Sistema de Travagem Multicolisão, o controlo de pressão dos pneus, o limitador de velocidade e o auxílio ao arranque em subida.

Em opção, estão disponíveis o Assistente de Colisão Frontal com Travagem de Emergência em Cidade, o detector de fadiga do condutor, as luzes LED de condução diurna e faróis de nevoeiro com iluminação em curva, bem como os sensores de luz, de chuva e de estacionamento.

Mais baixo e mais largo, com um visual mais dinâmico e desportivo, o novo Fabia é o primeiro modelo a materializar a nova linha estilística do fabricante checo e representa uma ruptura em termos de design com a anterior geração.

O gosto é algo de subjectivo, mas a grande maioria de quem já viu o novo Fabia considera que se verifica uma melhoria substancial no seu visual, com linhas mais tridimensionais e jogos de luzes e de sombras, em especial nas versões com tejadilho e carroçaria de cores diferentes. Entre exterior e exterior, pode haver mais de 100 combinações diferentes de tons.

Por dentro, o Fabia reflecte as qualidades inerentes à Skoda: habitáculo espaçoso para cinco ocupantes e uma mala de 330 litros; 17 soluções práticas, Simply Clever, tais como um raspador de gelo ou de insecto, um suporte multimédia no porta-copos dianteiro, várias redes no habitáculo e na mala, um clip para talões de estacionamento ou de portagem, vários compartimentos para garrafas, etc.

Os materiais são duros ao tacto mas os acabamentos são cuidados e sem folgas. A instrumentação é simples e de fácil manuseio, incluindo um ecrã, que, nos níveis de equipamento superiores é de 6,5’’ a cores e táctil com conexão MirrorLink entre o veículo e um smartphone com visualização das funções deste (como navegação por GPS) no ecrã do carro.e 1955.

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