O RainExpert 3 é um pneu de uso geral (isto é, para a grande maioria dos veículos) disponível em 63 medidas (incluindo 12 para SUV), para jantes de 13’’ a 17’’ e índices de velocidade de T (até 190 km/h) a Y (até 300 km/h, 3 medidas).
A Uniroyal, a marca do chapéu-de-chuva do grupo Continental, tem uma tradição no fabrico de pneus para pisos molhados que remonta a 1969. Dentro do universo da Continental, a Uniroyal é considerada uma marca de qualidade com tecnologias específicas (como é o caso da Shark Skin Technology, SST) e preços que são cerca de 10% inferiores aos da marca premium Continental. Com a adição do RainExpert 3, a gama da Uniroyal passa a cobrir 97% do mercado português de pneus para jantes até 16’’ e 84% para jantes com 17’’ e superiores.
Com o piso molhado, o risco de acidentes aumenta. Por isso, depois do RainSport 3, um pneu mais direccionado para veículos desportivos e de alta performance, a UniRoyal lança agora o RainExpert 3, com utilização mais generalista, o segundo pneu da gama Uniroyal que usa a tecnologia de pele de tubarão (SST) nos sulcos longitudinais da banda de rodagem, que diminui a resistência ao rolamento e acelera o desvio da água da superfície de contacto do pneu. Para além disso, a banda de rodagem, fabricada num composto optimizado para piso molhado que também reduz o atrito, apresenta um padrão assimétrico especial que garante melhor desempenho na travagem (também em piso seco) e minimiza os riscos de aquaplanagem. Outra particularidade deste pneu são as AquaSipes, pequenas reentrâncias com formato específico nas paredes dos sulcos da banda de rodagem, que aumentam o escoamento da água.
Mas não é só com piso molhado que o RainExpert 3 tem boas performances. Também em piso seco este pneu tem um bom desempenho na travagem e na resistência ao rolamento (com redução de consumos). A distribuição optimizada dos blocos rígidos da banda de rodagem possibilita uma maior área de contacto com o solo, o que se traduz num aumento da aderência e da estabilidade, tanto em seco como em molhado. A estrutura da banda de rodagem, com recurso à utilização de uma tecnologia denominada Gentle Sound Configuration, proporciona menor ruído no rolamento e garante um desgaste uniforme ao longo de toda a vida útil do pneu.