Fugas - Motores

Um guarda-chuva de segurança

Por João Palma

As estatísticas não mentem. Mesmo em Lisboa, há em média mais de cem dias com chuva por ano, que, em Viana de Castelo, sobem para 150 dias. Por isso, o novo pneu para chuva da Uniroyal está como peixe (mais propriamente, tubarão) na água em Portugal.

O RainExpert 3 é um pneu de uso geral (isto é, para a grande maioria dos veículos) disponível em 63 medidas (incluindo 12 para SUV), para jantes de 13’’ a 17’’ e índices de velocidade de T (até 190 km/h) a Y (até 300 km/h, 3 medidas).

A Uniroyal, a marca do chapéu-de-chuva do grupo Continental, tem uma tradição no fabrico de pneus para pisos molhados que remonta a 1969. Dentro do universo da Continental, a Uniroyal é considerada uma marca de qualidade com tecnologias específicas (como é o caso da Shark Skin Technology, SST) e preços que são cerca de 10% inferiores aos da marca premium Continental. Com a adição do RainExpert 3, a gama da Uniroyal passa a cobrir 97% do mercado português de pneus para jantes até 16’’ e 84% para jantes com 17’’ e superiores.

Com o piso molhado, o risco de acidentes aumenta. Por isso, depois do RainSport 3, um pneu mais direccionado para veículos desportivos e de alta performance, a UniRoyal lança agora o RainExpert 3, com utilização mais generalista, o segundo pneu da gama Uniroyal que usa a tecnologia de pele de tubarão (SST) nos sulcos longitudinais da banda de rodagem, que diminui a resistência ao rolamento e acelera o desvio da água da superfície de contacto do pneu. Para além disso, a banda de rodagem, fabricada num composto optimizado para piso molhado que também reduz o atrito, apresenta um padrão assimétrico especial que garante melhor desempenho na travagem (também em piso seco) e minimiza os riscos de aquaplanagem. Outra particularidade deste pneu são as AquaSipes, pequenas reentrâncias com formato específico nas paredes dos sulcos da banda de rodagem, que aumentam o escoamento da água.

Mas não é só com piso molhado que o RainExpert 3 tem boas performances. Também em piso seco este pneu tem um bom desempenho na travagem e na resistência ao rolamento (com redução de consumos). A distribuição optimizada dos blocos rígidos da banda de rodagem possibilita uma maior área de contacto com o solo, o que se traduz num aumento da aderência e da estabilidade, tanto em seco como em molhado. A estrutura da banda de rodagem, com recurso à utilização de uma tecnologia denominada Gentle Sound Configuration, proporciona menor ruído no rolamento e garante um desgaste uniforme ao longo de toda a vida útil do pneu.

 

 

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