Fugas - Motores

O grande SUV está cada vez mais amigo das famílias

Por Carla B. Ribeiro

Continua a marcar posição pelo seu tamanho, e até cresceu. Mas a segunda geração do X-Trail está cada vez menos SUV e cada vez mais voltado para ser uma opção familiar para o dia-a-dia, conseguindo ser um dois-em-um sem que tenha visto o seu preço inflacionado.

Continua a marcar pelo seu tamanho, com 4643mm de comprimento e uma altura de quase 1,70m. Mas, ao contrário do que sucedia com o anterior X-Trail, que facilmente se colocaria, só pela sua imagem, num off-road, a segunda geração deste SUV está cada vez menos voltado para esse mercado, revelando-se um Qashqai em ponto grande — afinal, não é à toa que substitui o Qashqai +2 que saiu de cena.

Apesar de esta segunda geração estar mais voltada para o asfalto e, sobretudo, para o conforto de quem segue a bordo, isso não significa que tenha voltado costas aos trilhos — ainda é possível colocá-lo em situações de todo-o-terreno com a certeza de que este não irá desapontar — note-se que, apesar de estar mais comprido, mais largo e baixo, a distância ao solo foi mantida nos 21cm.

No entanto, ao contrário do seu antecessor, que facilmente se olharia como um segundo carro, arrumado na garagem durante a semana e pronto para momentos de recreio ao fim-de-semana, a Nissan parece ter compreendido que na versatilidade está o ganho. E, não se revelando totalmente à vontade nos circuitos urbanos, as suas linhas menos quadradonas e muito mais próximas do pequeno Juke ou do bem-sucedido Qashqai fazem com que este X-Trail não seja peixe fora de água na cidade.

Já se viu que o X-Trail está maior. E isso, reflectindo-se de uma forma negativa na sua agilidade, é uma enorme mais-valia para as famílias. A distância entre eixos também cresceu face ao modelo antigo, em mais de sete centímetros, o que se traduz num incremento do espaço no habitáculo. Não só se têm os dois lugares extras — que, a bem da verdade, apenas servem para crianças ou para adultos se a viagem for curtinha — como no banco traseiro não há lugar a disputas de espaço entre os três ocupantes. A ajudar em toda esta sensação de espaço, o tecto panorâmico.

Outro detalhe a ter atenção é a disposição das filas de assentos como se se estivesse numa espécie de anfiteatro. Ao tornar ligeiramente mais elevadas as filas à medida que se senta mais atrás, ninguém neste carro perde campo de visão.

Se nos sentarmos aos comandos, é fácil encontrar uma posição de condução confortável e, sobretudo se se já tiver conduzido um Qashqai, de encontrar todas as funcionalidades espalhadas pelos botõezinhos. Caso seja uma estreia, então inicialmente poder-se-á sucumbir à tentação de se achar que os tais botõezinhos só servem para atrapalhar. No entanto, ao fim de dois ou três dias já se está a mexer em tudo sem que para isso seja necessário ler o manual de uma ponta à outra. O que é, de facto, necessário explorar é a panóplia de ajudas à condução — a maioria muito úteis, mas que levam o seu tempo a saber usar da melhor forma. Para isso há que ter atenção ao redesenhado painel de instrumentos, que inclui o Visor de Assistência à Condução Avançada.

Facto é que o investimento da Nissan nas ajudas à condução não foi um tiro ao lado no que toca à segurança. Entre aquelas, destaque para a inclusão do sistema de Escudo de Protecção Nissan que reúne Sistema anti-colisão frontal, alerta de fadiga do condutor, reconhecimento de sinais de trânsito, aviso de mudança involuntária de faixa, aviso de ângulo morto, detecção de objecto em movimento e regulador automático de máximos. Assim, ao invés das quatro estrelas conseguidas pela versão anterior, o Euro NCAP, o organismo independente que avalia a segurança dos veículos automóveis comercializados na Europa, decidiu brindar o X-Trail com cinco reluzentes estrelas, apesar dos parâmetros de avaliação serem cada vez mais exigentes. O modelo desta segunda geração passou nos testes com avaliações de 86% na segurança dos ocupantes adultos, de 83% na dos ocupantes crianças, de 75% tanto na segurança dos transeuntes como nos dispositivos auxiliares.

Sobre o que se esconde sob o capot, há um único bloco disponível com o X-Trail: o diesel de 1.6 litros e 130cv, que mostra bem que a marca encara este veículo como um carro para o dia-a-dia e não para aventuras radicais. O motor mostra-se suficiente para o quotidiano, mesmo tendo em conta que tem de arrastar 1615kg, fora ocupantes (com os sete lugares, por exemplo, o bloco poderá ser forçado a puxar mais de duas toneladas). Por isso, não é de esperar que o comportamento do X-Trail seja entusiasmante, não deixando de ser eficaz, até pela sua disponibilidade total de binário, de 320 Nm, logo às 1750rpm. Já nos consumos, é difícil cumprir a marca de 5,8 litros na cidade a cada cem quilómetros. Ainda assim, por um preço abaixo dos 40.000€, com a versão de equipamento superior, pode compensar ignorar esta diferença de valores na altura de abastecer.

Pormenores

Menos quadrado

Se há “pormenor” que se destaca no X-Trail é o seu visual exterior, que assenta na nova plataforma Common Module Family (CMF). Assim, de uma viatura de traços quadrados, o X-Trail renasceu com linhas mais fluidas e, sublinhe-se, mais próximo do Juke ou do Qashqai, com a Nissan a tentar colocar o X-Trail no trilho do sucesso daqueles dois. Não deixa por isso de exibir a sua musculatura, sobretudo quando olhado de perfil, com as linhas paralelas que rasgam toda a carroçaria, desde as grandes ópticas até ao manípulo que abre a porta traseira.

Espaçoso

Com uma mala com capacidade para entre 445 e 550 litros, dependendo da regulação da segunda fila de bancos, o X-Trail oferece soluções fáceis para transportar tudo o que uma família numerosa poderia desejar. E, se se rebater todos os bancos, os 1982 litros disponíveis podem muito bem transformar o carro num burro de carga. E a necessidade de montar os dois lugares extras, que, sublinhe-se, se executa com muita facilidade, não significa ficar totalmente sem mala, sobrando ainda espaço para pequenos sacos de compras ou alguma mochila.

Jogo de luzes

Além das linhas mais fluidas, nesta nova geração do Nissan X-Trail sobressai um certo jogo de luzes. À frente, por exemplo, há novos faróis LED incluídos nos pára-choques — no caso do nível de equipamento superior Tekna, são incluídos faróis Bi LED, o que significa que a mesma lâmpada permite ter vários níveis de intensidade. Ainda sobre as luzes dianteiras, destaque para o regulador automático de máximos, muito útil em condução de estrada. Já na traseira, as grandes ópticas do X-Trail apresentam o familiar formato em boomerang.

Bem equipado

Se há ponto positivo a apontar a este carro é o seu nível de equipamento quando comparado ao preço com que se apresenta ao mercado. No caso do nível Tekna, o mais bem apetrechado, destaque para a inclusão de uma câmara de visão a 360º (equipamento esse que vem do nível abaixo, aliás). É que, não sendo uma novidade, não é um bem comum num carro abaixo dos 40.000 euros, sobretudo sem que seja um dispendioso opcional. E, com um veículo com as dimensões que este tem, a câmara não é nenhum acessório.

Ficha técnica

Mecânica

Cilindrada: 1598cc
Potência: 130cv @ 4000rpm
Binário: 320 Nm @ 1750rpm
Cilindros: 4, em linha
Alimentação: Gasóleo, com sistema de injecção directa Common Rail
Tracção: Dianteira
Caixa: Xtronic
Suspensão: Independente: Mc Pherson à frente; Multilink, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, eléctrica assistida
Diâmetro de viragem: 11,2m entre passeios
Travões: Discos dianteiros e traseiros, assistidos electricamente

Dimensões

Comprimento: 4643mm
Largura: 1820mm
Altura: 1695mm
Distância entre eixos: 2706mm
Peso: 1615kg
Pneus: 225/55 R19
Capac. depósito: 60 litros
Capac. mala: 445 litros (135, com sete lugares; 1982 com bancos rebatidos)

Prestações

Veloc.máxima: 180 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 11,4s
Consumo misto: 5,1 litros/100 km
Emissões CO2: 135 g/km
Preço: 39.800€
* Dados do construtor

Equipamento

Segurança
ABS: Sim
Controlo elect. estabilidade: Sim
Controlo de tracção: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Auxílio arranque em subida: Sim
Chassis Control: Sim, com controlo activo da trajectória e de condução e travão activo do motor XTronic.
Sistema de fixação Isofix: Sim
Aviso da pressão dos pneus: Sim
Aviso cinto de segurança: Sim
Escudo de Protecção Inteligente - Driver Assist Pack: Sim

Vida a bordo

Vidros eléctricos: Sim
Vidros escurecidos: Sim, atrás
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Chave inteligente: Sim
Direcção assistida: Sim
Espelhos retrovisores com regulação e rebatíveis electricamente: Sim
Volante regulável: Sim, em altura e profundidade
Volante multifunções: Sim
Volante e alavanca de velocidades em pele: Sim
Comandos no volante: Sim
Rádio/CD com MP3: Sim
Bluetooth e USB: Sim
Ar condicion.: Sim, automático
Bancos dianteiros ajustáveis em altura: Sim, do condutor
Bancos diant. aquecidos: Sim
Bancos traseiros rebatíveis: Sim
Estofos e bancos em pele: Sim
Reg./limitador de vel.: Sim
Cruise control: Sim
Travão de estac. eléctrico: Sim
Função Start/Stop: Sim
Computador de bordo: Sim
Jantes em liga leve: Sim, 19’’
Estacionamento automático: Sim
Sensores de luz e chuva: Sim
Sensores estacionamento: Sim
Câmara: Sim, visão 360º
Faróis de nevoeiro: Sim
Luzes de dia: Sim, em LED
Tecto panorâmico: Sim

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