Fugas - Motores

Continuação: página 2 de 2

Deixem-nos sonhar!

É facílimo encontrar a posição de condução ideal e, sendo um superdesportivo, traz travão de mão e não travão de estacionamento eléctrico, o que, em conjugação com as patilhas de selecção de mudanças no volante, possibilita algumas “brincadeiras”. Tanto o M4 Cabrio como os outros dois membros da família trazem um propulsor a gasolina que tem por base o bloco de 2979cc de seis cilindros em linha também usado no série 3 normal. Mas as semelhanças acabam aqui e é como comparar um hambúrguer da McDonald’s a um bife de lombo: a M criou um motor quase novo que substitui o anterior 4.0 V8, sendo 11cv mais potente e acelerando dos 0 aos 100 km/h em menos 0,5s. Pela primeira vez, o propulsor dos M3 e M4 não é atmosférico, sendo dotado de dois turbocompressores. A refrigeração do motor foi melhorada e este foi trabalhado em diversas vertentes para lhe aumentar a capacidade de resposta mesmo em subidas mais íngremes, onde não há perda de potência. Acresce que o binário máximo de 550 Nm está praticamente sempre disponível, num amplo intervalo que vai das 1850 às 5500 rpm.

A direcção, totalmente nova, é eléctrica, com assistência variável dependendo dos modos de condução (Comfort, Sport e Sport+) tendo uma resposta superior à de uma direcção electro-hidráulica. A caixa automática M proporciona melhores performances e menores consumos que a manual (embora seja difícil baixar dos 11-12 l/100km).

A tracção é traseira, com o diferencial M de bloqueio electrónico e o eixo de transmissão reforçado com fibra de carbono em vez de metal. A fibra de carbono é também usada numa peça em U que reforça o compartimento do motor. As ligações da carroçaria ao chassis também foram reforçadas para garantir maior estabilidade e rigidez. E até os pneus foram especialmente concebidos para esta jóia tecnológica criada pela M: Michelin Pilot Super Sport 255/35 ZR19 92Y (frente) e 275/35 ZR19 100Y (atrás).

Motor: 2979cc, 6 cil., 24 válv.

Combustível: Gasolina 95 ou 98 octanas

Potência: 431cv/ às 5500-7300 rpm

Binário: 550 Nm/às 1850-5500 rpm

Transmissão: Caixa automática de dupla embraiagem e 7 relações

Veloc. máxima: 250 km/h**

Aceleração 0 a 100 km/h: 4,4s

Consumo médio: 8,7 l/100km

Emissões de CO2: 203 g/km

Norma de emissões: Euro 6

Preço: 106.000€ (veículo ensaiado, 139.626€)

* Dados do construtor

** Velocidade limitada electronicamente

--%>