Por reconhecer que é assim, a divisão de Investigação & Desenvolvimento do grupo Jaguar Land Rover concebeu um sistema de navegação que inclui a projecção de um holograma, um “carro-fantasma” à nossa frente, que nunca perdemos de vista na confusão do trânsito, que apenas precisamos de seguir para chegar ao nosso destino.
Sem precisarmos de desviar o olhar da estrada para o ecrã de um tradicional painel de navegação nem de contar o número de saídas de uma rotunda para obedecermos à habitual indicação sonora de que devemos seguir pela que surge, por exemplo, em terceiro lugar. Basta seguir o carro virtual à nossa frente, e deixamos de nos preocupar em saber se aquele beco estreito na cidade está a ser considerado pelo sistema de navegação ou se aquele caminho particular conta, para o GPS, como uma saída da rotunda onde nos encontramos.
Além deste Follow-me ghost car navigation, o grupo Jaguar-Land Rover apresentou na semana passada outra inovação destinada a tornar a condução mais confortável e, neste caso, sobretudo mais segura. Trata-se do 360 Virtual Urban Windscreen que, na prática, consiste em proporcionar ao condutor uma visão periférica quase total. Como? Tornando “transparentes” os pilares do carro, que ligam o tejadilho do automóvel ao corpo principal da carroceria.
É um truque, claro. Além de sustentarem o tecto do carro, os pilares são necessários para dar segurança ao habitáculo — têm muitas vezes airbags no interior — e estão sempre lá, com a sua opacidade natural. O que se passa é que têm câmaras de vídeo incorporadas, que captam o campo visual que um pilar tradicional tornaria inacessível ao condutor, e servem de tela de projecção dessas fatias de imagem antes inacessível, dando-nos a sensação de que o pilar não está lá ou que é transparente
Isto não funciona em permanência. O pilar só se torna “transparente” quando necessário. Há sensores que detectam o ligeiro virar de cabeça do condutor na direcção do pilar e é nesse momento que este se torna “transparente”. Assim, se virarmos a cabeça para a esquerda, para ver o carro que nos está a ultrapassar, o pilar B (onde se encontram as portas da frente e de trás), deixa de estar lá a estorvar-nos e o mesmo vale para o painel A (entre a porta e o pára-brisas), se continuarmos a olhar para o veículo que passa por nós.
Mas o 360 Virtual Urban Windscreen ainda faz mais: se houver um obstáculo à nossa frente, ele é assinalado no nosso “pára-brisas-display” por um sinal de perigo vermelho. E um peão que saia do passeio para atravessar à nossa frente há-de surgir-nos emoldurado num rectângulo vermelho, que o acompanha até ele sair da nossa direcção.
A Jaguar-Land Rover não revelou quando é que estas soluções vão passar à produção nem os modelos candidatos a incorporá-las.