Fugas - Motores

Uma renovação que é quase uma nova geração

Por João Palma

Novos motores, novo design exterior e novos interiores, novas tecnologias: não é uma nova geração mas quase. Bem equipado e com preços competitivos, o renovado Ford Focus quer recuperar a fatia do mercado que perdeu.

A Ford entra em 2015 ao ataque com fortes argumentos para recuperar o terreno perdido para a concorrência. Para além do novo Mondeo, que será lançado no início de 2015 e já foi apresentado na Fugas de 18/10/2014, procedeu a uma renovação profunda da terceira geração do Focus de 2011. O Ford Focus renovado já está à venda e, até final de 2014, beneficiava de uma campanha que fazia com que o mais acessível, o Focus com motor a gasolina 1.0 de 100cv e nível de equipamento Trend+, custasse 17.900€.

É muito provável que a actual campanha de descontos seja substituída por outra. Assim, optámos por indicar o preço-base das diferentes motorizações do Focus na Ficha Técnica, aconselhando eventuais interessados a consultar um concessionário ou o site da marca: www.ford.pt. Em Portugal, o renovado Ford Focus pode ter dois níveis de equipamento, Trend+ e Titanium, e cinco motorizações: duas a gasolina, 1.0 ecoboost de 100 cv e 125cv, e três a gasóleo,1.5 TDCi de 95cv e 120cv e 2.0 TDCi 150cv. No que se refere a carroçarias, podem ser de quatro, cinco portas (com preço idêntico) e carrinha (custa mais 1370€). Porém, a berlina de quatro portas só está disponível no nível Titanium e com os motores 1.0 EcoBoost 125cv, 1.5 TDCi 120cv e 2.0 TDCi 150cv.

Dada a extensão da renovação, ninguém se escandalizaria se a Ford optasse por considerá-la uma quarta geração do seu modelo do segmento C. Por fora, uma frente mais baixa e mais larga, com novo capot, faróis de menor altura e cercaduras em cromado, conferem ao Focus um visual mais dinâmico e elegante, que se prolonga pelas laterais e traseira do carro.

Por dentro, no habitáculo, ressalta a melhoria de qualidade dos materiais e dos acabamentos, com pormenores em cromado, mas a diferença mais marcante está na enorme simplificação da instrumentação, agora muito mais intuitiva e fácil de usar, com a supressão da grande maioria dos botões na consola central e um ecrã (táctil no nível Titanium), no centro do tablier, que integra os sistemas de infoentretenimento Ford Sync ou Sync II (consoante os níveis de equipamento) e ainda, em opção, sistema de navegação. Mantém-se a capacidade da mala e do habitáculo, mas neste há mais espaços para arrumar objectos.

A manobrabilidade, a direcção e a suspensão foram aperfeiçoadas, tornando o renovado Focus mais ágil, estável e confortável. A Estabilidade Transitória Melhorada, nova funcionalidade do ESP do novo Ford Focus, acrescenta estabilidade nas manobras de evasão e dá mais controlo ao condutor. Para o conforto também contribui a melhor insonorização, devido a um maior isolamento do motor, vidros mais espessos e uso de maior quantidade de material insonorizante.

No que se refere às motorizações, para além das já conhecidas versões de 100cv e 125cv do eficiente propulsor a gasolina tricilíndrico de 998cc, turbo de injecção directa, há ainda um novo bloco 1.5 Ecoboost de quatro cilindros a gasolina, nas variantes de 150cv e 182cv, que não será comercializado em Portugal. A gasóleo, o novo motor 1.5 TDCi de 120cv substitui com vantagem o anterior 1.6 TDCi de 115cv. Do 1.5 TDCi há ainda uma variante menos potente com 95cv. Já a versão do 2.0 TDCi com 150cv apresenta uma melhoria de 15% em performances face ao anterior 2.0 TDCi de 140cv. Todos os motores cumprem a norma de emissões Euro 6. A caixa automática Powershift de seis relações, disponível para alguns propulsores, tem agora patilhas de selecção manual no volante. Para o primeiro trimestre de 2015, está prevista a vinda da versão desportiva do Focus, denominada ST, com dois motores turbo 2.0: um diesel com 180cv e um a gasolina de 250cv.

--%>