Fugas - Motores

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Um carro pequeno com um grande coração

Por João Palma

Por fora, o novo Corsa até que nem se diferencia muito do anterior. Mas, por dentro, houve uma revolução nos equipamentos, na mecânica e nos motores. O novo 1.0 turbo a gasolina é talvez o melhor dos modernos propulsores tricilíndricos.

Nos testes completos que efectuamos aos veículos que as marcas nos disponibilizam, incluímos um barómetro com os pontos positivos e negativos dos carros ensaiados e quatro pequenos textos de pormenores (positivos ou negativos) desses automóveis. E se, por vezes, é fácil encontrar pormenores ou pontos distintivos de um determinado modelo, noutras ocasiões é muito difícil. É o caso deste Corsa, que é como uma equipa que ganha campeonatos valendo-se do seu colectivo, sem estrelas que se destaquem.

Todos os equipamentos, mecânica e motorizações do novo Corsa já foram estreados noutros modelos da Opel, com destaque para o Adam. Quer isto significar que esta quinta geração do Corsa, que será lançada nos próximos dias 17 e 18 de Janeiro, foi uma aposta com pouco sucesso? Muito pelo contrário.

Gostámos francamente do Corsa 1.0 Turbo 115cv Color Edition (o nível de equipamento intermédio e que se prevê vir a constituir o grosso das vendas) de 5 portas e 5 lugares que a Opel nos disponibilizou e a marca até nos poderá acusar de alguma má-vontade nos pontos negativos que apontámos ao carro (mas há sempre alguns – não há carros perfeitos). Afinal, o encosto de cabeça do banco de trás pode ser adquirido como opcional por 50€ e o mesmo é válido para os sensores de estacionamento (300€ ou 500€).

Quanto aos consumos, já tínhamos experimentado o novo motor 1.0 turbo tricilíndrico de 115cv no Opel Adam. Então, numa condução normal, com algumas estradas de montanha, sem grandes preocupações de economia mas também sem exceder os limites legais de velocidade, fizemos uma média de 6,5 l/100km. Agora, no Corsa com o mesmo motor, experimentámos conduzi-lo como se fosse um carro eléctrico e conseguimos fazer 5,5 l/100km. Claro que esta média é artificial, até porque o motor pede (e merece) uma condução bem mais viva. E aí a média de consumos ultrapassa logo os 6,0 l/100km.

Mas se a questão dos consumos ainda não foi completamente resolvida (e isso é uma pecha comum a todos os modernos tricilíndricos), as performances deste propulsor, acoplado uma nova e muito boa caixa manual de 6 velocidades estreada no Adam, bem como a quase total ausência de ruído de funcionamento (parado, mesmo sem o Start/Stop a funcionar, parece que o motor é eléctrico ou está desligado) colocam este pequeno tricilíndrico, na versão de 115cv, no pódio, em comparação com outros blocos com cilindradas similares. Com este motor, o novo Corsa é despachado e ágil nas recuperações ou ultrapassagens, quase que exigindo uma condução dinâmica.

Este é a estrela maior na gama de motores disponíveis para o novo Corsa, que incluem uns já muito datados 1.2 e 1.4 atmosféricos a gasolina, respectivamente com 70cv e 90cv, um diesel 1.3 CDTI de 95cv que foi alvo de melhoramentos para apresentar médias de 3,4 l/100km de consumos e 89 g/km de emissões e uma variante do 1.0 turbo com 90cv (custa menos 800€). Para o Corsa de 3 portas (menos 500€ que o 5 portas), só estão disponíveis o 1.0 Turbo de 115cv, o 1.4 de 90cv com caixa automática e o diesel 1.3 CDTI de 95cv.

Para além dos motores, também o chassis foi redesenhado e a suspensão foi melhorada para proporcionarem maior estabilidade (o centro de gravidade está mais baixo 5mm), conforto e prazer de condução, bem como a direcção, com resposta mais directa e precisa: há quem lhe aponte uma certa leveza, mas em cidade, em especial no modo City que torna a direcção ainda mais leve, a facilidade de manobra proporcionada é evidente.

Nesta quinta geração do Corsa, mantém-se o espaço para os 5 ocupantes mas há uma nítida melhoria nos materiais utilizados e nos acabamentos, com o tablier em plástico mole, agradável ao tacto, e superfícies lacadas. Houve também uma simplificação na instrumentação que, apesar de mais completa, está mais fácil de utilizar.

O Corsa Color Edition quase não necessita de opcionais, para além dos já referidos: encosto de cabeça, sensores de estacionamento traseiros e roda de emergência. Das outras opções, todas com preço acessível, destaque para o pacote de Assistência ao Condutor, que, por 650€, inclui câmara dianteira Opel Eye com reconhecimento de sinais de trânsito, alertas de saída de faixa de rodagem e colisão dianteira iminente bem como comutação automática entre máximos e médios.

Durante o fim-de-semana do lançamento (17 e 18 de Janeiro), a quem adquirir um Corsa, a Opel oferece o nível Color Edition ao preço de entrada, Enjoy, e nas primeiras semanas de vendas extensão da garantia para 5 anos ou 100.000km.

Fato Armani, sapatos rotos

Com uma melhoria substancial nos materiais usados no interior e nos acabamentos, dispondo de série no nível de equipamento intermédio, Color Edition, de sensores de chuva, luminosidade, cruise control, auxílio ao arranque em subida, etc. etc., espanta a ausência de série de um apoio de cabeça para o ocupante do meio do banco traseiro e de uns simples sensores de estacionamento acústicos atrás.

O apoio de cabeça é um importante equipamento de segurança e, sendo o Corsa um utilitário com previsão utilização maioritária em cidade, os sensores de estacionamento são muito mais necessários que, por exemplo, os sensores de chuva e de luminosidade. É verdade que o apoio de cabeça pode ser adquirido por 50€ e os sensores de estacionamento por 300€, mas estas lacunas no bem equipado Corsa são como alguém que vista um fato Armani com sapatos rotos.

Um grande coração

Há uma nova geração de pequenos motores tricilíndricos a gasolina de vários fabricantes que não têm nada que ver com as anteriores pouco eficientes e ruidosas “máquinas de costura”, embora no campo dos consumos ainda haja algo a melhorar.

Mas, entre todos eles, este novo propulsor 1.0 Turbo da Opel com injecção directa, estreado no Adam, merece sem dúvida destaque, em especial na variante de 115cv. Acoplado a uma também nova caixa manual de 6 velocidades, é ágil, despachado e proporciona uma condução divertida. Acresce que é extremamente silencioso: quando não se está habituado a ele é fácil pensar que ele está desligado estando a funcionar.

Um carro do século XXI

Um carro do século XXI tem que estar conectado com o mundo que o rodeia e o novo Corsa não foge à regra. O sistema Intellilink de infoentretenimento e navegação, já utilizado noutros veículos da Opel, através do emparelhamento com um smartphone Apple ou Android, transpõe as funções deste para o ecrã táctil de 7’’, incluindo aplicações como o BringGo, para a navegação, ou os Stitcher e TuneIn para a rádio de Internet. Pode também aceitar comandos de voz através do sistema Siri Eyes Free, da Apple, que verbaliza mensagens escritas e permite ao condutor ditar SMS e e-mails.

Prática e funcional

Com uma capacidade de 285 até 1120 litros com os bancos traseiros rebatidos e até ao tejadilho, a bagageira do Corsa está dentro da média dos veículos do segmento B, utilitários, em que se insere. Realce para as suas formas regulares, para o fácil acesso e para o piso duplo opcional (50€) que permite esconder objectos de olhares indiscretos. Nota positiva ainda para, no carro que conduzimos, uma roda de emergência opcional (80€) alojada sob o fundo da bagageira, uma solução muito mais honesta que o questionável kit de “reparação” de pneus. 

BARÓMETRO

+ Qualidade dos materiais e acabamentos, performances, motor silencioso, guiabilidade

- Ausência de série de sensores de estacionamento e do apoio de cabeça central atrás

 

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 999cc
Potência: 115cv às 5000-6000 rpm
Binário: 170 Nm às 1800-4500 rpm
Cilindros: 3
Válvulas: 12
Alimentação: Gasolina, com sistema de injecção directa turbo
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual de 6 velocidades
Suspensão: à frente, tipo McPherson, molas helicoidais e barra estabilizadora; atrás, eixo de torção, molas helicoidais.
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 10,6m entre passeios, 11,0m entre paredes
Travões: Discos ventilados à frente; discos atrás

Dimensões
Comprimento: 4021mm
Largura: 1944mm
Altura: 1481mm
Distância entre eixos: 2510mm
Peso: 1199kg
Pneus: 195/55 R16 (roda de emergência)
Capac. depósito: 45 litros
Capac. mala: 285 litros (710 litros com os bancos traseiros rebatidos)

Prestações
Veloc. máx.: 195 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 10,3s
Cons. misto: 4,9 litros/100 km
Emissões CO2: 115g/km
Nível de emissões: Euro 6

Preço: 16.190€**

* Dados do construtor
** No fim-de-semana do lançamento (17 e 18/01/215), na aquisição do Enjoy (15.390€), oferta do nível Color Edition ou, em alternativa, do pack Style

EQUIPAMENTO

Segurança

ABS: Sim

Controlo electrónico de estabilidade: Sim

Controlo de tracção: Sim

Airbags dianteiros: Sim

Airbags laterais: Sim, à frente

Airbags de cortina: Sim

Airbag de joelhos condutor: Não

Auxílio ao arr. em subida: Sim

Aviso de mudança involuntária de faixa de rodagem: Não (opção)

Aviso da pressão dos pneus: Sim

Sistema de fixação Isofix para cadeiras de crianças: Sim

Aviso de col. do cinto de segurança: Sim

Vida a bordo

Vidros eléctricos: Sim, à frente (atrás, manuais)

Vidros escurecidos: Sim

Fecho central: Sim

Comando à distância: Sim

Acesso de mãos livres e arranque por botão: Não

Direcção assistida: Sim

Espelhos retrovisores com regulação eléctrica: Sim

Volante regulável: Sim, em altura e profundidade

Volante multifunções: Sim

Volante e alavanca de velocidades em pele: Sim

Comandos de rádio e telefone no volante: Sim

Rádio/CD com MP3: Sim

Bluetooth e USB: Sim

Ar condicionado: Sim

Bancos dianteiros ajustáveis em altura: Sim, do condutor

Bancos traseiros rebatíveis: Sim

Bancos diant. desportivos: Sim

Estofos e bancos em tecido: Sim

Reg./limitador de veloc.: Sim

Travão de estac. eléctrico: Não

Função Start/Stop: Sim

Computador de bordo: Sim

Jantes em liga leve: Sim, 16’’

Alarme: Não (opção, 400€)

Navegação por GPS: Sim, através de um smartphone com Intellilink

Sensores de luz e chuva: Sim

Sensores de estac. dianteiros e traseiros: Não (só em opção)

Câmara de visão traseira: Não

Faróis de nevoeiro: Sim

Luzes de dia: Sim

Faróis de xénon: Não

Tecto panorâmico: Não

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