Fugas - Motores

Nuno Ferreira Santos

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Juntar o agradável ao útil

A bem escalonada caixa desportiva, para além do modo automático, possibilita dois modos de condução manual, sendo um deles desportivo, ambos com selecção de mudanças através de patilhas atrás do volante. A direcção muito precisa, com resposta rápida às manobras do volante acentua o tal go-kart feeling, mais evidente ao curvar. O diferencial autoblocante e o travão de mão mecânico são contributos adicionais para uma condução desportiva.

Em termos de design, qualidade de materiais e acabamentos, os interiores estão em linha com os padrões da Mini. Destaque para o grande ecrã circular de 8,8’’ ao centro do tablier com funções de infoentretenimento (e, no caso do veículo ensaiado, de navegação) accionadas por um botão giratório atrás da alavanca de velocidade. Esse ecrã está circundado por um anel luminoso em LED que muda de cor em função das rotações do motor.

A viatura que conduzimos trazia ainda aplicações em LED nas portas que, segundo a marca, “variam de cor de acordo com o estado de espírito do condutor” e luz ambiente que muda de tonalidade de acordo com o modo de condução. Bancos desportivos em pele e tecido, confortáveis e envolventes, bem como a facilidade de encontrar a posição ideal de condução por qualquer pessoa que se senta atrás do volante acentuam o carácter lúdico do Mini Cooper SD de cinco portas com caixa automática desportiva que conduzimos.

FICHA TÉCNICA

Motor

Tipo: 1995cc, 4 cil., 16 válv.

Potência: 170cv às 4000 rpm

Binário: 360 Nm às 1500-2750 rpm

Transmissão: Caixa automática com 6 velocidades

Veloc. máxima: 223 km/h

Aceleração 0 a 100 km/h: 7,4s

Consumo médio: 4,2 l/100km

Combustível: Gasóleo

Emissões de CO2: 109 g/km

Norma de emissões: Euro 6

Preço: 32.953€ (veículo ensaiado, 41.533€)

* Dados do construtor

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