A Nissan, depois de uma experiência não muito bem-sucedida com o Tiida, um veículo global, destinado a gregos e troianos, mas que não teve muita aceitação na Europa, decidiu mudar as agulhas e criar uma berlina do segmento C destinada ao mercado europeu. O resultado foi o Pulsar, uma berlina de cinco portas e cinco lugares produzida em Espanha na fábrica de Barcelona da marca.
A Fugas conduziu um Pulsar dotado do conhecido motor diesel 1.5 dCi de 110cv, com o nível de equipamento superior, Tekna. No segmento C, o dos pequenos familiares, a Nissan já tinha o seu campeão de vendas, o Qashqai. Porém, o Qashqai insere-se no subsegmento dos crossovers e está no limiar do segmento D, o dos familiares médios. Assim, tendo deixado cair o Tiida, na gama da marca nipónica faltava um modelo como o Pulsar, que se posicionasse entre o utilitário Note e o Qashqai.
Havendo uma oferta abundante e de qualidade neste segmento dos carros compactos, a Nissan tinha de apresentar argumentos que permitissem ao seu modelo enfrentar a forte concorrência. Assim, apostou na racionalidade, criando um automóvel de linhas discretas, com um visual inspirado no Qashqai, ao gosto europeu, espaçoso, seguro, confortável e parco nos consumos.
O carro que conduzimos, com o nível Tekna, está bem equipado, tanto no que se refere ao conforto e vida a bordo como à segurança e, apesar de ser o mais caro da gama do Pulsar, tem um preço competitivo, como se pode ver pela ficha técnica (algo que é reforçado pela campanha de descontos para a berlina do segmento C da Nissan). Mesmo no nível de entrada, Visia, o Pulsar já vem razoavelmente dotado, algo que se acentua nos níveis intermédios, Acenta e N-Tec. Assim, havendo quatro níveis de equipamento de série, com ampla possibilidade de escolha, a lista de opcionais é escassa.
Do Nissan Pulsar com o motor 1.5 dCi a gasóleo de 110cv não se esperem grandes performances. O comportamento deste pequeno familiar apela a uma condução racional e equilibrada, não sendo especialmente despachado nas recuperações e ultrapassagens e requerendo algum trabalho da caixa manual de seis velocidades. Em contrapartida é confortável e estável, para o que contribui o Controlo Activo de Chassis da Nissan, de série, que funciona como diferencial de deslizamento limitado, proporcionando um comportamento mais suave em curva e melhor tracção nas acelerações. Também é comedido nos consumos — num percurso variado que incluiu estrada, auto-estrada e cidade obtivemos uma média de 5,1 l/100km.
O visual do Pulsar pode ser discreto, de acordo com o espírito de um carro que se destaca mais pela funcionalidade que pelo design. E é segundo esses princípios que ele vem equipado de série nos níveis N-Tec e Tekna com faróis LED, que, usando 50% menos energia que as lâmpadas de xénon, produzem uma luz com uma tonalidade mais próxima da luz solar, proporcionando melhor visibilidade nocturna.
No interior, com os estofos em pele do nível de equipamento Tekna, encontram-se alguns materiais duros mas nota-se cuidado nos acabamentos. Onde, porém, o Pulsar se destaca é no espaço do habitáculo para os cinco ocupantes, superior mesmo ao de carros de segmentos superiores. Outro ponto forte é algo que é apanágio dos modelos da Nissan: a instrumentação, apesar de muito completa, é de fácil e intuitiva utilização, incluindo o sistema NissanConnect de navegação por satélite, Bluetooth e áudio, com integração das funções de um smartphone através de um ecrã táctil de 5,8’’ (mirrorlink) ao centro do tablier.
A berlina do segmento C da Nissan é um modelo em que a razão se sobrepôs à emoção, quando foi concebido. Assim sendo, para além do conforto e da economia, a segurança não poderia ser descurada. E o facto é que, nos testes do Euro NCAP conduzidos de acordo com os mais exigentes parâmetros de 2014, o Pulsar obteve o máximo de 5 estrelas, com 84% na protecção dos ocupantes adultos, 81% nas crianças, 75% nos peões e 68% nos dispositivos auxiliares de segurança. E note-se que os testes foram efectuados num Pulsar com o nível de equipamento Acenta, o segundo dos quatro disponíveis.
BARÓMETRO
+ Consumos, equipamento (nomeadamente o de segurança), espaço interior
- Comportamento pouco entusiasmante solicitando trabalho de caixa, kit de reparação de pneus
Escudo de Protecção Inteligente
O carro que conduzimos, com o nível de equipamento superior, Tekna, trazia o Escudo de Protecção Inteligente 2 da Nissan, um conjunto de funcionalidades específico dos automóveis da marca nipónica para facilitar a condução e melhorar a segurança: avisos de mudança involuntária de faixa e de aproximação de veículos em ângulo morto, detecção de objectos em movimento e um sistema de anticolisão frontal que previne choques frontais com veículos que circulem à frente do Pulsar e no mesmo sentido, através de um aviso sonoro de aproximação. Associado a isto, existe ainda uma útil câmara de visão a 360º, auxiliar precioso nas manobras de estacionamento.
Habitabilidade de segmento superior
A Nissan, ao criar o Pulsar, um carro de um segmento muito competitivo como é o C, o dos pequenos familiares compactos, apostou fortemente na competitividade e economia, colocando esses parâmetros à frente do prazer de condução. O Pulsar é um veículo seguro (pontuação máxima de 5 estrelas nos testes do Euro NCAP pelos mais exigentes padrões de 2014), comedido nos consumos e confortável, com um habitáculo para os cinco ocupantes mais espaçoso que em carros de segmentos superiores, aproveitando bem os 2700mm de distância entre eixos. Com um túnel central de transmissão baixo, até quem se senta no lugar do meio atrás não precisa de encolher as pernas.
Não havia necessidade
Com uma capacidade de 385 litros (1385 litros com os bancos traseiros rebatidos), a bagageira do Pulsar está acima da média dos veículos do segmento C. Realce para as suas formas regulares e para o fácil acesso. Por isso, foi com desagrado que verificámos que, sob o fundo da mala, em vez de um pneu ou de uma roda de emergência, se escondia um muito questionável kit de “reparação” de pneus. Já aqui frisámos repetidas vezes a inutilidade desta invenção das marcas, que só serve para lhes poupar meia dúzia de euros, transferindo custos e incomodidade para os utilizadores. Ainda por cima, no caso do Pulsar, está lá o espaço redondo para alojar uma roda de emergência que nem sequer está disponível como opção.
Primado da razão sobre a diversão
O Nissan Pulsar é um meio de transporte 100% racional e o conhecido motor 1.5 dCi de 110cv da Aliança Renault Nissan que equipa diversos veículos dessas marcas, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, integra-se nessa filosofia. Não proporciona uma condução entusiasmante, requer algum trabalho de caixa em subidas mais acentuadas e não é especialmente lesto nas recuperações e ultrapassagens, apelando a uma condução calma. Em contrapartida, é um motor pouco guloso — num percurso misto, fizemos uma média de 5,1 l/100km, muito boa para um veículo de 4,39m de comprimento e 1350kg de peso.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 1461cc
Potência: 110cv às 4000 rpm
Binário: 260 Nm às 1750-2500 rpm
Cilindros: 4
Válvulas: 16
Alimentação: Gasóleo, com sistema de injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável. Intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual de 6 velocidades
Suspensão: à frente, independente, tipo McPherson, molas helicoidais e barra estabilizadora; atrás, eixo de torção, molas helicoidais.
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 10,2m entre passeios, 10,9m entre paredes
Travões: Discos ventilados à frente; discos atrás
Dimensões
Comprimento: 4387mm
Largura: 1768mm
Altura: 1520mm
Distância entre eixos: 2700mm
Peso: 1352kg
Pneus: 205/50 R17 (kit de reparação de pneus)
Capac. depósito: 46 litros
Capac. mala: 385 litros (1385 litros com os bancos traseiros rebatidos)
Prestações
Veloc. máx.: 190 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 11,5s
Cons. misto: 3,6 litros/100 km
Emissões CO2: 94 g/km
Normativa de emissões: Euro 5
Preço: 28.400€ (veículo ensaiado, 28.950€)**
* Dados do construtor
** Com a campanha actualmente em vigor o preço deste veículo é de 24.230€ (24.780€) + 5 anos de garantia
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim
Controlo electrónico de estabilidade: Sim
Controlo de tracção: Sim, com auxílio à travagem de emergência
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Auxílio arranque em subida: Sim
Aviso de mudança involuntária de faixa de rodagem: Não (opção incluída no pack de Assistência ao Condutor, 650€)
Aviso da pressão dos pneus: Sim
Sistema de fixação Isofix para cadeiras de crianças: Sim
Aviso de colocação do cinto de segurança: Sim
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim
Vidros escurecidos: Sim, atrás
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Acesso de mãos livres e arranque por botão: Sim
Direcção assistida: Sim
Espelhos retrovisores com regulação eléctrica: Sim
Volante regulável: Sim em altura e profundidade
Volante multifunções: Sim
Volante e alavanca de velocidades em pele: Sim
Comandos de rádio e telefone no volante: Sim
Rádio/CD com MP3: Sim
Bluetooth e USB: Sim
Ar condicionado: Sim, automático bizona
Bancos dianteiros ajustáveis em altura: Sim, do condutor
Bancos dianteiros aquecidos: Sim
Bancos traseiros rebatíveis: Sim
Estofos e bancos em pele: Sim
Reg./limitador de veloc.: Sim
Travão de estac. eléctrico: Não
Função Start/Stop: Sim
Computador de bordo: Sim
Jantes em liga leve: Sim, 17’’
Alarme: Não
Navegação por GPS: Sim
Sensores de luz e chuva: Sim
Sensores de estac. dianteiros e traseiros: Sim
Câmara de visão traseira: Sim
Faróis de nevoeiro: Sim
Luzes de dia: Sim
Faróis em LED: Sim
Tecto panorâmico: Não