Depois há os desempenhos. Não sendo um ás na aceleração, o e-up é desembaraçado, acelerando dos 0 aos 60 km/h em apenas oito segundos, o que vai deixando para trás nos semáforos verdadeiros portentos das estradas. Sobretudo se em subida, tirando proveito da sua veia eléctrica.
As suas dimensões, aliadas à sua grande agilidade, também fazem com que se sinta peixe na água em trânsito urbano. E na altura de estacionar, com um comprimento de 3,54m, não é difícil de encontrar um lugar à sua medida. As parcas dimensões exteriores não são evidentes a quem se senta nos lugares dianteiros. Para condutor e pendura há espaço de sobra e o vidro do amplo e alto pára-brisas ajuda a criar uma atmosfera nada claustrofóbica. No banco traseiro, onde se admitem apenas dois passageiros, as crianças pequenas não terão qualquer dificuldade em encontrar uma posição prazenteira e confortável. Já para adultos é muito desaconselhável escolher um dos assentos atrás.
A mala, com 251 litros, à semelhança do up! com motor de combustão interna, é pequena, mas suficiente para o uso quotidiano que este carro exige. As semelhanças entre o up! e o e-up! não se ficam pelo volume da mala. E isso, defende a marca, é uma vantagem para a linha de produção e consequentes custos. Mas nos pormenores não faltam diferenças: além de alguns detalhes de design, destaque para o contorno que as luzes diurnas, em LED, desenham no pára-choques ou para as jantes de 15’’ e design distinto.
Ficha técnica*
Motor: Eléctrico síncrono permanente
Potência: 82cv
Binário máximo: 210 Nm
Bateria: Iões de lítio
Peso da bateria: 230kg
Voltagem: 374 V
Ac. 0-60 km/h: 8,1s
Ac. 0-100 km/h: 12,4s
Velocidade máxima: 130 km/h
Consumo misto: 11.7 kWh/100 km**
Nível de eficiência: A+
Comprimento: 3540mm
Largura: 1645mm
Altura: 1498mm
Distância entre eixos: 2420mm
Peso em vazio: 1139kg
Autonomia: 120 a 160 km
* Dados da marca
** com o custo do kWh calculado em 0,24€, um consumo de 11.7 kWh /100 km implica um gasto de 2,81€ a cada 100km.