Fugas - Motores

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Renascer maduro e com o mesmo conforto

Por Carla B. Ribeiro

Segurança, conforto e tranquilidade. Poderão ser estas as palavras-chave a usar num modelo como o Passat, que chegou à sua oitava geração também com preocupações de abandonar a imagem de carro de aparência aborrecida.

Ao perscrutar as publicações da especialidade, é uma crítica comum de se ler nas anteriores gerações do Passat: muito bom mas enfadonho. Nada que tenha afastado os clientes fiéis de um modelo que sempre foi garante de boas performances e de tranquilidade de condução. Mas, nesta oitava geração, embora não se apresente com roupagens de tirar o fôlego, o Passat foi alvo de uma preocupação com a sua imagem e poderá deixar cair o rótulo de “aborrecido”.

Coloque-se um Passat novinho em folha ao lado de um mano da geração anterior e não será difícil encontrar diferenças. Aliás, quase nada da antiga geração foi aproveitado e isso beneficia o carisma do novo modelo, que cativa as atenções um pouco por todo o lado por onde passa. A contribuir para tal, as linhas mais fluidas, uma frente totalmente redesenhada a tirar proveito da grelha de corte a direito que se funde com as grandes ópticas, no caso com o opcional de luzes em LED com a muito útil funcionalidade de luz de curva dinâmica.

Mas no que o Passat se continua a distinguir é pela forma como se deixa conduzir, no caso com o bloco diesel 2.0, animado por uma potência de 150 cavalos, que contra si apenas tem a registar o ruído que a bem conseguida construção consegue calar. Não sendo nenhuma fera do asfalto, nem carro que nos leve a ansiar por caminhos sinuosos, é um automóvel que, depressa se compreende, (quase) nunca desilude. E o “quase” entre parênteses não se aplica sequer aos dias em que ensaiámos o modelo. Seja em cidade, onde por vezes se exige um comportamento mais expedito, seja em auto-estrada ou em estrada, o Passat revela a mesma serenidade que também deixa quem o conduz muito tranquilo. O comportamento não é alheio à bem escalonada caixa, manual de seis relações, que permite tirar proveito do bloco sem quaisquer esforços, nem a uma direcção que prima pela precisão e pelo fácil manuseio de um carro de grande porte.

Mas num Passat o prazer de condução também advém do conforto que se consegue a bordo. Primeiro pelo espaço. É que, embora mais curto, o aumento da distância entre eixos fez com que um carro que já era espaçoso pudesse ainda crescer mais nessa matéria. Depois há que ter em conta os materiais usados na construção dos bancos — se no lugar do condutor o banco ergoConfort garante um bom suporte ao corpo para aguentar tantos quilómetros quantos os que o carro conseguir cumprir, no assento do lado a vontade é mesmo de afundar pelo banco adentro e deixarmo-nos conduzir. Já nos lugares traseiros, três sentam-se à vontade — sobretudo se forem crianças —, mas com alguma penalização no conforto de todos (mais ainda de quem tiver o azar de ficar com o lugar do meio). Já dois conseguem concretizar uma viagem, mesmo que grande, sem aborrecimentos. Além de o banco traseiro ser muito confortável, há espaço de sobra para troncos, pernas e cabeças. O carro até está ligeiramente mais baixo que o modelo anterior, mas a verdade é que há mais espaço em altura para todos os passageiros.

Verificado o conforto proporcionado pelo espaço e pelos materiais (e, sublinhe-se, reforçado pelos acabamentos de qualidade e detalhes que imprimem uma sensação luxuosamente sóbria), há que ter em atenção o bem-estar proporcionado por toda a parafernália tecnológica com que a Volkswagen equipou o Passat. Esteja esta relacionada com a condução, como é o caso de um extremamente eficiente sistema de Start & Stop, de arranque e paragem automáticos do motor, do assistente de manobras de reboque e dos Traffic Assist e Emergency Assist, ou com o entretenimento e sistemas de informação, agora disponíveis com o Active Info Display de alta resolução de 2”, um visor ao centro do painel de instrumentação, uma estreia na VW, que permite uma apresentação interactiva das várias funções e dados e que já tínhamos experienciado no também novo Audi TT.

Também a segurança é um importante capítulo e um reforço a que se tenha o Passat em boa consideração. Aliás, o modelo já conquistou as ambicionadas cinco estrelas Euro NCAP pelos mais exigentes parâmetros de 2014, com uma classificação de 85% na protecção dos ocupantes (mínimo 80%), 97% na das crianças (mínimo 75%), 66% no referente aos peões (60%) e 76% nos dispositivos auxiliares de segurança (65%). A segurança para os peões é ainda reforçada pelo sistema Front Assist, com função de travagem de emergência e detecção de peões — uma opção na versão de equipamento Trendline e de série a da Confortline.

BARÓMETRO

+ Actualização do design, fiabilidade, segurança
Persistência de ruído do bloco diesel

Pormenores

De pé descansado
Ao início a função passa despercebida e quase nem lhe damos grande importância. Mas assim que nos habituamos a ela o que mais custa é regressar a uma viatura sem esta assistência. Assim que o carro sente que está parado, acciona automaticamente a função Auto Hold que, não sendo uma novidade, não deixa de continuar a merecer atenção — além de alguns lamentos de outros não lhe seguirem o exemplo. Além de impedir que o carro descaia acidentalmente quando parado ou no momento de arrancar, este assistente permite-nos enfrentar uma fila gigantesca de trânsito sem ponta de cansaço.

Vista panorâmica
Beneficiando da instalação de quatro câmaras (uma delas encontra-se escondida sob o emblema da marca que também serve para abrir o porta-bagagem), as manobras podem ser controladas a partir de vários ângulos, os quais podemos ir escolhendo dependendo da situação. Não sendo garante de que nunca haverá um toque, e levando a sério o aviso de não confiar cegamente nas câmaras, o sistema é completo o suficiente para que seja de facto útil. Sobretudo num carro com 4767mm de comprido e 1832mm de largura.

Olho vivo
Há mudanças de design um pouco por toda a carroçaria, com elementos a acentuarem a robustez de um carro que se quer acima de tudo fiável. Mas uma das coisas que mais contribui para que se olhe para o Passat de outra forma é precisamente a sua nova assinatura luminosa, mais expressiva se se optar pelos faróis em LED (atrás, os farolins são de série em LED em todas as versões) que incluem a muito útil funcionalidade de luz de curva dinâmica.

Seis relações
As preferências, indica cada vez mais o mercado, recaem actualmente na caixa automática. E a Volkswagen tem neste ponto com que se bater — a sua DSG, que equipa a carrinha do Passat, prima pela eficiência e por bons desempenhos. Mas isso não retira qualquer mérito à caixa manual, no caso de seis velocidades. Bem escalonada e de desenvolvimento tão tranquilo quanto o próprio carro, não é preciso puxar muito pelo bloco para que se consiga retirar dele um excelente aproveitamento tanto da sua potência como do seu binário.

EQUIPAMENTO

Segurança

ABS: Sim

Controlo electrónico de estabilidade: Sim

Controlo de tracção: Sim

Airbags dianteiros: Sim

Airbags laterais: Sim, à frente

Airbags de cortina: Sim

Auxílio ao arranque em subida: Sim

Aviso da pressão dos pneus: Sim

Sistema de fixação Isofix para cadeiras de crianças: Sim

Aviso de colocação do cinto de segurança: Sim

Vida a bordo

Vidros eléctricos: Sim (à frente e atrás)

Fecho central: Sim

Comando à distância: Sim

Direcção assistida: Sim

Travão eléctrico: Sim, com função Auto-Hold e Hill Hold Control

Espelhos retrovisores com regulação: Sim

Espelhos retrovisores rebatíveis electricamente: Opção

Volante regulável: Sim, em altura e profundidade

Volante multifunções: Sim

Volante e alavanca de velocidades em pele: Sim

Comandos de rádio e telefone no volante: Sim

Rádio/CD com MP3: Sim

Bluetooth: Sim, opcional sistema Comfort

Ar condicionado: Sim, automático

Bancos dianteiros ajustáveis em altura: Sim

Bancos traseiros rebatíveis: Sim

Reg./limitador de vel.: Sim

Travão de estac. eléctrico: Sim

Função Start/Stop: Sim

Computador de bordo: Sim

Sistema de navegação: Opção, Discover Media

Jantes em liga leve: Sim, 17’’

Sensores de luz e chuva: Sim

Sensores de estac.dianteiros: Sim

Sensores de estacionamento traseiros: Sim

Câmara de visão traseira: Sim

Faróis de nevoeiro: Sim

Luzes de dia: Sim, em LED

Faróis LED: Opção, com ajuste de luz dinâmico e luzes de curva dinâmicas

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