Fugas - Motores

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Agora sim, o smart é um carro!

Por João Palma

A terceira geração do smart fortwo, mantendo as características que o tornaram único no mercado, é um salto qualitativo e quantitativo face às anteriores. Muito mais estável e guiável, o novo smart fortwo é agora um verdadeiro carro.

Quem escreve estas linhas, embora reconhecendo características únicas ao smart fortwo que o tornaram o citadino por excelência, nunca foi um grande apreciador deste carrinho. É verdade que em testes de 2007 do Euro NCAP o smart fortwo tinha obtido 4 estrelas num máximo de 5 (o mesmo que obteve agora pelos muito mais rigorosos parâmetros de 2014), algo de muito aceitável para um pequeno veículo, mas a partir dos 80-100 km/h o velho smart parecia uma bailarina que se ia desconjuntar.

Foi, por isso, com algumas reticências que se sentou atrás do volante do novo smart fortwo, quando da sua apresentação internacional. Porém, bastaram só alguns quilómetros percorridos para se desfazerem todos os preconceitos. Até na versão de entrada o pequeno citadino está muito diferente para melhor face às anteriores gerações: mais estável, graças a ser 10cm mais largo, 2cm mais baixo e ter mais 6mm de distância entre eixos que o seu antecessor, mesmo a velocidades acima dos 100 km/h sente-se o veículo preso à estrada como se fosse um carro de maiores dimensões.

Essa sensação é reforçada na versão que agora conduzimos com o motor tricilíndrico a gasolina de 90cv, que, em conjunção com o controlo de estabilidade, dispõe de assistente de ventos laterais que evita que o carro se desvie da rota devido a súbitas rajadas de vento. A somar a isso, o pacote Edition #1 opcional que o equipava (2060€), além de volante multifunções, pedaleira desportiva e tecto panorâmico, incluía suspensão desportiva rebaixada em 10mm, que, sendo mais seca em pisos degradados, reduz as oscilações longitudinais.

O novo smart fortwo é muito divertido e fácil de conduzir. Com uma direcção leve e directa, resposta rápida nas acelerações ou recuperações e muita genica dos 90cv do pequeno motor tricilíndrico de origem Renault, o pequeno e leve smart fortwo (900kg) praticamente dispensa o recurso à bem escalonada caixa manual de cinco velocidades mesmo em subidas mais acentuadas. Algo ruidoso, o propulsor não é muito económico — fizemos uma média de 6,0 l/100km num percurso variado. Há, porém, que reconhecer que o carro, pelo seu espírito, quase obriga a uma condução viva.

Com um diâmetro de viragem imbatível de 6,95m entre passeios e 7,30m entre paredes, este citadino de dois lugares faz inversão de marcha numa só manobra em espaço reduzido. E, apesar de ser um pouco mais largo, tem o mesmo comprimento das anteriores gerações, pelo que continua a poder estacionar-se (mesmo na perpendicular) em espaços inacessíveis a outros carros. Porém, as grandes portas requerem algum espaço para se abrirem.

FUN.ctional: é como definem os responsáveis da marca o novo smart e o carrinho, sendo prático e divertido, corresponde à definição. Ao design exterior, que, mantendo o ADN do smart, o tornou mais sofisticado, corresponde um ambiente a bordo jovial, reforçado pelo tecto panorâmico, que lhe adiciona claridade. O modo como foram usados plásticos duros e tecidos de cor viva no habitáculo é um exemplo de como é possível conseguir requinte sem recorrer a materiais caros. A largura adicional proporciona espaço para os dois ocupantes, sendo possível obter uma boa posição de condução com visibilidade para quem quer que se sente atrás do volante. Para além do conta-rotações+relógio analógico e ventiladores sobre o tablier típicos do smart, existe um visor multifunções atrás do volante e um ecrã táctil ao centro do tablier com diversas informações: pode, por exemplo, ter uma configuração tripartida com identificação da estação de rádio, do índice de economia em percentagem (eco score, com base em três parâmetros, aceleração, condução defensiva e engrenar) e do mapa do GPS.

Incompreensível é o computador de bordo não incluir a autonomia em quilómetros face ao nível de combustível. E se se compreende que para aceder ao motor se tenha que desmontar o fundo da mala, bem como a utilização de um kit de “reparação” de pneus (neste caso é válido o argumento de ganho de espaço), já não se compreende a necessidade de inventar na complicada abertura do capot (que fica pendurado à frente do carro) para aceder à bateria e aos depósitos de líquidos. Boa invenção é o cursor com lupa que se desloca sobre uma escala de temperaturas do climatizador.

Uma ressalva: o carro que nos facultaram para ensaio vinha muito bem equipado, como se pode ver pela Ficha Técnica. O problema é que grande parte desse equipamento era opcional, o que fez subir o preço deste pequeno citadino de dois lugares para uns estratosféricos 17.205€.

 

BARÓMETRO

+ Design, qualidade dos materiais e acabamentos, performances, diversão e guiabilidade

- Motor ruidoso, consumos, acesso ao motor e abertura do capot, preço da versão ensaiada

 

Pormenores

Pequena, mas…
Seria de espantar que a mala de um carrinho com 2,65m de comprimento fosse grande, mas 260 litros (350 litros, retirando a chapeleira) é um volume muito razoável e já dá para meter a bagagem de férias dos dois ocupantes ou para um razoável volume de compras. Além disso, a parte inferior do portão traseiro bipartido inclui um espaço para guardar objectos. No habitáculo, para além do porta-luvas, há ainda diversos espaços para guardar objectos, com destaque para uma gaveta na lateral da consola do lado do pendura e redes atrás dos bancos. Ah! E o banco do pendura é rebatível, permitindo transportar volumes até 1,55m de comprimento.

Tudo na ponta dos dedos
Simples, intuitivo e de fácil manuseamento, além de bastante informativo, o ecrã táctil no centro do tablier integra diversas funções de infoentretenimento, incluindo, no caso do veículo que conduzimos, a navegação. Com um simples toque é possível navegar entre as diferentes funções e até, por exemplo, ter o ecrã tripartido, podendo-se ver a estação de rádio sintonizada, o eco score (indicador em percentagem de uma condução económica) e o mapa do sistema de navegação. E se se quiser que uma dessas funcionalidades ocupe todo o ecrã, basta tocar sobre ela.

Um carrinho alegre
Ao visual exterior, que, mantendo o ADN dos smart, é um passo em frente em termos de design, corresponde um interior que junta estilo e jovialidade a funcionalidade. Os materiais usados, nomeadamente plásticos duros e tecidos de cores vivas, não são caros, mas os acabamentos são cuidados e, numa combinação de estilo, originalidade e bom gosto, criou-se um ambiente requintado. Cores vivas no habitáculo, bancos confortáveis e uma instrumentação de fácil leitura e manuseio com visual atractivo fazem com que ao exterior do carro (em especial a frente, que os responsáveis da marca classificam como “sorridente”) corresponda um interior alegre.

Claridade e conforto
O visual alegre do interior é reforçado com o tecto panorâmico opcional (integra o pack Edition #1) que lhe confere claridade acrescida. Dotado de protecção solar, mesmo com luz directa impede o aquecimento excessivo do interior ou o encadeamento. E, claro, há sempre a hipótese de fechar a cobertura manual do tejadilho se o sol for muito forte.

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 898cc

Potência: 90cv às 5500 rpm

Binário: 135 Nm às 2500 rpm

Cilindros: 3

Válvulas: 12

Alimentação: Gasolina, turbo com sistema de injecção indirecta

Tracção: Traseira

Caixa: Manual de 5 velocidades

Suspensão: à frente, tipo McPherson, molas helicoidais e barra estabilizadora; atrás, eixo rígido de Dion, molas helicoidais.

Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica

Diâmetro de viragem: 6,95m entre passeios, 7,30m entre paredes

Travões: Discos ventilados à frente; tambores atrás

Dimensões

Comprimento: 2695mm

Largura: 1663mm

Altura: 1555mm

Distância entre eixos: 1873mm

Peso: 900kg

Pneus: 185/50 R16 H à frente, 205/45 R16 atrás (kit de reparação de pneus)

Capac. depósito: 35 litros

Capac. mala: 260 litros (350 litros até ao tejadilho)

Prestações

Veloc. máx.: 155 km/h

Aceleração 0-100 km/h: 10,4s

Cons. misto: 4,2 l/100 km

Emissões CO2: 97 g/km

Nível de emissões: Euro 6

Preço: 14.250€ (Viatura ensaiada, 17.205€)

* Dados do construtor


EQUIPAMENTO

Segurança

ABS: Sim

Controlo electrónico de estabilidade: Sim, com assistente de ventos laterais

Controlo de tracção: Sim, com auxílio à travagem de emergência

Airbags dianteiros: Sim

Airbags laterais: Sim

Airbags de cortina: Não

Airbag de joelhos para o condutor: Sim

Auxílio ao arranque em subida: Sim

Aviso de mudança involuntária de faixa de rodagem: Sim

Aviso da pressão dos pneus: Sim

Sistema de fixação Isofix para cadeiras de crianças: Sim

Aviso de colocação do cinto de segurança: Sim

Vida a bordo

Vidros eléctricos: Sim

Vidros escurecidos: Não

Fecho central: Sim

Comando à distância: Sim

Acesso de mãos livres e arranque por botão: Não

Direcção assistida: Sim

Espelhos retrovisores com regulação eléctrica: Sim

Volante regulável: Sim, só em altura

Volante multifunções: Opção, pack Edition #1 (2060€)

Volante e alavanca de velocidades em pele: Sim

Comandos de rádio e telefone no volante: Sim

Rádio/CD com MP3: Sim

Bluetooth e USB: Sim

Ar condicionado: Automático, opção, pack Cool & Media (620€)

Bancos dianteiros ajustáveis em altura: Sim, do condutor

Estofos e bancos em tecido de dois tons: Sim

Reg./limitador de veloc.: Sim

Travão de estac. eléctrico: Não

Função Start/Stop: Sim

Computador de bordo: Sim

Jantes em liga leve: Opção, pack Edition #1

Alarme: Não

Navegação por GPS: Opção, pack Cool & Media

Sensores de luz e chuva: Opção, pack LED & Sensor (530€)

Sensores de estac. traseiros: Opção, 360€

Câmara de visão traseira: Não

Faróis de nevoeiro: Sim

Luzes de dia: Sim, em LED

Faróis de xénon: Não

Tecto panorâmico: Opção, com protecção solar, pack Edition #1

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