Fugas - Motores

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Um "gentleman" que é uma besta

Por Álvaro Vieira

É impossível ficar indiferente ao poder e à beleza deste F-Type da Jaguar. São 550 cavalos num grande carro, diante do qual a estrada se faz pequena.

A primeira coisa que se me impõe dizer sobre este F-Type 5.0 V6R é que é para quem pode. É preciso ter os 150.788 euros (161.507, na versão ensaiada) que ele custa numa conta bancária recheada com mais uns trocos valentes, à ordem dos 550 cavalos que é preciso alimentar a cada 500 quilómetros, mais coisa menos coisa. E, sim, claro, também é preciso ter unhas para explorar um Jaguar que não se ensaia nada para meter as garras de fora e que ruge, de forma assustadora. Como não tenho as unhas e muito menos os euros, confesso que andei com o coração na boca durante boa parte do tempo que passei com o automóvel. Com medo de o danificar, com medo do carjacking e, sobretudo, com medo de mim, quando passei a ter menos medo dele.

São 4,2 segundos dos 0 aos 100 kms/h — e um binário de 680 Nm disponível entre as 2500 e as 5500 rpm — que nos deixam logo com as costas bem enterradas nos excelentes estofos desportivos. A velocidade máxima anunciada é de 300 km/h, dado que não ousei confirmar. A esse respeito, direi apenas que faz algumas curvas de auto-estrada que nos habituámos a considerar largas parecerem apertadinhas, apertadinhas…

Este F-Type V8 5.0 R é o automóvel mais potente que a Jaguar alguma vez comercializou. A cidade não é o seu habitat. Não que o carro não seja surpreendentemente confortável, até no modo Dynamic, absorvendo muito bem as irregularidades do piso — no início, tanto conforto até levanta a suspeição de que será menos competente a agarrar-se à estrada, a curvar mais rápido.

Nada mais injusto, que nesse aspecto será difícil pedir-se mais. A questão é que é mesmo demasiada potência para o empedrado. Mesmo com o controlo electrónico de estabilidade (DSC) ligado, é fácil, muito fácil, fazer a traseira dançar. Pode ser na curva de um cruzamento, ao retomar a marcha com alguma vivacidade depois de se deixar um peão atravessar na passadeira, pode ser numa avenida de paralelo, ao ultrapassar com menos paciência alguém que resolveu procurar estacionamento sem sinalizar…

Nada, contudo, que não seja fácil de corrigir, em segurança, e de evitar, com a habituação à força que o pedal do acelerador convoca. De qualquer modo, será sempre um desperdício ter um carro destes para andar apenas na cidade, até porque não é propriamente económico. Nunca fiz um consumo combinado (cidade, estrada e auto-estrada) abaixo dos 15L/100km.

Os gostos não se discutem, por isso vamos acordar já que, por fora, o F-Type é um dos carros de linhas mais bem conseguidas no mercado. Como de resto é apanágio dos carros desenhado pelo Director de Design da marca, Ian Callum, que acaba de ver outro Jaguar, o XE, eleito como o automóvel mais belo de 2014 no Salão de Paris. A propósito, também na semana passada os leitores da revista alemã Auto Motor Und Sport elegeram o F-Type como um dos Best Cars 2015 nas categorias “descapotável” e “desportivo”. Mais um bom sinal para o grupo Jaguar/Land Rover, que parece estar em franca recuperação, pela qualidade dos últimos modelos produzidos e mesmo pelos resultados comerciais: em 2014 aumentou as vendas em cerca de 9% e está a investir, e a criar empregos.

Em Abril do ano passado já tinha feito um ensaio com o F-Type V6 3.0 S Convertible. Reitero sobre o V8 5.0 R o que tinha observado a propósito do V6 3.0 S: os travões (discos maiores) continuam impecáveis, a caixa automática de oito relações Quickshift faz jus ao nome muito, a direcção podia ser um tudo-nada mais comunicativa. Se dissermos que o V6 3.0 S  já era uma fera, então só podemos dizer agora que o V8 5.0 é uma besta. Uma besta educada e sofisticada, contudo. Com um ambiente a bordo de extremo bom gosto e excelente qualidade de acabamento. Uma besta, portanto, também um gentleman, fiel à imagem de marca, very british, da Jaguar.

O V6 3.0 S na versão base, já muito bem equipada, custa cerca de 100 mil euros. Para comprar o V8 5.0 R são precisos mais 50 mil euros. A menos que tenha um circuito privado, dificilmente chegará à conclusão que a diferença compensa. São mais 180 cavalos de potência, é certo, mas só mais 25 km/h de velocidade máxima e 0,7 segundos de 0 aos 100 km/h.

BARÓMETRO

+ Potência, travões, caixa, habitáculo
- Preço, direcção pouco comunicativa, consumos

Pormemores

Uma mala decente
Para o tipo de carro que é, os 315 litros de capacidade da bagageira do F-Type Coupé nem são muito maus, e são certamente mais do que as linhas do carro, visto à distância, fazem supor. É claro que este espaço é conseguido à custa da inexistência de pneu de emergência. Temos apenas um kit de reparação de pneus que, como bem sabe quem já precisou destes dispositivos, funciona muito bem com pequenos furos no piso, mas que serve de muito pouco em caso de fenda na parede do pneumático. De qualquer forma, comparada com a mala de os 196 litros do Convertible, esmagada pela capota, a bagageira de 315 litros do Coupé parece enorme. O revestimento interior do tampo da mala tem materiais e montagem vulgares.

Ao gosto do freguês
Quando seleccionamos o Dynamic mode no comutador instalado entre os bancos, o velocímetro e o conta-rotações à nossa frente e outros elementos à nossa volta ganham uma luminosidade vermelha, condizente com o espírito desportivo. Neste Dynamic mode, o F-Type dá-nos ainda a possibilidade de, através do ecrã multifunções, configurarmos outras respostas específicas do automóvel, ao nível da resposta do motor, da caixa e da suspensão.

Low Hi-fi
As características do sistema de som de série, uma potência de 180W distribuídos por seis altifalantes, deviam ser mais do que suficientes para assegurar que ouvíamos música com a qualidade de som que se espera de um carro deste preço. Ainda por cima num habitáculo tão pequeno. Mas a nitidez, os graves e agudos deste sistema não convencem. É claro que há um sistema alternativo, o extra “Sistema de som Jaguar Meridian”, de 380W e dez colunas. E mais 1433 euros…

Um escape
Sonoridade sem mácula é mesmo a do motor do V8 5.0, como aliás já era a do V6 3.0. Sobretudo no Dynamic mode. Ainda por cima, o F-Type dispõe de um botão que acciona o sistema de escape activo, que torna o delicioso roncar do motor mais audível e encorpado. Parece um pormenor de mau gosto, inspirado no tunning mais reles. Mas não é: habituamo-nos a ele e este som rapidamente se torna uma parte importante do prazer de condução do roadster. Um escape, para aliviar o stress.

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 5000

Potência: 550 cv às 6500 rpm

Binário: 680 NM entre as 2500 e as 5500 rpm

Cilindros: 8 em V

Alimentação: gasolina

Tracção: traseira

Caixa: Automática Quickshift de 8 velocidades

Suspensão: Multilink à frente e atrás e amortecedores de adaptação automática

Direcção: Pinhão e cremalheira

Travões: discos de 380mm à frente e de 376 mm atrás com pinças vermelhas de série

Dimensões e capacidades

Comprimento: 4,470 m

Largura: 2,042 m com espelhos

Altura: 1,314m

Distância entre eixos: 2,622 m

Peso: 1650 Kg

Pneus: 255/35ZR20 à frente e 295/30ZR20 atrás

Capacidade do depósito: 72 litros

Capacidade da bagageira: 315 litros, com kit de reparação de pneus, em vez de pneu de emergência

Prestações

Velocidade máxima: 300 km/h

Aceleração: (0 a 100km/h) 4,2s

Consumo misto anunciado: 10,7L/100Km

Emissões de CO2: 255g/km

Preço: 150.788 euros

Preço da versão ensaiada: 161.507,31 euros

 

EQUIPAMENTO

Segurança

ABS: Sim

Controlo electrónico de estabilidade: Sim

Controlo de tracção: Sim, com diferencial autoblocante

Airbags dianteiros e laterais: Sim

Airbag de joelhos para o condutor: Não

Aviso de colocação do cinto de segurança: Sim

Vida a bordo

Vidros eléctricos: Sim

Fecho central: Sim

Comando à distância: Sim

Direcção assistida: Sim

Volante regulável: Sim, em altura e profundidade

Volante multifunções em pele: Sim

Ar condicionado: Sim, bizona (388 euros)

Bancos ajustáveis: Sim

Estofos em pele: Sim

Travão de estac. eléctrico: Sim

Função Start/Stop: Sim

Computador de bordo: Sim

Alarme: Não

Pack Memória de bancos: (volante e bancos com ajuste eléctrico e memória/espelhos com ajuste e recolha eléctrica) 1442,70 euros

Pack Conveniência: (zonas para arrumos no habitáculo com tampa e fechadura/acesso e arranque sem chave/deflector de ar atrás dos bancos/tapetes em couro premium) 3671,50 euros

Pack Visibilidade: (sensor de luz/faróis bi-xénon adaptativos, luzes diurnas em LED e luzes de curva/sensores de estacionamento dianteiros e traseiros/câmara de estacionamento traseira/retrovisor interior com anti-encadeamento/sensor de chuva) 2176 euros

Pack Performance: (pedais em aço inoxidável/sistema de travagem Jaguar Super Performance com pinças vermelhas/sistema de escape desportivo seleccionável) 1481 euros

Pack Tecnologia: Equipamento de som Jaguar de 180W com 6 colunas e leitor de CD-DVD/ sistema de navegação/bluetooth/ cruise control) 3403,31 euros

 

 

 

 

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