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Audi renova os veículos mais pequenos da sua gama

Por João Palma

A berlina do segmento B da Audi foi renovada, com uma nova gama de motores e outras melhorias. Também o SUV Q3, do segmento C, teve os propulsores já existentes modificados bem como a suspensão, além de outras ligeiras modificações.

A Audi renovou o seu modelo mais pequeno, o A1, na versão de três portas e de cinco portas (Sportback). Além de pequenas alterações no visual e no equipamento, a gama de motores é totalmente nova, com destaque para os económicos 1.4 TFSI COD (cylinder on demand) de 150cv a gasolina e o diesel 1.4 TDI tricilíndrico de 90cv. Já o SUV Audi Q3 teve os motores modificados para se tornarem mais potentes e eficientes e pequenas alterações no visual. As versões renovadas dos A1 e Q3 já estão disponíveis.

Os propulsores, novos ou renovados, dos Audi A1 e Q3 cumprem a norma Euro 6 de emissões. No caso do A1, os dois motores a gasolina TFSI 1.4 têm agora 125cv e 150cv de potência (antes, respectivamente, 122cv e 140cv. O mais potente, de 150cv, é também o mais económico, graças ao sistema COD que permite desligar dois dos quatro cilindros quando não são necessários, com a consequente poupança de combustível. Com este motor, o A1 tem consumos anunciados de 4,9 l/100km.

Já no caso das motorizações a gasóleo, referência para o bloco tricilíndrico de 1422cc, estreado no Volkswagen Polo, com performances interessantes e um reduzido consumo de 3,4 l/100km. Este motor substitui o 1.6 de igual potência. Também o diesel mais potente 1.6 TDI debita agora 116cv face aos anteriores 105cv. As caixas são manuais, mas em opção está disponível eficiente caixa de dupla embraiagem Stronic com sete relações (2450€). A suspensão também foi melhorada para tornar o veículo mais equilibrado e estável e proporcionar maior conforto de condução. O sistema de controlo de estabilidade (que agora pode ser desligado) dispõe de vectorização do binário para melhor comportamento ao curvar.

Há ainda uma versão desportiva, o S1, com um propulsor de cinco cilindros a gasolina com 1984cc, 231cv e um binário máximo de 3700 rpm logo às 1600 rpm. A versão mais acessível do A1 virá em Maio. Será dotada de um motor 1.0 TFSI tricilíndrico a gasolina com 95cv, que terá um preço de entrada de 19.110€.

O renovado A1 tem novos pára-choques, grelha, faróis e jantes, bem como retrovisores mais aerodinâmicos que lhe conferem um visual mais desportivo. Por dentro, novas aplicações em alumínio e ventiladores redesenhados. Para além da versão-base, há duas linhas de equipamento, Sport e Design, com um sobrecusto de 1600€ e vários pacotes de personalização que possibilitam mais de um milhão de combinações possíveis.

Audi Q3 e RS Q3

No caso do menor SUV da gama da Audi, o Q3, que tem a importante vantagem de ser classe 1 nas portagens, os motores existentes foram melhorados para os tornar até 17% mais eficientes. A gasolina, o Q3 tem o motor 1.4 TFSI que também dispõe da tecnologia cylinder on demand, o que lhe permite anunciar consumos de apenas 5,5 l/100km. Há ainda uma versão desportiva, o Audi RS Q3, com um motor de cinco cilindros com 2480cc, que debita 340cv e tem um binário máximo de 450 Nm, atingidos logo às 1600 rpm. No que se refere ao gasóleo, está disponível um único bloco de 1984cc, com dois níveis de potência, 150cv e 184cv, esta última variante apenas com tracção integral, que também pode equipar o 2.0 TDI de 150cv em opção à tracção dianteira. Em termos de transmissões, o Q3 pode ter caixa manual ou a caixa automática Stronic de seis relações para o 1.4 TFSI e de sete relações para as restantes motorizações. A suspensão também foi redesenhada para melhorar a estabilidade, manobrabilidade e conforto.

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