Fugas - Motores

  • Enric Vives-Rubio
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Um carro contra a indiferença

Associado às interessantes performances, um consumo muito contido. Mesmo sem conseguir cumprir a previsão da marca de 3,4 litros/100 km, uma média de consumo à volta dos cinco litros na cidade consegue ser interessante q.b. para encarar este modelo com a seriedade que o mesmo merece. A parca média também não é alheia ao irrepreensível sistema de Start/Stop de paragem e arranque automáticos do motor.

Perante tantas qualidades, de ressalvar que, face aos exigentes parâmetros do Euro NCAP, o organismo independente que avalia a segurança dos veículos automóveis comercializados na Europa, o C4 Cactus falhou a angariação das cinco estrelas, ficando-se pelas quatro, com 82% na segurança dos ocupantes adultos, 79% na dos ocupantes crianças, 80% na dos transeuntes e 56% da dos dispositivos auxiliares.

BARÓMETRO

+ Economia de consumos, preço competitivo, equipamento de série
- Ambiente interior pouco envolvente

Pormenores

Simples...
O C4 Cactus pode ser um carro completamente fora dos parâmetros conhecidos. E é verdade que em inovação o modelo consegue surpreender. Mas se isso é verdade também o é o facto de essa mesma inovação surpreender pela simplicidade. Caso disso é o tablier, de linhas direitas e limpas, no qual se evidencia a estrutura texturada capaz de “agarrar” as papeladas que se vão acumulando. Note-se ainda a inclusão do airbag do navegador no tecto do carro, permitindo a abertura do porta-luvas para cima. Ou seja, quem segue no lugar do lado não tem de ser torturado de cada vez que se precisa de aceder ao porta-luvas.

... até de mais
É verdade que a simplicidade é um dos atributos positivos do C4 Cactus. No entanto, há situações em que a dita é levada a um extremo que pode ser considerado um exagero. É o caso do painel de instrumentos resumido a um pequeno ecrã digital sem grande informações. Apenas as essenciais. Aliás, até o conta-rotações foi suprimido, dando lugar a um mero quadrado com indicador de mudança de velocidade.

Vistoso
Há quem só lhe teça elogios. E há quem não consiga sequer esboçar um esgar de satisfação. As opiniões sobre a estética do Cactus são completamente díspares. Mas não há quem não tenha opinião sobre o mesmo. É que se há coisa que é inegável, seja qual for a conjugação de cores, é que o carro é muito vistoso. No caso desta edição especial, a Shine Edition Midnight, em roxo (Deep Purple) com os Airbumps em preto, os detalhes sublinhados a branco, como é o caso das capas dos retrovisores ou das barras de tejadilho, vêem-se ao longe e identificam depressa o modelo que se conduz.

Luminoso 
Com as luzes incrustadas na horizontal e afastadas umas das outras, a frente do Cactus consegue ser bem distinta de qualquer outro C4. Até porque a grelha foi totalmente anulada — a entrada de ar é feita por uma abertura na base da carroçaria que passa completamente despercebida. O efeito é visível em algumas manifestações que julgam o carro bem mais alto do que é na realidade.

FICHA TÉCNICA*

Mecânica

Cilindrada: 1560cc

Potência: 100cv às 3750rpm

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