Fugas - Motores

Honda CR-V com novo motor e nova caixa automática

Por João Palma

O SUV mais vendido da Honda, e também um dos campeões de vendas a nível mundial, foi alvo de uma renovação cujo maior destaque vai para um eficiente novo motor 1.6 a gasóleo de 160cv e para uma caixa automática de nove relações.

A quarta geração (de 2013) do Honda CR-V foi alvo de uma renovação que estará disponível em Portugal em Abril. O Honda CR-V, um dos porta-estandartes da marca japonesa e um dos SUV mais vendidos em todo o mundo, para além de outras novidades, estreará um novo motor diesel 1.6 com 160cv e uma caixa automática de nove relações. Com duas motorizações diesel (1.6 de 120cv e 160cv) e quatro níveis de equipamento, terá preços a partir de 31.250€ (CR-V Comfort, 1.6 i-DTEC 120cv, 4x2).

Mais vocacionado para o asfalto, apesar de só dispor de tracção integral com o novo motor de 160cv, o Honda CR-V é um SUV de dimensões médias (4605mm de comprimento) muito bem aproveitado no interior, que mantém o habitáculo espaçoso para os cinco ocupantes e uma bagageira ampla de 589 litros (1669 litros com a segunda fila de bancos rebatidos), o que o torna uma alternativa a um monovolume. Além disso, tendo o visual e algumas características de todo-o-terreno, apresenta o trunfo importante de ser classe 1 nas portagens (no caso da versão 4x4, só com Via Verde).

A novidade mais importante nesta renovação é a introdução de um motor 4x4 a gasóleo 1.6 biturbo com 160cv e um binário máximo de 350 Nm às 2000 rpm. Neste novo bloco, destaque para a introdução de um turbo mais pequeno, disponível a baixas rotações, o que lhe proporciona um arranque vivo e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 9,6s. A transmissão processa-se através de uma precisa e bem escalonada caixa manual de seis velocidades.

O novo motor 1.6, que substitui com vantagem o anterior 2.2 i-DTEC, cumpre a norma Euro 6 de emissões, graças a uma tecnologia especial que dispensa o aditivo de ureia. Apesar da tracção integral, o Honda CR-V 1.6 de 160cv anuncia médias de 4,9 l/100km de consumos e 129 g/km de CO2, o que o torna uma referência entre veículos todo-o-terreno com potência e características similares. Em Junho, por 3100€, estará disponível para esta motorização uma caixa automática de nove relações já usada no Jeep Cherokee e Rover Evoque mas com afinação especial da Honda e que proporciona performances ligeiramente inferiores às da caixa manual. Ainda mais económica é a variante deste 1.6 com 120cv e tracção dianteira: médias de 4,4 l/100km de consumos e 115 g/km de CO2.

Este SUV está mais estável e confortável, graças a mexidas na suspensão e amortecedores e a ter as vias mais largas em 15mm. Apresenta um novo visual baseado no conceito Flowing Winds da Honda, com ópticas dianteiras redesenhadas, grelha e pára-choques novos, bem como luzes de dia, piscas e farolins traseiros em LED.

O renovado Honda CR-V estará disponível com quatro níveis de equipamento: Comfort (só para o 1.6 4x2 de 120 cv), Elegance, Lifestyle e Executive (apenas para o 1.6 4x4 de 160 cv). O Comfort já inclui Start/Stop, jantes de liga leve de 17’’, climatizador bizona, volante e ecrã multifunções, auxílio ao arranque em subida, telefone mãos-livres, assistência de travagem em colisão, bancos aquecidos, etc. O Elegance adiciona sensores de luz, chuva e estacionamento (à frente e atrás, com câmara), retrovisores rebatíveis electricamente, alarme e o novo sistema de infoentretenimento Honda Connect. Em opção para os níveis Elegance e Lifestyle, sistema de navegação por 600€ (de série no Executive) ou por 1300€, navegação mais o pacote ADAS (700€ para o Executive), Sistema Avançado de Assistência à Condução, que inclui aviso de colisão, de mudança de faixa, de ângulo morto, cruise control adaptativo ou assistente de máximos. Para o nível Executive, por 1850€, propõe-se o pacote Honda Sensing, que já integra o ADAS e ainda reconhecimento de peões ou outros veículos em movimento assim como o sistema i-ACC, um cruise control adaptativo que, além de controlar os veículos que circulam à frente, prevê a possibilidade de outra viatura se desviar para a faixa de rodagem em que o Honda circula, reduzindo a velocidade para evitar colisões. 

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