Fugas - Motores

Mazda2, um utilitário bonito, bem equipado e despachado

Por João Palma

Contra a corrente de miniaturização dos motores, a Mazda continua a apostar em blocos de maiores cilindradas para garantir performances e economia. Mas os motores maiores, mesmo económicos e pouco poluentes, são penalizados fiscalmente

A quarta geração do Mazda2, o utilitário da marca japonesa agora só com carroçaria de cinco portas e cinco lugares, estará à venda em Portugal em Março. No lançamento, terá três variantes de um motor a gasolina de 1496cc, com 75cv, 90cv e 115cv de potência, três níveis de equipamento, Essence, Evolve e Excellence (de acordo com a potência), e preços a partir de 13.430€ (Mazda 2 1.5 Skyactiv-G 75cv Essence). No início do Verão, está prevista uma motorização a gasóleo de 1499cc e 105cv de potência.

Os automóveis são uma espécie de vacas leiteiras para o Estado português. Ainda assim, seria possível obter as mesmas receitas tratando bem melhor o “gado”, com uma legislação feita por conhecedores do sector automóvel. É absurdo um veículo que pesa duas toneladas, mas tendo menos de 1,10 metros de altura ao solo da superfície do capot, ser classe 1 nas portagens e outro, mais alto que 1,10m mas pesando menos de 1400kg, ser classe 2. Qual causa mais desgaste às estradas? O mais alto e mais leve ou o mais baixo e mais pesado?

Outra aberração: um carro com um motor de 2 litros, mas que tenha consumos e emissões inferiores a outro com propulsor de menores dimensões, paga mais impostos devido à sua cilindrada. Afinal o que causa mais danos ao ambiente? O tamanho do motor ou a quantidade de emissões de poluentes?

Por isso, com motores de maior cilindrada face à concorrência, o Mazda2 sai penalizado em termos de impostos. Ainda assim, na versão de 75cv com nível de equipamento Essence, o utilitário japonês é dos mais baratos em comparação com carros similares. A variante que a Mazda prevê vir a constituir o grosso das vendas, a mais bem equipada Evolve de 90cv, está posicionada a meio da tabela com um preço de 16.225€.

Os consumos e emissões anunciados para qualquer das três declinações do bloco 1.5 a gasolina, todas cumprindo a norma de emissões Euro 6, são bastante aceitáveis. Destaque para a versão de 90cv, com médias de 4,6 l/100km de consumo e 105 g/km de emissões de CO2. Já a futura versão a diesel (também cumpre a norma Euro 6), com reduzidas médias de 3,4 l/100km e 89 g/km de emissões, ocupa um dos lugares do pódio face a viaturas a diesel do mesmo segmento.

Para estes bons resultados contribuem as linhas aerodinâmicas do Mazda2 e a aposta do fabricante na redução do peso dos seus modelos, sem comprometer a segurança (no caso do Mazda2, desde 970kg do 1.5 a gasolina com 75cv até 1040kg do 1.5 diesel com 105cv). As bem escalonadas caixas manuais de cinco velocidades (para os motores gasolina de 75cv e 90cv) e de seis velocidades (para os motores a gasolina de 115cv e diesel de 105cv) também ajudam às performances conseguidas por todas as versões do Mazda2.

Este novo Mazda2 já foi lançado no Japão no ano passado, tendo sido eleito Carro do Ano 2014/2015 numa escolha de consumidores/leitores. Com linhas inspiradas no Mazda3, o utilitário japonês, com 4060mm de comprimento, 1695mm de largura, 1495mm de altura e 2570mm de distância entre eixos, é 160mm mais comprido, 20mm mais alto e tem mais 80mm de distância entre eixos que o modelo que substitui. Isso reflecte-se no maior espaço para os cinco ocupantes e no aumento da capacidade da mala de 250 litros para 280 litros (950 litros com os bancos traseiros rebatidos).

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