O novo Skoda Fabia está mais bonito. O veículo que conduzimos, de carroçaria em preto com tejadilho e retrovisores prateados, chama as atenções. Mas não foi só o “embrulho” que agradou: estávamos um pouco de pé atrás em relação ao comportamento do pequeno motor 1.0 tricilíndrico de 75cv num carro pesando 1055kg e tivemos que engolir preconceitos. Com diferencial autoblocante electrónico XDS de série, o Fabia é fácil de conduzir, ágil em curva e ataca a maior parte das subidas sem precisar de reduzir mudanças.
Os veículos da marca checa do grupo Volkswagen sempre se destacaram pela funcionalidade, reputação aproveitada pela marca para lançar o slogan simply clever, soluções simples para facilitar a vida de quem usa um dos seus carros. Mas também pelo espaço interior e pela capacidade da mala, a que se alia o facto de beneficiar das tecnologias do grupo em que se insere. Porém, não sendo feios, não tinham, até ao lançamento da terceira do Octavia em 2013, linhas particularmente entusiasmantes. Desde então, também isso mudou, com a Skoda a revelar alguns rasgos de inspiração. Algo que se volta a ver no novo Fabia, que junta aos atributos tradicionais um design apelativo, em especial com a opção Color Concept, que, por 216€, torna o carro bicolor. E o ambiente interior, onde predominam plásticos duros (mas com cuidado evidente nos acabamentos), condiz com o visual exterior. Aliás, a próxima geração do topo de gama da Skoda, o Superb, também tem um design radicalmente diferente. Para melhor.
O conteúdo está à altura do “embrulho” atractivo. A começar pela segurança: nos testes efectuados ao Fabia pelo Euro NCAP em finais de 2014, este utilitário obteve o máximo de 5 estrelas, com 81% na segurança dos ocupantes, 81% nas crianças, 69% na protecção dos peões e 69% nos dispositivos auxiliares de segurança.
À segurança junta-se a facilidade de condução: sentamo-nos atrás do volante e após poucos minutos o carro é como um velho conhecido. A visibilidade é boa, a caixa manual de cinco velocidades está bem escalonada, as mudanças são fáceis de engrenar (embora com este motor não seja necessário muito trabalho de caixa) e o carrinho despacha-se bem. O consumo anunciado é de 4,8 l/100km, mas já se sabe que no dia-a-dia os valores são sempre superiores. Mesmo assim, foi bastante aceitável a média que obtivemos de 5,6 l/100km num percurso variado com estrada, auto-estrada e cidade, dentro dos limites de velocidade legais mas sem preocupações especiais com a economia.
A instrumentação é bastante completa e intuitiva, recomendando-se a opção rádio Bolero (197€) com sistema mirror link (emparelhamento a telemóvel com visão e accionamento das suas funcionalidades, como sistema de navegação, através do ecrã táctil do veículo). Além do ecrã táctil ao centro do tablier, pode-se ainda consultar os dados do computador de bordo num visor atrás do volante.
O único senão é a ausência de uns simples sensores de estacionamento traseiro no equipamento de série — sendo o Fabia um veículo vocacionado para utilização em cidade, pese embora a boa visibilidade, há sempre obstáculos difíceis de detectar e um simples aviso sonoro evita toques custosos e desagradáveis. Por isso, justifica-se despender 247€ por esses sensores. Aliás, a lista de opcionais não é muito extensa e os preços são acessíveis. Por exemplo: regulador/limitador de velocidade, 136€; auxílio ao arranque em subida, 71€; sensores de luz e de chuva, 231€. Isto para não falar do detector de fadiga do condutor, uma opção a custo zero.
O habitáculo é espaçoso, dos maiores do seu segmento, na boa tradição dos veículos da Skoda com muitos e práticos compartimentos para guardar pequenos objectos; a mala também é das maiores entre as dos utilitários: com 330 litros de capacidade (1150 litros com os bancos rebatidos, mas neste caso sem formar uma superfície totalmente plana), é de formato regular e dotada de diversos dispositivos para facilitar a arrumação de pequenos volumes (redes, caixas, etc.). A cereja no topo do bolo é a existência de um pneu sobresselente sob o fundo duma bagageira cujas dimensões deitam por terra os argumentos de quem diz que uma roda sobresselente rouba espaço à mala, para tentar justificar a sua substituição por um pouco recomendável kit de reparação de pneus.
BARÓMETRO
+ Design, facilidade de condução, relação preço/performances e equipamento
- Ausência de sensores de estacionamento traseiros
de série
PORMENORES
Sem enganos…
O facto de o Skoda Fabia trazer um pneu sobresselente ou, em opção, uma roda de emergência não deveria ser motivo de destaque. Mas, infelizmente, hoje muitos veículos vêm com um kit de “reparação” de pneus que só serve para poupar alguns euros às marcas com prejuízo dos seus clientes (só é utilizável em furos milimétricos, obriga à substituição do pneu e à compra de nova carga do kit). Mesmo para quem não saiba mudar um pneu, dispondo a imensa maioria dos carros de assistência em viagem, tendo o carro uma roda sobresselente é muito mais simples pedir ajuda do que um reboque para um veículo com um pneu inutilizado.
Sempre Ligado
O novo Fabia é o primeiro modelo da Skoda com tecnologia mirror link (opcional com rádio Bolero, 197€), que permite ligar um smartphone ao veículo, exibindo as funcionalidades deste (navegação, arquivos de música) no ecrã táctil. Outra função disponível é a SmartGate, que permite a transferência de dados do veículo (consumos, velocidade média, etc.) para um smartphone. Através do ecrã táctil pode-se ver dados do veículo e proceder a ajustes, accionar o rádio/CD, ligar o telefone, ver imagens, etc. Tudo de uma maneira muito simples e intuitiva. Os dados do computador de bordo também podem ser consultados num visor atrás do volante.
…na tradição Skoda
O pneu sobresselente enquadra-se na filosofia da marca checa, simply clever, soluções simples e económicas para tornar a vida a bordo mais confortável. É também o caso deste recipiente circular amovível na bagageira, as redes e ganchos de arrumação, o compartimento específico no painel da porta para o colete de segurança, o clip no pára-brisas para colocar talões de estacionamento ou de portagens, os muitos compartimentos de arrumação no espaçoso habitáculo ou o espaço na consola central para colocar um telemóvel ou smartphone.
No poupar está o ganho?
A marca checa, ao tentar criar um carro acessível, fez algumas poupanças no equipamento de série. Por isso, o veículo que conduzimos não dispunha de sensores de estacionamento. Porém, apesar da boa visibilidade a partir do posto de condução, em manobras de estacionamento há por vezes obstáculos que não são facilmente visíveis e nessas circunstâncias um simples aviso sonoro é preciosíssimo para evitar toques. Assim, recomenda-se a aquisição dos sensores de estacionamento traseiro (247€) ou dianteiros e traseiros (536€).
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 999cc
Potência: 75cv @ 6200rpm
Binário: 95 Nm @ 3000-4300rpm
Cilindros: 3
Válvulas: 12
Alimentação: Gasolina, injecção indirecta multiponto
Caixa: Manual de 5 velocidades
Suspensão: à frente, independ. tipo McPherson com triângulos inferiores e barra estabilizadora; atrás, eixo de torção multibraços com molas helicoidais.
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência electromecânica
Diâm. viragem: 10,4m (paredes)
Travões: Discos ventilados à frente; tambores atrás
Dimensões
Comprimento: 3992mm
Largura: 1732mm
Altura: 1467mm
Distância entre eixos: 2470mm
Peso: 1055kg
Pneus: 215/45 R16 (roda sobresselente normal ou de emergência)**
Capac. depósito: 45 litros
Capac. mala: 330 litros (1150l, com bancos traseiros rebatidos)
Prestações
Veloc. máx.: 172 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 14,7s
Cons. misto: 4,8 litros/100 km
Emissões CO2: 108g/km
Nível de emissões: Euro 6
Preço**
13.514€ (viatura ensaiada, 14.875€)
* Dados do construtor
** Inclui desconto de 2000€, válido para toda a gama Fabia até 31/05/2015
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim
Controlo elect. estabilidade: Sim
Controlo de tracção: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos condutor: Não
Auxílio arranque em subida: Não (opção, 71€)
Aviso de mudança involuntária de faixa de rodagem: Não
Aviso da pressão dos pneus: Sim
Sistema de fixação Isofix: Sim
Aviso cinto de segurança: Sim
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim
Vidros escurecidos: Sim (opção, 136€)
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Acesso mãos livres e arranque por botão: Não
Direcção assistida: Sim
Retrovisores com regulação eléctrica: Sim
Retrovisores rebatíveis electricamente: Não
Volante regulável: Sim, em altura e profundidade
Volante multifunções: Sim
Volante e alavanca de velocidades em pele: Sim
Comandos de rádio e telefone no volante: Sim
Rádio/CD com MP3: Sim
Bluetooth e USB: Sim
Ar condicionado: Sim, manual
Bancos diant. ajustáveis: Sim, em altura
Bancos traseiros rebatíveis: Sim, individualmente
Estofos e bancos em pele: Não
Reg./limitador de veloc.: Não (opção, 136€)
Travão de estacionamento eléctrico: Não
Função Start/Stop: Sim
Computador de bordo: Sim
Jantes em liga leve: Sim, opção 16’’, 156€ (de série, jantes de liga leve de 15’’)
Navegação por GPS: Sim (opção, 197€)
Sensores de luz e chuva: Não (opção, 231€)
Sensores de estac. traseiros: Não (opção, 247€; dianteiros e traseiros, 546€)
Faróis de nevoeiro: Sim
Luzes de dia: Sim
Tecto panorâmico: Não (opção, 641€)
Faróis de xénon: Não
Apoio de braços dianteiro: Sim
Alarme: Não