No que se refere à condução propriamente dita, o pequeno Adam S suscita facilmente um sorriso no condutor (a não ser que este se distraia com este tentador diabinho e seja apanhado em excesso de velocidade…). Mais que na cidade, onde o Adam S se destaca pelo seu tamanho, manobrabilidade e capacidade de reacção, ou em auto-estrada, é em estradas sinuosas que este potente carrinho se sente como peixe na água.
A resposta directa e imediata às manobras do volante, a potência sempre disponível em curva e contracurva em acelerações nas 2.ª e 3.ª velocidades, a estabilidade e as suas dimensões tornam extremamente divertida e segura a condução em montanha. Nessas circunstâncias, é tudo diversão sem risco de incorrer em “pecados rodoviários” duramente punidos pelos “inquisidores” da BT.
É verdade que a suspensão, como convém a um desportivo, é mais dura de que a de um Adam normal, mas é em estradas aos “esses” que ela revela as suas virtudes e o pouco que se perde em conforto ganha-se muito em estabilidade e em divertimento. Mas também não há almoços grátis e a diversão tem custos: mesmo guiando em grande parte do tempo em modo Eco, economizador, e dispondo o carro de sistema Start/Stop de paragem e arranque automático do motor, num percurso variado, que, valha a verdade, incluiu alguns engarrafamentos, a média que obtivemos foi 7,5 l/100km. Porém, face ao gozo que dá conduzir o pequeno Adam S, apetece dizer: “Quem quiser poupar, vá de bicicleta!” Assim, é carregar no acelerador e … let’s Red ‘n’ Roll!
FICHA TÉCNICA*
Motor: 1364cc, 4 cil., 16 válv.
Potência: 150cv às 5000-5500 rpm
Binário: 220 Nm às 3000-4500 rpm
Transmissão: Caixa manual com 6 velocidades
Veloc. máxima: 210 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 8,5s
Consumo médio: 5,9 l/100km
Combustível: Gasolina
Emissões de CO2: 139 g/km
Norma de emissões: Euro 6
Preço: 19.995€
(veículo ensaiado, 21.165€)
* Dados do construtor