Fugas - Motores

  • Daniel Rocha
  • Daniel Rocha
  • Daniel Rocha
  • Daniel Rocha
  • Daniel Rocha

Continuação: página 2 de 3

Todo-o-terreno à moda antiga que sobe paredes e desce precipícios

O Range Rover Sport é grande e bonito. Na configuração de cinco lugares, o habitáculo é espaçoso para todos os ocupantes e recheado de mordomias. Os materiais e acabamentos são de primeiríssima qualidade, com destaque para os bancos e estofos em couro e a instrumentação muito completa mas relativamente fácil de utilizar. Os dois lugares opcionais que equipavam o veículo que conduzimos, embora confortáveis, retiram espaço à mala (a Land Rover nem refere a capacidade da mala na configuração de sete lugares) e, mais grave, obrigam à substituição da roda sobresselente por um kit de reparação de pneus.

Mas o verdadeiro dilema é outro. Será que não vamos usufruir de todas as potencialidades oferecidas por este veículo, que custa mais de cem mil euros, com receio de riscar a sua pintura em trilhos escabrosos? Mas isso seria como comprar umas sapatilhas topo de gama, apropriadas para correr maratonas e custando mais de uma centena de euros, para fazer passeios higiénicos — há opções muito mais baratas.

BARÓMETRO

+ Design, qualidade dos materiais e acabamentos, equipamento de série, capacidade e facilidade de condução em todo-o-terreno
- Kit de reparação de pneus na variante de sete lugares

Pormenores

menu muito completo…

A nova versão do sistema Terrain Response 2 torna ainda mais simples a qualquer condutor normal aventurar-se por veredas que se pensaria serem difíceis de transpor. Para além da função Auto, que ajusta automaticamente o carro às condições do terreno, pode-se seleccionar manualmente as seguintes posições no botão selector: geral; erva, gravilha e neve; barro e sulcos; areia; terrenos rochosos; e Dynamic (optimiza a performance de condução em estradas pavimentadas e secas). A juntar a isto, há ainda o controlo de descidas e o selector de mudanças baixas. Por isso, em Auto ou escolhendo o modo apropriado, só é preciso manter o veículo nos trilhos que ele se encarrega do resto.

… mas ainda há mais…

Se tudo isso não bastasse, o sistema de navegação do Range Rover Sport oferece as opções de navegação em estrada ou fora dela, com indicações e orientações distintas, quer se circule no asfalto ou fora dele. Além disso, o veículo que conduzimos trazia como opção (811€) um muito útil Sensor de Passagem a Vau, com Monitor de Ângulo Morto, sensor de aproximação de veículos e detector anticolisão em manobras de marcha atrás. O Sensor de Passagem a Vau, por meios de detectores nos retrovisores, mede a profundidade da água em zonas alagadas (o Range Rover Sport pode transpor cursos de água até 85cm de profundidade).

…e isto não acaba aqui…

Respira-se luxo no interior do Range Rover Sport, com os estofos em pele, etc., etc. Mas a condizer com a sua vocação para o fora de estrada, os tapetes são de borracha facilmente lavável, em vez de alcatifa que se sujaria facilmente. Também os pneus de origem, Pirelli Scorpion Verde M&S (Mud & Snow – Lama e Neve), podem ser usados tanto no asfalto como fora dele, pelo que este veículo é um verdadeiro todo-o-terreno.

Opção muito discutível

--%>