Não há carros perfeitos. Mesmo nos melhores veículos há sempre qualquer coisa a apontar. Mas quando os pontos negativos da viatura são externos à sua construção, está quase tudo dito sobre as suas qualidades. É o caso desta terceira geração do Kia Sorento, cuja maior falha reside nos pneus de origem, com qualidade muito abaixo da do veículo em si. Esqueçam-se, pois, ideias pré-concebidas: os fabricantes coreanos de automóveis já ombreiam com as mais reputadas marcas europeias e japonesas.
Tivemos oportunidade de conduzir a terceira geração do Kia Sorento, um SUV de sete lugares na versão com motor 2.2 CRDi de 200cv, tracção dianteira, nível TX de equipamento e caixa manual de seis velocidades, que já se encontra à venda por um preço-base de 38.987€, beneficiando de um desconto de 5400€, aplicável a todos os Sorento e extensível, pelo menos, até final de 2015. Há ainda uma variante com caixa automática de seis relações cujo preço, já com o desconto é de 42.587€, que, apesar de penalizar os consumos e emissões, curiosamente, a Berge, representante da Kia em Portugal, pensa vir a constituir a maior fatia das vendas.
Para o final do ano, está prevista uma versão com caixa automática mais bem equipada, TX Top Auto, que será o topo de gama, com o preço de 44.687€ já com o desconto. Há ainda uma variante com tracção integral, dotada do motor 2.0 CRDi de 185cv e a caixa automática de seis relações, que, com o abatimento de 5400€, custa 52.287€, mas a Berge pensa que representará apenas 3% das 200 unidades/ano previstas.
O motor 2.2 a gasóleo que equipava o veículo que conduzimos, acoplado a caixa manual de seis velocidades (com escalonamento longo para favorecer consumos e fácil de manusear), desloca com facilidade este grande SUV. Não se esperem os arranques relâmpago de um desportivo com esta potência, afinal trata-se de um “bicho” que pesa mais de 1,8 toneladas, mas nos arranques, recuperações e ultrapassagens os 200cv estão presentes, bem como a capacidade DE reacção, com o binário máximo de 441 Nm disponível logo às 1750 rpm. E mesmo em subidas mais íngremes não se nota qualquer esforço do motor.
Apesar da sua altura e perfil, o Sorento é equilibrado tanto em recta como em curva, tendo a direcção um modo desportivo e outro de conforto. Numa condução mais exigente poder-se-á notar algum desequilíbrio, mas isso, em nosso entender, deve-se essencialmente ao comportamento dos pneus coreanos de origem. É que, se na construção de veículos os coreanos estão perfeitamente à altura dos europeus e japoneses, já no que toca ao fabrico de pneus ainda têm muito que rodar…
Conduzimos o Sorento num percurso variado com mais de 500km, incluindo estrada, auto-estrada e cidade com alguns engarrafamentos, obtendo uma média global de 7,6 l/100km. Em cidade, apesar de um eficiente sistema Start/Stop, a média foi superior a 8,0 l/100km, valor que baixa para 6,0/7,0 l/100km fora do ambiente urbano. Sendo um confortável estradista adequado para longas viagens, está também apto para incursões fora de estrada de baixa/média dificuldade (com auxílio ao arranque em subida e controlo de travagem em descida), devido à sua altura ao solo, potência e binário.
A surpresa é o Kia Sorento, face às suas dimensões, comportar-se melhor que o esperado em ruelas estreitas, graças à sua boa brecagem (11,08m de diâmetro de viragem entre paredes). Para isso também concorrem os sensores de estacionamento e uma preciosa câmara de marcha-atrás que vinha incluída no pacote de navegação opcional , cujo preço é 1150€. De referir que esta opção inclui antena de tubarão, amplificador e ainda seis actualizações dos mapas, o que significa que, durante os sete anos de garantia que já são imagem de marca da Kia, o sistema de navegação estará sempre em dia.
O novo Kia Sorento tem um visual exterior atractivo, com uma frente elegante, onde se destaca a grelha superior em favo de mel e os grupos ópticos, e atrás o spoiler e a protecção do fundo. No espaçoso interior, sobressai a qualidade dos acabamentos e dos materiais e macios e agradáveis ao tacto, com estofos e confortáveis bancos forrados a pele, bem como um toque desportivo dado pelos pedais em alumínio.
O equipamento de série é muito completo, tanto no que se refe à segurança como ao conforto e vida a bordo como se pode ver na ficha em anexo, sendo os únicos opcionais do veículo que conduzimos a pintura metalizada e o pacote de navegação. No que toca à segurança, em testes efectuados em 2014, o Kia Sorento obteve o máximo de 5 estrelas, com 90% nos ocupantes, 85% nas crianças, 67% nos peões e 71% nos dispositivos auxiliares de segurança.
PORMENORES
Uma casa ambulante…
Este SUV é, na realidade, um espaçoso monovolume com maior altura ao solo (185mm). Mesmo na configuração de sete lugares, os ocupantes sentam-se à vontade. Claro que a capacidade da mala reduz-se consideravelmente (de 605 litros com 5 lugares para 142 litros). Os bancos rebatem-se facilmente, ficando o fundo plano. O Sorento está vocacionado para transportar famílias numerosas com qualidade e conforto. Esqueçam-se ideias pré-concebidas sobre a qualidade dos veículos coreanos: com estofos e bancos em pele, muito equipamento de série, acabamentos cuidados e atenção aos pormenores para proporcionar conforto, se o emblema ostentado na capota fosse o de uma marca premium ninguém estranharia.
…de três assoalhadas
Este “apartamento” tem três “assoalhadas”: para além de três tomadas de 12 volts (duas à frente e uma atrás), entradas Aux/In e USB. Assim não se levantam problemas de prioridades para carregamento/ligação de telemóveis ou tablets. Estas são apenas algumas das mordomias ao dispor dos passageiros, como vários espaços para guardar objectos ou o climatizador bizona com regulação da intensidade da ventilação na segunda fila de bancos.
Via Verde indispensável
A primeira coisa a fazer por quem adquirir um Sorento é aderir à Via Verde. É que, beneficiando da especificidade da legislação portuguesa, este grande SUV, que mede 4,78 de comprimento e pesa 1,8 toneladas, com o identificador de Via Verde é considerado classe 1 nas portagens. Justo ou injusto, considerando que há veículos muito menores e mais leves que são classe 2, há que aproveitar essa vantagem, que representa uma considerável poupança em custos de utilização. O veículo que nos disponibilizaram não trazia identificador e pagámos mais do dobro em portagens.
Solidariedade
Há algo que faríamos se adquiríssemos um Sorento: trocar os pneus de origem por uns de um fabricante reputado. Este SUV vem equipado com pneus de uma marca coreana que estão longe de estar à altura da qualidade e performance proporcionados pelo Sorento. Numa condução mais exigente, a estabilidade e aderência à estrada sofrem devido à menor capacidade dos pneus. Positivo é o facto de trazer um pneu sobresselente com dimensão normal em vez do kit de reparação de pneus.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 2199cc
Potência: 200cv às 3800 rpm
Binário: 441 Nm às 1750-2750 rpm
Cilindros: 4
Válvulas: 16
Alimentação: Gasóleo, com sistema de injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável. Intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual de 6 velocidades
Suspensão: à frente, independente McPherson, molas helicoidais, amortecedores a gás e barra estabilizadora; atrás, independente de braços duplos triangulares, molas helicoidais, amortecedores a gás e barra estabilizadora.
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 11,08 metros entre paredes
Travões: Discos ventilados 320 mm à frente; discos sólidos de 314mm atrás
Dimensões
Comprimento: 4780mm
Largura: 1890mm
Altura: 1690mm
Distância entre eixos: 2780mm
Peso: 1821kg
Pneus: 235/65 R17 (pneu sobresselente de dimensão normal)
Capac. depósito: 64 litros
Capac. mala: 142 litros com 7 lugares; 605 litros com 5 lugares; 1662 litros com 2 lugares
Prestações
Veloc. máx.: 203 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 9,0s
Cons. misto: 5,7 litros/100 km
Emissões CO2: 149 g/km
Nível de emissões: Euro 6
Preço: 38.987€ (veículo ensaiado, 40.518€)**
* Dados do construtor
**Beneficia de oferta de desconto no valor de 5400€ em vigor pelo menos até ao final de 2015
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim
Controlo electrónico de estabilidade: Sim
Controlo de tracção: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Auxílio ao arranque em subida: Sim
Controlo de travagem em descida: Sim
Aviso de mudança involuntária de faixa de rodagem: Não
Aviso da pressão dos pneus: Sim
Sistema de fixação Isofix para cadeiras de crianças: Sim
Aviso de colocação do cinto de segurança: Sim
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim
Vidros escurecidos: Sim, atrás
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Acesso de mãos livres e arranque por botão: Não
Direcção assistida: Sim, com assistência variável e modo desportivo
Espelhos retrovisores rebatíveis e com regulação eléctrica: Sim
Volante regulável: Sim
Volante multifunções: Sim
Volante e alavanca de velocidades em pele: Sim
Comandos de rádio e telefone no volante: Sim
Rádio CD com MP3: Sim
Bluetooth e USB: Sim
Ar condicionado: Sim, automático bizona
Banco do condutor com regulação eléctrica e ajuste em altura: Sim
Apoio de braços dianteiro: Sim
Bancos traseiros rebatíveis: Sim, individualmente
Estofos e bancos em pele: Sim
Reg. limitador de veloc.: Sim
Travão de estacionamento eléctrico: Não
Função Start Stop: Sim
Computador de bordo: Sim
Jantes em liga leve: Sim, 17’’
Alarme: Sim
Navegação por GPS: Opção incluída no pack Navegador (1150€)
Sensores de luz e chuva: Sim
Sensores de estac. dianteiros e traseiros: Sim
Câmara de visão traseira: Opção incluída no pack Navegador
Faróis de nevoeiro: Sim
Luzes de dia: Sim
Faróis de xénon: Sim
Tecto panorâmico: Não (opção, 950€)