Assim que nasceu, em 2012, já se destacava pelo tamanho. Mas aparentemente não era suficiente e o X6 na última renovação cresceu três centímetros tanto em comprimento como em altura. No entanto, e embora o tamanho conte, estes cinco metros de comprimento quase passam despercebidos a quem segue no seu interior. E a altura superior a 1,70m mal se sente. Excepto quando outros veículos, que reconhecemos como grandes, se colocam ao nosso lado e se transformam em formigas.
O corte coupé do X6, que conseguiu atrair as atenções de uma franja de mercado para os grandes SUV, conspira com o design para quem segue no seu interior ter a falsa sensação de estar dentro de um discreto casulo. Claro que nada mais errado. O porte robusto, aliado a todos os pormenores que enfeitam o X6 com o pacote desportivo M, torna o carro um verdadeiro chamariz.
Embora tenha crescido por fora, por dentro é verificada a mesma habitabilidade da primeira versão, até porque a distância entre eixos manteve-se inalterada nos 2933mm, sendo, porém, observado o crescimento da mala em 10 litros. E se este crescimento para arrumar bagagem faz sentido, o aumento do espaço para os passageiros era totalmente dispensável: à frente, é-se rei e senhor de um assento que prima tanto pelo conforto quanto pelo bom suporte; atrás, três passageiros conseguem encontrar espaço suficiente para não se irem a acotovelar. Além de que a qualquer altura podem decidir esticar as pernas, tal a distância que dispõem em relação aos bancos da frente.
A vida no banco traseiro ganha outra cor com o sistema multimédia com que o carro ensaiado vinha equipado. Por 2146,34€, dois ecrãs incrustados nas costas dos bancos da frente podem ser trabalhados com diferentes soluções de info-entretenimento. Os extras relacionados com a conectividade não se ficam por aqui: há informação de trânsito em tempo real (126,83€), Internet (84,55€) e ligação para aparelhos móveis, via Bluetooth e USB (422,76€). O entretenimento tem o seu expoente no sistema de som surround Bang&Olufsen que se adquire por 3.321,14€.
Por toda a parte encontramos extras e soluções sem as quais até parece que não conseguiríamos viver. Caso do sistema Head-Up Display, que reflecte no vidro as informações sobre o carro e até mesmo sobre a navegação por mais 1170,73€, ou da suspensão adaptável Dynamic (2776,42€), que transforma o carro de acordo com os nossos desejos – mais confortável, mais agressivo, mais suave… E assim vamos vendo a factura a aumentar. É que este é um SUV que praticamente não se nega a nada. Mas também não espera que lhe neguemos coisa alguma. E, no fim das contas, percebemos que todos estes extras levaram a que um modelo, que pode custar desde 118.700€, se salde em 156.396€. Mas a verdade é que sem desembolsar estes 37.696€, com os quais se conseguiria adquirir um familiar médio de qualidade, o X6 M50d não seria a mesma coisa.
No que toca ao comportamento dinâmico do bloco, este é muito semelhante ao já experimentado no X5 M50d. Com 381cv, potência disponível entre as 4000 e as 4400rpm, e um torque de 740 Nm logo a partir das 2000 rotações, nem os 2260 quilos conseguem refrear os impulsos do propulsor de 3.0 litros. A aceleração dos 0 aos 100km/h faz-se em 5,2 segundos, menos uma décima que o X5, facto que não será alheio à diferente dinâmica do carro. A aceleração, além de rápida, é progressiva, podendo atingir os 250 km/h.
O apetite voraz volta a ser sentido quando as médias de consumo são observadas. Sem desconfiar que alguém consiga cumprir as médias anunciadas pela marca, ficámos muito longe de conseguir sequer valores de um único dígito, estabelecendo a fasquia à volta dos 12,0 l/100km. Mas o prazer que se obtém em ir aos seus comandos compensa, claro, a factura do diesel. E, afinal, o M no seu nome não está lá só para marcar presença.
É que o X6 pode ser um desportivo na sua imagem, como acusam as jantes de liga leve de 20’’ ou os bancos revestidos a pele. Mas é, acima de tudo, um desportivo na sua alma.
FICHA TÉCNICA
Motor: 2993cc, 6 cil., 24V. Gasóleo. Injecção directa por rampa comum, TwinPower Turbo Potência: 375cv @ 4000- 4400rpm
Binário: 740 Nm @ 2000- 3000rpm
Transmissão: Automática, 8 relações
Velocidade máxima: 250 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 5,2s
Consumo médio (100 km): 6,6 litros
Emissões de CO2: 174 g/km
Nível de emissões: Euro 6
Preço: 118.700€ (viatura ensaiada, 156.396€)