“Todos os que tenham volante e quatro rodas.” A convicta resposta à questão de qual o carro que o poderia levar ao paraíso ou que terá tido mais prazer em conduzir durante a sua carreira, desarma-nos logo a início de conversa. “É normal que não compreendam – nunca ninguém percebe.”
Adruzilo Lopes, um nome que não é indiferente a ninguém que siga as provas de ralis e que este ano integra o Campeonato Nacional na equipa ARC Sport aos comandos de um Subaru, começou a conduzir numa idade em que a maioria ainda testa a destreza em duas rodas sem qualquer motor associado. Mas antes, quando os anos de vida ainda não juntavam dois dígitos, já passava horas e horas ao volante. “Conduzia mesmo. De mãos no volante, a trabalhar os pedais, a meter mudanças…” “De carro parado?”, pergunta alguém. “Claro!”
Por isso, quando se senta aos comandos do Polo GTI, a versão comercial mais aproximada do carro que detém actualmente o título de campeão do mundo de ralis, o Volkswagen Polo R WRC — “mas que não tem, mesmo!, qualquer comparação possível” — mostra até achar alguma graça. Mas não mais do que conduzir qualquer outra viatura.
Tudo neste carro lhe agrada e, ao mesmo tempo, não há nada que o leve a desejá-lo: “Um carro destes é para ter aos 20 anos; com a minha idade já procuro o conforto.” “Mas aos vinte, acabadinhos de tirar a carta, este não é um carro perigoso?”, perguntamos. A resposta chega na forma negativa — “tudo neste carro está pensado para ser extremamente seguro, a começar pela longa distância entre eixos, tendo em conta o comprimento do carro, que faz com que se comporte sempre de forma irrepreensível”.
Ou seja, na opinião de Adruzilo não é preciso ser um “ás” do volante para dominar este carro porque é a própria máquina que se autodomina. Naturalmente, que também a máquina tem um limite, refere. E, a partir do momento que se ultrapassa esse limite, “já foste”, brinca.
O Polo GTI chegou este ano com a terceira geração do mesmo bloco que equipa o Golf GTI, de 1.8 litros com dupla injecção a gasolina e 192cv. Uma potência que não enche o olho a ninguém, mas que é sobejamente aproveitada, tirando partido de um binário de 250 Nm, disponível logo a partir das 1250rpm e até às 5300rpm.
Isto acontece com a caixa DSG de sete relações ensaiada — com a caixa manual de seis velocidades, o carro mostra-se ainda maior, reclamando um torque de 320 Nm entre as 1400 e as 4200 rotações. Apesar desta diferença, a marca garante que as prestações são similares: ambas as versões aceleram dos 0 aos 100 km/h em 6,7 segundos e as duas têm uma velocidade máxima de 236 km/h. Na opinião de Adruzilo Lopes, a caixa automática tem um comportamento razoável, sobretudo se for gerida manualmente, recorrendo às patilhas no volante.
Também com provas de velocidade no currículo, Adruzilo desvaloriza o que sente nestas comparativamente ao que se experiencia numa prova de rali. “Nos ralis, a competição é contra o relógio. É uma luta mais justa.” Ansiedade é palavra que surge na conversa quando se começa a falar de competição, mas o piloto de Vizela garante que nunca sentiu tal coisa. Uma arrogância que não é outra coisa que naturalidade. E, a dada altura, começa-se a perceber a sua primeira resposta. Para Adruzilo, arriscaríamos, conduzir é quase como respirar: fá-lo sem sequer ter de pensar.
Ainda assim, confessa sentir uma espécie de nervoso miudinho antes do início da primeira prova do ano, mas não o descreveria como ansiedade, muito menos nervosismo. “Não me lembro de alguma vez me ter sentido nervoso aos comandos de um carro. Estou sempre tranquilo, tranquilo.” Talvez por isso diga nunca se ter visto na situação de perder o controlo, o que lhe dá um grande poder de concentração. E essa é provavelmente a sua maior arma nos traçados: o foco total naquilo que tem pela sua frente.
É também concentrado e sempre tranquilo que acelera aos comandos do Polo GTI enquanto se vai deixando fotografar. Mas continua a torcer o nariz à falta de conforto. Até porque, explica Adruzilo, o facto de incluir a possibilidade de mudar de comportamento para modo desportivo, carregando num botão disponível na consola central, torna desnecessária a dureza que se encontra em modo normal.
A verdade é que o Polo GTI é um carro que se mostra sempre duro, pedindo sempre mais de nós, e não há pedrinha na estrada que não se sinta no corpo. O facto até parece apetecível quando o colocamos à prova em estradas sinuosas de curva e contracurva, mas pode ser um factor de aborrecimento quando pela frente nos espera uma viagem de algumas centenas de quilómetros. “Numa viagem Lisboa-Porto de certeza que se chega maçado ao destino.” Claro que se fosse preciso também o levaria. Afinal, do que Adruzilo gosta mesmo é disto: de conduzir.
PORMENORES
Musical
“O barulho que faz.” Esta é a primeira coisa que ouvimos de Adruzilo Lopes quando perguntamos o que lhe parece que mais se destaca no carro. O ronco produzido é música para muitos ouvidos, os nossos incluídos, sendo um bom reflexo do comportamento do motor e não se notando nenhuma discrepância de tempos entre o que o carro faz e o que o carro pede. “É pena que o barulho não se deixe fotografar”, brinca.
Desconfortável
Para correr, o conforto não é essencial. Mas, para o dia-a-dia, o piloto da ARC Sport não abdica de um carro que prime pela suavidade. E nada naquilo que designa de “filosofia GTI”, que o Polo emana por todos os lados, remete para um comportamento brando. No entanto, Adruzilo não se coíbe de criticar esta característica. Até porque, defende, tendo o carro uma suspensão “Sport Select”, um opcional que custa 256€ e que actua sobre as reacções do acelerador e da caixa, a marca poderia aproveitar para desenvolver o modo normal com vista a uma maior comodidade dos ocupantes.
Competente
Embora seja a responsável pelo facto de a viatura ensaiada apresentar um binário de 250 Nm contra os 320 Nm que se podem encontrar no GTI servido por caixa manual, Adruzilo Lopes considera a caixa automática, uma DSG de sete relações, competente o suficiente para que se consiga tirar partido do que o Polo GTI tem para dar. No entanto, não prescinde de tomar as rédeas e, nas suas voltas, opta por fazer a gestão da mesma de forma manual, recorrendo às patilhas colocadas atrás do volante.
Potente
O propulsor a gasolina de 1.8 litros, de injecção dupla, é um portento que não desilude e que parece estar sempre disponível para dar mais um bocadinho de si quando lhe é pedido. Trata-se do mesmo motor que equipa o Golf GTI mas, Adruzilo não tem dúvidas, numa versão “muito melhor”. Mesmo equipado com caixa automática DSG de sete relações que, em vez dos 320 Nm da versão com caixa manual, revela um binário máximo de 250 Nm. A aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em 6,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 236 km/h.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 1798cc
Potência: 192cv @ 5400-6200rpm
Binário: 250 Nm @ 1250-5300rpm
Cilindros: 4 (em linha)
Válvulas: 16
Alimentação: Gasolina, injecção dupla, directa e indirecta. Turbo. Intercooler
Caixa: Automática de 7 velocidades
Suspensão: à frente, independente tipo McPherson com molas helicoidais; atrás, eixo de torção e barra estabilizadora
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 10,6 metros entre paredes
Travões: Discos ventilados à frente; discos atrás
Dimensões
Comprimento: 3983mm
Largura: 1682mm
Altura: 1443mm
Distância entre eixos: 2468mm
Peso: 1280kg
Pneus: 215/40 R17
Capac. depósito: 45 litros
Capac. mala: 204 litros
Prestações
Veloc. máx.: 236 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 6,7s
Cons. misto: 5,6 litros/100 km
Emissões CO2: 129 g/km
Nível de emissões: Euro 6
Preço: 28.379,46€ (versão ensaiada, 29.832,46€)
* Dados do construtor
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim
Controlo Dinâmico de Estabilidade: Sim
Aux. Arranque em subida: Sim
Diferencial Autoblocante: Sim
Suspensão “Sport Select”: Opção (256€)
Sistema de Deteção de Fadiga: Sim
Duplo Airbag: Sim
Airbag Lateral: Sim, dianteiros
Direcção Assistida: Sim
Sistema de monitorização da pressão pneus: Sim
Vida a bordo
Fecho Centralizado de Portas: Sim
Sistema de arranque inteligente: Não
Travão mão eléctrico: Não
Vidros Eléctricos: Sim
Volante revestido a pele: Sim
Volante Multifunções: Sim
Retrovisores reg. eléctricos: Sim
Ar Condicionado: Sim, automático Climatronic
Auto-Rádio AM/FM: Sim, com ecrã táctil e seis altifalantes
Bluetooth: Sim
USB: Sim
Bancos dianteiros reguláveis em altura: Sim
Computador de bordo: Sim
Faróis de Nevoeiro: Sim, com luzes de curva estáticas
Indicador Multifunções “Plus”: Sim
Sistema de Navegação: Sim
Sistema Mirror Link: Opção (154€)
Jantes de Liga Leve: Sim, 17’’
Luzes Diurnas: Sim, em LED
Faróis em LED: Opção (903€)
Sensor de Chuva: Sim
Sensor de Luminosidade: Sim